
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju informou, nesta terça-feira, 29, que identificou a circulação de ônibus com mais de 12 anos de uso no sistema de transporte público da capital e notificou a empresa responsável pelos veículos.
Em nota, o órgão explicou que caso a determinação não seja cumprida, a empresa pode perder o direito de operar nas linhas onde esses veículos circulam – conforme previsto no Decreto nº 8.042/2025, que estabelece novas diretrizes no transporte público da cidade.
A SMTT afirmou que determinou a retirada imediata dos veículos específicos apontados como fabricados em 2010, 2009 e 2008, por estarem em desacordo com os critérios de idade máxima permitida.
Além disso, o órgão esclareceu que, para fins de fiscalização e controle da frota, é considerado como o ano de fabricação de um ônibus o da carroceria, e não o do chassi – estrutura de suporte do veículo.
Retirada do Grupo Progresso
No dia 2 de abril, a Prefeitura de Aracaju anunciou a substituição da Viação Progresso, empresa que operava no transporte público com ônibus de mais de 16 anos de uso, sendo que alguns ultrapassavam os 20 anos, pela RS Transportes. Os veículos da Progresso pararam de operar na capital a partir do dia 10 de abril.
Por Carol Mundim e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B