
O velório do monsenhor José Carvalho de Souza, 98 anos, acontece na manhã desta terça-feira, 27, no Centro de Evangelização Cultura, localizado na Rua Propriá, nº 222, no Centro de Aracaju. O local funciona anexo à Rádio Cultura FM. O monsenhor morreu na segunda-feira, 26, em um hospital particular de Aracaju, onde estava internado, tratando de uma infecção respiratória.
Fiéis e familiares estiveram no velório para se despedir do monsenhor. “Ele já estava sofrendo demais, na verdade descansou e a nossa infinita gratidão a história dele, ao legado dele, a vida dele e a todos que são solidários com a passagem dele e que estão rezando, orando para que a alma dele encontre um bom repouso”, diz o padre Peixoto.
A missa de sepultamento está marcada para as 14h30 e será presidida pelo arcebispo metropolitano de Aracaju, Dom Josafá Menezes da Silva. Já o sepultamento ocorrerá às 16h, no Cemitério Santa Isabel.
Trajetória
Natural de Lagarto, a 76 km de Aracaju, José Carvalho de Souza nasceu em 24 de novembro de 1926 e construiu uma trajetória marcada por relevante atuação religiosa, educacional e cultural em Sergipe. Foi conselheiro do Conselho Estadual de Educação, cônego catedrático do Cabido Metropolitano da Arquidiocese de Aracaju e diretor-presidente da Rádio Cultura de Sergipe. Também presidiu a Associação de Rádios, Televisão e Jornais do Estado de Sergipe (ASSERT).
Reconhecido nacionalmente, tornou-se membro titular da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História de São Paulo. Em 2002, recebeu o título de monsenhor, concedido pelo Papa João Paulo II, a pedido de Dom José Palmeira Lessa, então arcebispo de Aracaju.
por Aisla Vasconcelos