Ailton Silva dos Santos
Mestre em História (PROHIS/UFS)
Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq)

Publicado em 1994, Donkey Kong Country permite estabelecer possíveis relações com a percepção do imperialismo norte-americano durante aquele período. A narrativa do jogo norteia os Kongs, primatas antropomórficos que habitam a Ilha Donkey Kong, e o roubo de seu estoque de bananas pelos Kremlings a mando do seu líder King K. Rool. Sendo crocodilos igualmente antropomórficos os Kremlins compõe uma força militar organizada, que tem por objetivo se apossar dos recursos de outras ilhas. Especula-se que suas motivações poderiam incluir a ambição pela posse da terra dos Kongs, não somente seus recursos, ou a intenção de enfraquecê-los através da privação de alimento. A ação de um grupo organizado que invade o território de outro para extrair recursos pode ser interpretada como análoga ao conceito de imperialismo.
O conceito de imperialismo abrange a expansão da influência política, econômica, cultural, mediática e militar das fronteiras do país colonizador. Essa expansão pode ocorrer através de conquista militar direta, proteção militar, diplomacia coerciva, tratados desiguais, apoio a fações preferenciais, mudança de regime, apoio econômico ou diplomático, ou ainda a penetração econômica através de empresas privadas. Contudo, é preciso reconhecer que a interpretação de narrativas ficcionais estão sujeitas a análises subjetivas do fato: um jogo eletrônico, feito para o público infantil, que se fundamenta em um plano de fundo para compor a sua estória.
Por sua vez, os Kongs são retratados como defensores e, em sua resistência contra os Kremlings, utilizam os recursos naturais disponíveis, como barris e cipós de árvores, e contam com a colaboração de alguns animais aliados. Seu estilo de vida intrinsecamente ligado ao ambiente natural e a luta contra os Kremlings, que empregam tecnologia e instalações industriais, pode ser interpretado como a defesa de uma população nativa contra um invasor tecnologicamente mais avançado.
Ora, a década de lançamento do jogo coincide com um período de ascensão dos Estados Unidos como potência global após o término da Guerra Fria (1947-1991). Período caracterizado por um sentimento de triunfo do capitalismo e pela expansão da globalização. Nesse contexto, a representação de um antagonista com poderio tecnológico invadindo uma população nativa menos desenvolvida pode ser vista como um reflexo da geopolítica da época. Entrementes, algumas interpretações de fãs estabelecem paralelos entre os Kremlings e potências coloniais europeias, sugerindo que as bananas representariam os recursos explorados na Ásia e África por exemplo. Outros dizem ainda que os antagonistas seriam uma alegoria para a União Soviética, devido à semelhança do nome com Kremlin, fortaleza russa que abriga o governo e centro histórico e cultural de Moscou.
Gregg Mayles (1971), um dos criadores do jogo, mencionou que a motivação inicial de King K. Rool era o roubo das bananas ou a ocupação da casa na árvore de Donkey Kong. Posteriormente, essa motivação evoluiu para um ódio pelas bananas e um desejo pela terra dos Kongs. Essa mudança pode indicar uma sutil intenção de abordar temas relacionados ao controle territorial e à aquisição de recursos, elementos pertinentes ao conceito de imperialismo.
Todavia, embora Donkey Kong Country não tenha sido concebido explicitamente como uma crítica ao imperialismo norte-americano, sua narrativa, a dinâmica entre os personagens e o contexto de seu lançamento possibilitam essa interpretação a partir dos elementos representados. O jogo pode ser compreendido como uma alegoria simplificada das relações de poder, do controle de recursos e da resistência a forças invasoras, temas que se alinham com a noção mais ampla de imperialismo.
Para saber mais:
ALBUQUERQUE, Afonso. Imperialismo midiático, intelectual e cultural hoje. https://hms.mediastudies.press/pub/am-de-albuquerque/release/2 acesso em: 04 de abr. 2025.
[Donkey Kong Country] The Kremlings used to have an empire, until part of it was taken over by the Kongs. https://www.reddit.com/r/FanTheories/comments/gfjznn/donkey_kong_country_the_kremlings_used_to_have_an/?rdt=49000 acesso em: 02 de abr. 2025.
The Donkey Kong Country 25th Anniversary Interview Documentary. https://hms.mediastudies.press/pub/am-de-albuquerque/release/2 acesso em: 02 de abr. 2025.