Monsenhor José Carvalho morre aos 98 anos

Monsenhor enfrentava um quadro de infecção respiratória

(Foto: reprodução/rede social)

A Arquidiocese de Aracaju confirmou a morte do Monsenhor José Carvalho de Souza, aos 98 anos, nesta segunda-feira, 26. Figura respeitada da Igreja Católica em Sergipe, o sacerdote dedicou décadas de sua vida à evangelização e à formação religiosa no estado.

“Com pesar, comunicamos o falecimento de Monsenhor Carvalho de Souza, sacerdote fiel e dedicado à missão da Igreja. Sua vida foi marcada pelo serviço, amor ao próximo e compromisso com a fé. Unimo-nos em oração, confiando que Deus o acolha em Seu Reino eterno. Que sua memória siga viva em nossos corações”, disse a Arquidiocese, por meio das redes sociais.

Em março deste ano, a Arquidiocese já havia comunicado que o Monsenhor estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Primavera, na capital sergipana, devido a um quadro de infecção respiratória.

O Monsenhor José Carvalho deixa um legado de fé e compromisso com a missão da Igreja. Ao longo de sua trajetória, ocupou cargos importantes e também foi fundador e diretor do Colégio Arquidiocesano.

A Arquidiocese deve divulgar, nas próximas horas, informações sobre o velório e o sepultamento.

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, lamentou a morte do Monsenhor. “É com profundo pesar, recebi a notícia do falecimento do monsenhor José Carvalho de Sousa, aos 98 anos. Ele foi exemplo de fé e resiliência e seus ensinamentos inspiraram gerações de sergipanos. Meus sentimentos à comunidade católica, aos familiares, amigos e ex-alunos”.

O senador Rogério Carvalho também falou sobre o assunto nas redes sociais. “Aos 98 anos, ele partiu, deixando um legado de fé, educação e amor ao próximo que marcou profundamente o povo de Lagarto, de Sergipe e de toda a nossa Arquidiocese. Foram mais de cinco décadas à frente do Colégio Arquidiocesano, formando gerações com valores sólidos e compromisso com a verdade. Mas, para mim, ele foi mais do que um educador ou um sacerdote exemplar — foi referência de vida, de espiritualidade e de firmeza ética. A dor da perda é imensa. A saudade será eterna. Que Deus o acolha com a mesma serenidade e amor com que ele conduziu tantos de nós em sua missão. Hoje, Sergipe perde um gigante. E a família Carvalho, um mestre, um conselheiro, um segundo pai. Descanse em paz, meu tio. Seu legado viverá, para todo o sempre, em todos nós”.

Trajetória

Natural de Lagarto, a 76 km de Aracaju, José Carvalho de Souza nasceu em 24 de novembro de 1926 e construiu uma trajetória marcada por relevante atuação religiosa, educacional e cultural em Sergipe. Foi conselheiro do Conselho Estadual de Educação, cônego catedrático do Cabido Metropolitano da Arquidiocese de Aracaju e diretor-presidente da Rádio Cultura de Sergipe. Também presidiu a Associação de Rádios, Televisão e Jornais do Estado de Sergipe (ASSERT).

Reconhecido nacionalmente, tornou-se membro titular da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História de São Paulo. Em 2002, recebeu o título de monsenhor, concedido pelo Papa João Paulo II, a pedido de Dom José Palmeira Lessa, então arcebispo de Aracaju.

Por Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais