
Amigos e familiares compareceram no início da manhã desta terça-feira, 22, ao velório para prestar as últimas homenagens a um dos grandes nomes do jornalismo sergipano Ivan Macedo Valença, que faleceu na última segunda-feira, 21, aos 81 anos. O velório acontece na Osaf e o sepultamento às 11h no cemitério da Cruz Vermelha.
“Seu Ivan”, como era carinhosamente chamado, foi pioneiro no webjornalismo em Sergipe e um dos fundadores do Portal Infonet, onde manteve uma coluna política e contribuiu com análises sobre cinema, uma de suas maiores paixões. Ao longo de mais de seis décadas de carreira, atuou como repórter, editor, colunista e gestor público, sempre com o compromisso de informar com ética e sensibilidade.
Entidades e autoridades lamentam morte do jornalista Ivan Valença.
Homenagens
Durante o velório, a irmã do jornalista, a professora aposentada Ana Maria Macedo Valença, falou com emoção sobre o irmão. “Ele foi um excelente irmão, muito querido. Transmitiu para toda a família o amor pelo cinema. Foi graças a ele que comecei a ver filmes, que meu filho e meu sobrinho também se encantaram pela arte”, disse emocionada.
Ana Maria também relembrou o legado profissional de Ivan: “Ele foi um jornalista de mão cheia. Fundou o Jornal da Cidade, da Gazeta de Sergipe e da Gazeta Socialista. Criou o primeiro website de Aracaju. Teve uma vida muito rica e fez história no jornalismo sergipano”, conta.
Outro familiar, Elias Valtenisson, esposo de uma tia de Ivan Valença e também considerado amigo, lembrou a personalidade generosa e progressista de Ivan. “Era uma pessoa pacata, mas sempre inquieta com o desenvolvimento, com as mudanças da sociedade. Estava sempre atualizado e disposto a aprender. Foi um crítico de cinema muito respeitado e um grande leitor. A leitura era parte essencial da vida dele”, relembra.
As editoras do Portal Infonet e também jornalistas, Aisla Vasconcelos e Verlane Estácio lamentaram a morte de Ivan Valença. “Mais do que um jornalista brilhante, Ivan era um mestre daqueles que ensinam não apenas com palavras, mas com atitudes, com exemplo, com ética. Sempre pronto a compartilhar o que sabia, sempre disposto a ouvir e a orientar, mesmo nas entrelinhas. A paixão que ele tinha pelo cinema, política, pela cultura e principalmente pelo ato de comunicar estará para sempre registrada nas páginas que ele escreveu e nas memórias que deixa. Seu Ivan deixa um legado que ultrapassa a profissão”.
Homenagem em vida
Em 2008, o Portal Infonet prestou uma homenagem em vida ao jornalista Ivan Valença pelos seus 50 anos de trajetória na comunicação. A série especial, publicada ao longo daquele ano, foi um tributo ao legado de um profissional que marcou gerações com sua dedicação ao jornalismo sergipano, sua paixão pelo cinema e sua sensibilidade com as transformações da sociedade. Confira:
Raquel Almeida que era amiga de Ivan Valença, falou sobre o legado que ele deixou para o jornalismo sergipano. “Ivan Valença foi o precursor do webjornalismo em Sergipe. Foi ele quem, na década de 90, começou o Portal Infonet, aos poucos, com notinhas políticas. Em 2006, ele me convidou para trabalhar na redação e, logo depois, acreditou em mim para ser editora do Portal Infonet. Mesmo depois de décadas de jornalismo, era como se fosse um foca: sempre ávido pela notícia, sempre aberto ao aprendizado e sempre incentivando os colegas. Todas as semanas discutíamos política, pautas e sugestões de matérias. Além de meu chefe, acabou se tornando um grande mestre, e o dia a dia nos transformou em amigos”, diz.
Trajetória
Com mais de 60 anos dedicados à comunicação, Ivan Valença iniciou sua carreira como repórter em 1957. Passou por veículos como Gazeta Socialista e Gazeta de Sergipe, e desde 1962 escrevia sobre cinema, uma de suas grandes paixões.
Em 1972, fundou o Jornal da Cidade ao lado de Nazário Pimentel e Joaquim Ribeiro, onde seguia atuando com a coluna dominical “Colunão” e uma página sobre cinema. Foi também redator da Pimentel Promoções e colaborador frequente de veículos como a revista da Fecomércio, os jornais Povão e Folha Metropolitana, além do portal Infonet, do qual foi um dos fundadores, assinou colunas sobre cinema e política e participou dos vídeo chats em períodos eleitorais.
Na vida pública, foi secretário-adjunto de Cultura de Sergipe, presidente da Fundação Cultural de Aracaju e secretário de Estado da Cultura. À frente da Imprensa Oficial, liderou a criação da Segrase.
Foi pioneiro ao fundar o primeiro vídeo clube de Aracaju e, nos anos 1980, criou uma gráfica voltada à produção de jornais para o interior. Representou Sergipe em festivais internacionais de cinema, como Cannes e Milão.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B