
Nos primeiros sintomas de mal-estar, gripes, fraturas ou acidentes, muitos pais e responsáveis por crianças ficam na dúvida por qual serviço de saúde procurar: se uma unidade hospitalar ou Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. O Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), orienta em que situações as crianças devem ser encaminhas para a unidade.
No intuito de facilitar e agilizar o fluxo de atendimentos, a superintendente do Hospital da Criança, Catharina Costa, destaca que, para os casos de baixa complexidade, ao início dos sintomas na criança, os pais ou responsáveis devem sempre procurar primeiro o posto de saúde mais próximo. “É fundamental que a população procure as Unidades Básicas de Saúde para casos de menor complexidade, como sintomas leves ou acompanhamento de doenças crônicas. Essa medida evita a superlotação nas emergências e garante que os atendimentos mais graves recebam a atenção imediata que necessitam. Os postos de saúde são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) neles é que as pessoas devem se dirigir para consultas de rotina, acompanhamentos médicos, receitas e vacinas”, salienta.
Já o Hospital da Criança, pode ser procurado em situações de média complexidade e emergência, quando a pessoa chega por meios próprios, encaminhados pelos postos de saúde, ou por ambulâncias, além de fazer atendimento de urgência clínico geral em diversas especialidades como: pediatria geral, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia e cirurgia geral, gastropediatra, infectopediatra, cardiopediatra e anestesistas.
O Hospital da Criança funciona no modelo porta aberta para urgência pediátrica e atende casos de baixa e média complexidade em crianças com idade a partir de 29 dias até 12 anos, 11 meses e 29 dias.
Fonte: Governo de Sergipe
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B