O percentual de presos provisórios no sistema prisional brasileiro está crescendo. Em Sergipe, assim como nos estados do Piauí e Alagoas, cerca de 60% dos presos são provisórios e ainda aguardam julgamento segundo aponta a edição do 4º Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, lançado no último dia 14 de dezembro. Em Sergipe 60% dos presos são provisórios (Foto: Portal Infonet)
Ainda de acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, existiam 417 mil presos no país no ano passado, 9% a mais do que em 2008. Segundo dados do Ministério da Justiça publicados no anuário, os presos provisórios representavam 30,7% do total em 2008. Em 2009, chegaram a 35,6%, ou seja, 152 mil pessoas.
Para o assessor de comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Lucas Rosário, a polícia vem desenvolvendo trabalho que tem por objetivo realizar um maior número de prisões. “A cada dia a polícia vem prendendo mais, sendo que somente este ano a SSP já transferiu das delegacias para o sistema prisional mais de 1.500 presos. No entanto, com o grande número de prisões, há um acarretamento de serviços e de trabalho por parte do judiciário”, disse o assessor. Assessor Lucas Rosário, diz que a SSP já levou à prisão mais de 1.500 presos
Apesar da demora no julgamento dos presos provisórios, Lucas Rosário entende que a justiça do Estado ainda tem o que comemorar. “O trabalho da SSP e da Polícia Civil é de indiciamento, cabendo a justiça o papel de levá-los a julgamento. Apesar da demora no processo, a Justiça de Sergipe ainda é bem ágil se comparado com a de outros estados”, afirma o assessor da SSP.
Para a delegada Nalile Bispo, da coordenadoria das delegacias da capital, são vários os fatores que contribuem para a demora no julgamento dos processos. “Está havendo um maior número de prisões, mais inquéritos policiais, fazendo com que a demanda judicial aumente e dificulte a realização dos julgamentos”, destaca.
A equipe do Portal Infonet entrou em contato com o Poder Judiciário do Estado, para esclarecer os motivos da demora na realização dos julgamentos e para conseguir dados estatísticos do estado, mas devido ao recesso forense do órgão, que teve início na segunda-feira, 20, não foi possível.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B