Inscrições para os Jogos da Primavera estão abertas até 23 de abril

(Foto: Ascom/Seed)

A 41ª edição dos Jogos da Primavera, maior evento do desporto escolar em Sergipe, foi aberta no último dia 10, e junto à solenidade, o Governo do Estado disponibilizou as inscrições para a competição, por meio deste link. A expectativa deste ano é ultrapassar a quantidade de inscrições de 2024, quando participaram mais de 11 mil estudantes de mais de 400 escolas de todos os 75 municípios, espalhados pelas redes municipal, estadual e privada. Os Jogos da Primavera são uma realização do Governo de Sergipe, por meio das secretarias de Estado da Educação (Seed) e do Esporte e Lazer (Seel).

Ao acessar o site, estará disponível a aba dos Jogos da Primeira no lado direito do perfil, que direciona para o novo site de inscrições. O aluno precisa do professor ou dirigente da escola para efetuar a inscrição. Também nesse mesmo endereço eletrônico, professores, alunos e responsáveis pelos Jogos poderão acessar um tutorial, calendário dos jogos, regulamento, boletins técnicos e notícias das competições.

O evento tem abertura prevista para o dia 24 de abril, com o tradicional desfile das delegações escolares e bandas de fanfarras. As competições acontecerão no período de 26 de abril a 8 de agosto. Nesta 41ª edição, serão 28 modalidades: futsal, atletismo, surf, ciclismo, jiu-jitsu, voleibol, handebol, basquete, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete 3×3, wrestling, taekwondo, karatê, badminton, ginástica artística e rítmica, vôlei de praia, polo aquático, triatlo e tiro com arco; além das paramodalidades: paratletismo, paranatação, vôlei sentado e parabadminton.

Uma grande novidade deste ano é a inclusão do skate, repetindo o sucesso de 2024 quando foram incluídas competições do surf, modalidade que estará presente pelo segundo ano consecutivo. A ampliação das modalidades reforça o compromisso do evento em abraçar diferentes expressões do desporto e incentivar novas gerações de atletas.

A secretária de Estado de Esporte e Lazer, Mariana Dantas, reforçou a importância da participação das escolas e destacou o período de inscrições. “É o momento de as escolas garantirem a presença de seus atletas neste evento que cresce a cada edição. Nossa expectativa é superar o número de inscritos do ano passado, fortalecendo ainda mais o esporte escolar e revelando novos talentos em diversas modalidades”, afirmou.

Já o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, ressaltou que com o aumento do número de inscrições, a expectativa é de que esta edição dos Jogos seja a maior dos últimos anos, incentivando a formação de novos talentos e ferramentas de inclusão: “Em 2023 resgatamos os Jogos da Primavera, trazendo para a competição a abertura nas ruas de Aracaju com desfiles de bandas de fanfarras e escolares, e o tradicional desfile das delegações. Este ano vamos repetir, com as competições em polos, abrangendo todos os municípios”..

Segundo o professor Anderson Melo, orientador da equipe de Tiro com Arco do Colégio Estadual Armindo Guaraná, em São Cristóvão, participar dos Jogos traz a condição de amadurecimento e oportunidade, tanto para o atleta quanto para o professor. “Sou muito grato pela oportunidade criada pelo governo, em valorizar o esporte escolar em detrimento do rendimento, pois um não subsiste sem o outro. São objetivos que criam cada vez mais o caminho do esporte como uma oportunidade de emprego”, avaliou.

Abertura dos Jogos

Programada para acontecer no dia 24 de abril, na Arena Batistão, a abertura dos Jogos da Primavera repetirá a sistemática de 2024, em que 268 das 479 escolas participantes desfilaram na área externa do Batistão, com cerimônia de acendimento da pira estudantil no gramado do estádio, além de 50 bandas marciais participantes.

Nesta segunda-feira, 14, ocorreu uma reunião técnica com integrantes do Corpo de Bombeiros, das secretarias de Estado da Educação, do Esporte, da Saúde (SES) e da Segurança Pública (SSP), e da da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, além da comissão dos Jogos. O objetivo foi alinhar os últimos detalhes para a abertura oficial.

O superintendente da Seed e presidente da comissão, Edson Costa, pontuou que a reunião de alinhamento entre os órgãos promove a garantia da excelência nos serviços prestados no dia da abertura, já que são esperados mais de 10 mil alunos. “É um alinhamento para ter o controle, com detalhes que precisam ser assegurados para que haja segurança desde o deslocamento, no percurso e no evento. Todos os órgãos darão suporte para que o sucesso seja concretizado em mais um ano de Jogos”, disse ele.

 

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais