
O Governo de Sergipe publicou o resultado final do Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso da Polícia Militar do Estado (PMSE). A seleção oferta 335 vagas, sendo 300 para soldado, 30 para oficial e cinco para a área da saúde.
Aplicado entre os dias 27 e 30 de abril, o TAF é a segunda de cinco etapas do certame, que é organizado pelo Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon), sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e da PMSE.
Das 47.260 pessoas inscritas, 335 serão selecionadas ao final do processo, que ainda inclui três fases: avaliação psicológica, pesquisa de conduta social, reputação e idoneidade, e inspeção de saúde.
Os resultados finais do TAF estão disponíveis nos seguintes links:
Segundo o edital, foram convocados para o exame os candidatos aprovados nas provas objetivas e discursivas, realizadas em 24 de fevereiro. Ao todo, cerca de 1.200 candidatos participaram desta fase. A taxa de aprovação foi considerada positiva: mais de 75% dos candidatos a soldado foram considerados aptos, índice que subiu para 77% entre os aspirantes a oficial e superou 90% na área da saúde. Os percentuais estão acima da média nacional para esse tipo de avaliação em concursos de carreiras militares.
Ação judicial
Em relação a decisão judicial que suspendeu o concurso, a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, esclareceu que, até o fim da tarde desta terça-feira, o Governo do Estado ainda não havia sido oficialmente intimado. A ação foi movida por uma candidata reprovada no TAF, que solicitou, em caráter individual, a continuidade nas próximas etapas do concurso.
O Judiciário concedeu liminar para suspensão temporária do certame, mas o Governo e o Selecon ainda serão ouvidos no processo. A Procuradoria-Geral do Estado e o setor jurídico da banca organizadora já analisam a medida e devem requerer a revogação da liminar.
A Polícia Militar reforçou que a continuidade do concurso é fundamental para garantir os direitos dos candidatos já aprovados e assegurar o reforço do efetivo para a segurança pública estadual.
Fiscalização
Durante a aplicação do TAF, o Conselho Regional de Educação Física da 20ª Região (CREF20/SE) acompanhou as atividades para verificar a legalidade da atuação dos avaliadores. O órgão constatou que os 18 profissionais de Educação Física envolvidos estavam devidamente registrados, conforme exige a legislação.
por João Paulo Schneider
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B