FPI detecta produção irregular de carvão e desertificação em Canindé

FPI identifica desmatamento e loteamentos irregulares em Canindé (Foto: Ascom/ FPI/SE)

A 8ª Etapa da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Sergipe (FPI/SE) identificou em Canindé de São Francisco, a produção irregular de carvão proveniente de desmatamento e loteamentos com supressão indevida de vegetação.

A Promotora de Justiça Aldeleine Barbosa, coordenadora estadual da FPI/SE, informou que o responsável pela produção irregular de carvão foi notificado. O objetivo é rastrear os compradores do material para interromper a cadeia de produção ilegal.

Já o Promotor de Justiça Sandro Luiz da Costa destacou que os loteamentos serão investigados, pois operam sem todas as licenças ambientais exigidas. Órgãos competentes serão acionados para evitar danos ambientais e urbanísticos ao município.

O objetivo da fiscalização é rastrear os compradores do material para interromper a cadeia de produção ilegal (Foto: Ascom/ FPI/SE)

Além disso, a equipe da FPI/SE identificou uma possível área de desertificação no perímetro irrigado de Jacaré-Curituba. Técnicos do Ministério Público de Sergipe farão análises para avaliar a gravidade do problema, que pode estar em estágio avançado, agravando a escassez hídrica na região.

Equipe Flora

A equipe Flora da FPI/SE realiza a fiscalização de propriedades rurais, de Áreas de Preservação Permanente, de processos de captação de água, além de tratar de questões relacionadas ao desmatamento e ao transporte ilegal de madeira. Além da Flora, o programa ainda compreende as seguintes equipes: Agrotóxicos; Aquática e Mineração; Fauna; Gestão, Educação Ambiental e Patrimônio Cultural; Comunidades Tradicionais, Espeleologia e Arqueologia; Produtos de Origem Animal; e Saneamento.

A FPI/SE

A Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe é uma realização dos Ministérios Públicos Estadual, Federal, do Trabalho e de Contas, além do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Nesta edição, conta com cerca de 150 profissionais de 26 instituições, com atuação em 9 municípios sergipanos.

por João Paulo Schneider

Com informações da FPI/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais