Novo parque tecnológico de SE será implantado pelo Grupo Tiradentes

Parceria liderada pela Unit com o IEL e a Desenvolve-SE resultou no Tiradentes TechPark (Foto: Acervo/Unit)

O Grupo Tiradentes vai fortalecer ainda mais o seu ecossistema de ciência, tecnologia, inovação, educação e empreendedorismo, com o surgimento do Parque Tecnológico Tiradentes, também chamado Tiradentes TechPark (TTP). Ele está sendo formado a partir de uma parceria firmada entre a Universidade Tiradentes (Unit), o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), o Tiradentes Innovation Center (TIC), a Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SE).

O projeto de implementação do novo parque será executado em até cinco anos e terá R$ 12.075.486,99 em recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O financiamento vem de um edital aberto pela Finep para incentivar a criação e/ou consolidação de parques tecnológicos e ecossistemas de inovação em Sergipe e outros seis estados, reduzindo as desigualdades regionais e incentivando o desenvolvimento. O projeto do Tiradentes TechPark foi aprovado nesta chamada pública, cujo resultado foi divulgado nesta quarta-feira, 30, pela Finep.

O objetivo é fomentar a criação e desenvolvimento de startups, além de atrair de empresas de alta tecnologia e outras de setores intensivos em conhecimento para Sergipe, a partir das capacidades em educação, pesquisa e tecnologia no Ecossistema Tiradentes e no sistema de inovação de Sergipe. “O TTP tem como missão ser um catalisador da transformação econômica de Sergipe, que por anos esteve dependente da exploração de commodities como petróleo e gás, impulsionando a transição para uma economia baseada em conhecimento e inovação, fomentando startups, atraindo empresas de alta tecnologia, formando e retendo talentos, e desenvolvendo soluções inovadoras”, define o professor Denisson Salustiano dos Santos, diretor-executivo do Tiradentes TechPark.

O TTP terá quatro vocações de atuação: energias para a transição energética segura e descarbonização da economia; biotecnologia para saúde, bem-estar e agropecuária; tecnologias da informação e comunicação para a indústria 4.0; e tecnologias da educação do futuro. A expectativa é de que, ao longo dos próximos cinco anos, ele venha a sediar dezenas de empresas locais, nacionais e internacionais, entre empresas-âncora, scaleups (startups em estágio de ampliação de sua operação) e startups incubadas no próprio ecossistema.

“O parque irá atuar em conjunto com o setor público e o setor produtivo de Sergipe, potencializando o conhecimento e as tecnologias desenvolvidas pelo Ecossistema Tiradentes, através dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação. Suas principais metas são a atração de empresas-âncora nessas áreas, o fomento e apoio à criação e desenvolvimento de startups e spin-offs, a formação e retenção de talentos, e a interiorização da inovação, conectando o estado de Sergipe aos ecossistemas nacionais e internacionais do ramo”, afirma Salustiano.

Como será

O Tiradentes TechPark (TTP) será implementado no Campus Farolândia da Unit, em Aracaju, e irá combinar a infraestrutura já existente do ITP, da Unit e do Tiradentes Innovation Center (TIC), integrando estes espaços e criando novas áreas para atender às demandas de empresas e startups residentes. Entre eles, estão espaços de coworking, salas de reunião, auditórios equipados, laboratório de prototipação (Tiradentes Fab Lab), laboratórios de pesquisa do ITP e um prédio empresarial que será utilizado para abrigar empresas.

O novo parque terá a sua governança partilhada pelas cinco instituições parceiras. Além do Grupo Tiradentes, a Desenvolve-SE, vinculada ao Governo de Sergipe; e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-SE), ligado à Federação das Indústrias de Sergipe (Fies), vão participar do gerenciamento e da construção de oportunidades no âmbito do TTP, alinhando suas ações e estratégias com as metas, demandas e planejamentos definidos respectivamente pelo Estado e pelo setor industrial privado.

A expertise do Ecossistema Tiradentes confere ao TTP um amplo potencial tecnológico, através dos ativos de suas instituições componentes. O ITP tem um portfólio tecnológico com patentes depositadas em diversas áreas e uma agência de gestão especializada em serviços de consultoria e proteção intelectual. O TIC entra com seus programas de incubação e aceleração, mentorias e eventos, além de parcerias com grandes empresas de tecnologia. A Unit, através dos seus cursos de graduação e pós-graduação, forma um grande número de profissionais qualificados nos segmentos de tecnologia, engenharia e outras áreas relacionadas à inovação, tendo os alunos como atores principais de todo o ecossistema, compondo a massa crítica geradora de tecnologias e negócios inovadores.

O TTP abre ainda possibilidades para contratos, convênios e parcerias estratégicas com outras organizações. Elas podem se concretizar por meio do apoio a projetos de pesquisa científica e tecnológica, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), bem como da realização de serviços, projetos e treinamentos para empresas como Petrobras, Petrogal, Suape Energia, Banese, Cencosud, Energisa, Fortinet, Google Cloud, Ambev, AWS e Santander, entre outras, as quais já têm parcerias firmadas com as instituições do Grupo Tiradentes.

Fonte: Ascom/Unit

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais