
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) reforçou nesta sexta-feira, 4, que pessoas com com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem usufruir de dois serviços importantes: o Passe Livre no transporte público e o Cartão de Estacionamento para pessoas com deficiência. A divulgação ganhou força neste mês de abril em virtude da campanha de conscientização sobre o autismo.
A Carteirinha de Passe Livre permite o uso gratuito dos ônibus na capital sergipana. Para solicitar o benefício, é preciso comparecer à sede da SMTT, na Rua Roberto Fonseca, nº 200, no bairro Inácio Barbosa. São exigidos os seguintes documentos: laudo médico atestando o autismo, originais e cópias do RG e CPF, além de comprovante de residência. Para menores de 12 anos, também é necessário apresentar os documentos do responsável legal.
Após a entrega da documentação, é feito um agendamento para avaliação com psiquiatra – etapa obrigatória para os casos de autismo. As perícias médicas ocorrem duas vezes por semana. Se a avaliação for aprovada, o responsável deve ir ao Aracaju Card (CEAC Rua do Turista, Rua Laranjeiras, 317) para solicitar a carteirinha, que é emitida em poucos dias e não tem prazo de validade.
Outro serviço disponível é o Cartão de Estacionamento, que garante acesso a vagas exclusivas para pessoas com deficiência em estacionamentos públicos e privados. O cartão também contempla pessoas com TEA e pode ser solicitado diretamente na sede da SMTT, com os mesmos documentos exigidos para o Passe Livre. Nesse caso, não há necessidade de perícia médica, e o cartão é emitido na hora. Ele tem validade de cinco anos e só pode ser usado quando a pessoa com TEA estiver no veículo.
Entre janeiro e março deste ano, cerca de 400 cartões de estacionamento foram emitidos em Aracaju.
Com informações da AAN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B