Caso suspeito de gripe aviária é investigado em Gracho Cardoso

As investigações do caso suspeito em Sergipe estão em andamento

O ministério investiga um caso suspeito no município de Gracho Cardoso (Foto: Freepik)

Um caso suspeito de gripe aviária está sendo investigado no município de Gracho Cardoso, em Sergipe. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 19.

Segundo o painel de monitoramento da Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o caso foi registrado em uma galinha, em área de produção doméstica e de subsistência.

Após a suspeita da doença, a equipe veterinária do Mapa realizou a coleta de amostras para diagnóstico laboratorial. Caso o resultado para gripe aviária seja negativo, o caso será descartado e a investigação será encerrada.

Conforme o Mapa, no momento, as investigações do caso suspeito em Sergipe estão em andamento, com coleta de amostras sem resultado laboratorial conclusivo.

Suspeitas

Em caso de suspeita da doença em algum animal, os criadores de aves devem alertar o Mapa, para que as investigações iniciem. “Todos os fiscais, todos os sistemas estaduais estão alertas a qualquer tipo de suspeita – e a própria população também.”, afirmou o ministro Carlos Fávaro.

Casos no Brasil

Até o momento, dois casos de gripe aviária foram confirmados no país, sendo um em uma granja comercial no município de Montenegro (RS) e outro em um zoológico na cidade de Sapucaia do Sul (RS).

Além disso, o Brasil investiga seis casos, sendo dois em granjas comerciais do Tocantins e de Santa Catarina. Os demais focos foram registrados em produções domésticas e de subsistência no Mato Grosso, no Ceará, em Sergipe e no Rio Grande do Sul.

 

Por Carol Mundim e Verlane Estácio com informações da Agência Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais