Combate à desertificação em Sergipe tem novos encaminhamentos

Diante da realização do I Encontro Nacional de Enfrentamento da Desertificação (I ENED), ocorrido em março desse ano, que teve por objetivo central firmar um Pacto pelo Desenvolvimento do Semiárido e se transformar em um marco no enfrentamento da desertificação no Brasil, técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), junto a cinco consultores contratados pelo Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (MMA/IICA), realizaram na manhã desta quinta-feira, 25, no município de Canindé de São Francisco, visita técnica com vistas na Construção do Programa de Ação Estadual de Combate a Desertificação de Sergipe (PAE Sergipe).

Além da equipe de consultores pelo MMA/IICA, participam da comissão de visita técnica a Canindé- região suscetível à desertificação junto aos municípios de Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Monte Alegre, Gararu e Porto da Folha- os pontos focais do PAN Brasil, representados pelo superintendente de Educação Ambiental da Semarh, Lício Valério Lima Vieira e Elis Santos, do Centro do José Brandão de Castro, a qual é representante da sociedade civil.

A visita técnica tem dois objetivos distintos. O primeiro é de diagnosticar in loco os elementos da caatinga, problemas e impactos ambientais. O segundo está voltado na identificação de personagens da sociedade civil que irão participar de oficinas  para a construção de Planos de Ações Estratégicas Estaduais de Combate à Desertificação (PAE).  

De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes, tanto a vista técnica quanto a identificação de atores para trabalhar na construção dos planos de ação, é uma importante etapa inicial  de todo um processo de ações que vem pela frente.

“Os encaminhamentos de hoje serão acumulados a outros dados e informações que iremos obter em momentos participativos com órgãos e instituições do estado e dos municípios envolvidos com a problemática. O fundamental é que estamos avançando junto com o governo federal na prevenção e combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca nas regiões de semi-árido em todo o Brasil, ” explicou confiante nos resultados das visitas técnica o secretário Genival Nunes.

Fonte: Semarh


 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais