Após a visita técnica quais soluções para recuperar Parque Tramandaí?

                                        Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
    “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 17 de fevereiro deste ano, este espaço publicou uma nota com o título “Uma bandeira que o blog prega há anos: recuperação do Parque Ecológico Tramandaí. Blog aplaude a intenção da atual gestão”, se referindo a uma visita técnica feita na semana anterior (dia 12/02) pelo vice-prefeito e secretário de comunicação Ricardo Marques e a secretária do Meio Ambiente de Aracaju, secretária do Meio Ambiente, Emília Golzio, que comprovaram a degradação do Parque Ecológico Tramandaí, localizado no bairro Jardins.

Na ocasião os dois secretários destacaram que a intenção da prefeita Emília Corrêa é devolver a vida ao Tramandaí e torná-lo novamente um ponto de visitação para a população. A secretária Emília Golzio chegou a anunciar que após a avaliação técnica o projeto de revitalização seria de transformar o Parque do Tramandaí em um verdadeiro museu vivo, onde a população possa aprender sobre o funcionamento dos manguezais, conhecer espécies nativas e entender os ciclos das marés, tudo isso dentro do espaço. “Queremos que o Tramandaí seja reconhecido como um símbolo da nossa história natural”, explicou a secretária naquele momento.

Após mais de quatro meses e a degradação que cada vez aumenta mais no Parque Ecológico conforme as fotos acima. Perguntas:

A avaliação técnica foi concluída?

O que falta para começar a revitalização do Parque Tramandaí?

A intenção ainda é transformar o local num museu vivo?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Denúncia moradores de invasão de calçada no Bairro Jabotiana: Em nota, Emsurb informa  já notificou comerciante desde 12 de maio para retirar a estrutura. Legislação dá um prazo de 90 dias se passar, Emsurb tomará as providências legais. A nota:  “A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) informa que, diante da denúncia sobre a instalação irregular de uma placa comercial na calçada da Rua Major João Teles, no bairro Jabotiana, já adotou as medidas cabíveis quanto à infração.A equipe de fiscalização da Diretoria de Espaços Públicos emitiu notificação ao responsável pelo estabelecimento no dia 9 de maio, sendo o documento recebido e assinado no dia 12 do mesmo mês. Conforme previsto na legislação municipal, o responsável foi orientado a regularizar a situação e retirar a estrutura da via pública. Caso a recomendação não seja atendida dentro do prazo estabelecido, a Emsurb tomará as providências legais para a retirada do material.”

Agradecimento e novo pedido Ontem, 30, após receber a nota da Emsurb o titular deste espaço conversou com alguns moradores que agradeceram a atenção dada pela empresa municipal. Eles entendem que se a placa ficasse outros comerciantes colocariam também e a poluição visual, além da invasão da calçada, seria enorme. Eles aproveitaram para pedir também que a Emsurb providencie a poda da árvore da foto acima, cujos galhos já estão tocando nos fios. 

Nova ponte O governador Fábio Mitidieri recebeu ontem, 30, o anteprojeto da construção da nova ponte que interligará os municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros. Esta é mais uma etapa concluída do processo que, a partir de agora, poderá ter a sua licitação viabilizada. O anteprojeto foi entregue com 45 dias de antecedência em relação ao prazo previsto, reforçando o compromisso do Estado com o empreendimento. A ideia é que o edital seja publicado em agosto, e a ordem de serviço para início da obra ainda este ano. Para essa obra, estão previstos R$ 280 milhões em investimentos.

Alinhamento Também  ontem, 30, o governador Fábio Mitidieri reuniu gestores de diversas secretarias para alinhar os próximos passos do programa Acelera Sergipe. A articulação reforça o compromisso com a celeridade nas obras estruturantes em todo o estado. Com 80 projetos em andamento, o programa tem impacto direto no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida da população. A reunião foi fundamental para garantir sinergia entre as pastas e foco nos resultados. As secretarias da Casa Civil e do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura lideram a execução.

 

 

 

 

 

 

Jornalistas: sem negociação com a postura dos donos dos veículos de comunicação Ontem, 30, ocorreu uma nova reunião no Ministério do Trabalho entre dirigentes do Sindijor e do Sinertej, e infelizmente o encontro terminou sem acordo sobre o reajuste salarial dos jornalistas, que pedem o básico: recomposição do salário com base no INPC.

 Por sua vez, o sindicato patronal apresentou a seguinte contraproposta:  1) Correção e/ou reajuste salarial, no percentual 5,32%, cuja aplicação será dividida em dois momentos distintos, a saber: Primeiro – O percentual de 3%, a partir do mês de julho/2025, sem retroativo, incidente sobre o valor do piso salarial vigente em abril/2024; Segundo – O percentual de 2,32%, a partir do mês de janeiro/2026, incidente sobre o piso vigente em 30 de abril de 2024, também sem retroatividade e sem cumulatividade. Ou seja, querem reajustar o salário do jornalista com índice abaixo da inflação em 2025 e corrigir apenas em 2026, não havendo qualquer retroatividade. Um absurdo.

Postura donos das empresas O Sindijor, obviamente, não aceitou a contraproposta e mais uma vez lamentou a postura dos donos das empresas de comunicação de Sergipe. Infelizmente, eles não valorizam o jornalista sergipano , mas a nossa luta em defesa da categoria vai seguir. Uma nova reunião está agendada para o dia 09 de julho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bairro Inácio Barbosa: descaso da Iguá com vazamento de água continua Moradores das Rua dos Flamboyant, na altura do número 415, desde maio vem tentando que seja consertado um vazamento de água. São vários protocolos e nada, a água continua correndo pela rua. As reclamações são muitas por todo o estado, não é à toa que o governador Fábio Mitidieri está preocupado…

Foto: Augusto Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com Festival da Mandioca, Lagarto se consolida com o maior São Pedro do interior de Sergipe Lagarto confirmou, neste final de semana, seu protagonismo no calendário junino sergipano ao realizar o maior São Pedro do interior do estado. Na noite de sábado, 28, a praça do Tanque Grande ficou completamente lotada, alcançando a sua capacidade máxima de público e ultrapassando a marca de participantes das edições anteriores, ao recepcionar um público flutuante superior a 40 mil pessoas, segundo os dados oficiais divulgados pela empresa responsável pelo monitoramento da festa, Master Soluções. Com uma programação que reuniu atrações de peso como Wesley Safadão, Rey Vaqueiro e Mikael Santos, os portões do evento precisaram ser fechados para garantir a segurança da multidão que foi atraída ao local, transformando a cidade em um dos destinos mais procurados na véspera de São Pedro e marcando o auge do Festival da Mandioca 2025.

Planejamento Para o prefeito Sérgio Reis, o destaque de Lagarto é fruto do planejamento da atual gestão e da força da cultura popular. “Me sinto muito feliz e realizado pelo êxito que alcançamos com o nosso festival. Lagarto mostrou que está mais do que preparada para sediar grandes eventos e que já assume a dianteira quando o assunto são os festejos juninos. Com o público que recepcionamos no último dia 28, superamos todas as expectativas. Isso demonstra a confiança que as pessoas tiveram com a estrutura segura que montamos, com câmeras de reconhecimento facial, além da vasta programação. Foi uma festa linda e já estamos nos preparando para as próximas edições”, destacou.

 Economia e geração de empregos O gestor também reforçou os impactos econômicos do evento. “Todos os ambulantes cadastrados que comercializam na festa são de Lagarto, mais de 150 famílias. Tivemos mais de 1.500 empregos diretos, chegando a quase 5 mil empregos gerados no entorno da festa. O comércio local teve aumento expressivo nas vendas, com empresários relatando crescimento superior a 100%. E ver a multidão do lado de fora querendo entrar só comprovou o sucesso da edição. Sem dúvida, o Festival da Mandioca 2025 ficou marcado por ser uma festa pensada para todos os públicos e que movimenta toda a economia do município e região contribuindo para alavancar o estado”, completou.

 Sucesso comprovado O sucesso do Festival da Mandioca foi atestado pelas lideranças políticas que compareceram à arena de shows para prestigiar o evento. O governador Fábio Mitidieri, que esteve no local na noite de lotação máxima, elogiou a festa. “Nós estamos vivendo a indústria dos festejos juninos, porque eles geram emprego e oportunidades. Em Lagarto, isso foi visto claramente. Essa festa não é apenas um espetáculo cultural, é uma oportunidade real de renda para muitas famílias. Quando um evento como esse atrai mais de 40 mil pessoas, em uma noite, ele mostra a sua grandiosidade, pois também movimenta o turismo, os serviços e a economia local”, afirmou.

Discernimento e compromisso O senador Rogério Carvalho, que também participou da festa, na noite do dia 24, parabenizou o prefeito Sérgio Reis pela continuidade e ampliação do festival. “Sérgio está transformando o Festival da Mandioca em uma das maiores festas juninas do estado. Ao manter e fortalecer esse projeto vitorioso, ele mostra discernimento e compromisso com o povo de Lagarto. Aqui está nascendo uma gestão promissora e um modelo de desenvolvimento que valoriza as tradições e impulsiona o futuro”, declarou.

 

 

 

 

 

 

 

 

TCE prorroga inscrições para o Selo Iniciativas Sustentáveis até 30 de julho O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) prorrogou até o dia 30 de julho o prazo para que instituições públicas participem da primeira edição do Selo Iniciativas Sustentáveis. A certificação tem como objetivo reconhecer e incentivar ações voltadas à sustentabilidade no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, tanto em nível estadual quanto municipal.

Áreas projetos Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a iniciativa contempla projetos em áreas como educação, saúde, infraestrutura, gestão de resíduos, eficiência energética, mobilidade urbana, preservação ambiental, entre outras. A participação é voluntária e gratuita, mediante preenchimento do formulário disponível no site do TCE/SE (www.tce.se.gov.br ).

Critérios As propostas serão avaliadas por uma comissão, com base em critérios como relevância social e ambiental, inovação, resultados comprovados e possibilidade de replicação. O resultado será divulgado em setembro e a entrega do selo ocorrerá durante cerimônia alusiva ao Dia da Árvore. As instituições contempladas poderão utilizar o Selo em seus materiais institucionais e receberão certificado de reconhecimento.

Sem crimes graves O balanço da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em relação aos festejos juninos, especialmente do Arraiá do Povo, foi bastante positivo. Conforme a pasta, comandada por João Eloy, nos 30 dias de festa, levando em consideração o início de algumas festividades no fim de maio, a SSP não registrou crimes graves relacionados aos festejos juninos no estado. Esse resultado demonstra que o planejamento operacional adotado pelas forças de segurança foi eficaz.

Sem crimes graves II A maioria dos casos registrados pelas polícias Civil e Militar foi de perda de documentos e celulares, além de sinistros de trânsito envolvendo o consumo de bebidas alcoólicas. Já as ocorrências do Corpo de Bombeiros foram referentes, em sua maioria, a atendimentos pré-hospitalares. “O plano deu certo, e a tecnologia também foi uma grande aliada. Tivemos parcerias importantes com prefeituras que instalaram sistemas de monitoramento por câmeras, com até 150 câmeras em alguns locais, muitas com zoom suficiente para identificar e agir rapidamente”, explicou o subcomandante do Policiamento Militar do Interior, tenente-coronel Emerson Souza.

Sergipe passa a contar com o Selo “Pet Friendly” A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou o Projeto de Lei nº 107/2025, que cria o Selo “Estabelecimento Amigo dos Animais” – PET Friendly. A nova lei institui uma certificação oficial para espaços que promovam o bem-estar animal e incentivem a convivência respeitosa entre pets e pessoas no estado.

Acolhimento adequado Com a sanção, bares, restaurantes, hotéis, shoppings e outros estabelecimentos comerciais poderão obter o selo ao comprovarem práticas de acolhimento adequado para animais de estimação. Para isso, deverão oferecer estrutura segura, ambientes higienizados e condições que garantam conforto tanto para os tutores quanto para os animais.

Proteção e bem-estar animal A medida busca estimular uma cultura de respeito, responsabilidade e inclusão, além de fortalecer o vínculo da sociedade sergipana com os animais. A concessão do selo seguirá critérios definidos pelo Poder Executivo e terá fiscalização para assegurar que os estabelecimentos cumpram as exigências previstas em lei. Com a nova legislação, Sergipe dá mais um passo para se tornar referência em políticas de proteção e bem-estar animal, atendendo a uma demanda cada vez maior de tutores que buscam locais preparados para receber seus pets.

Inovase abre inscrições para capacitação gratuita voltada a mulheres sergipanas Estão abertas até o dia 5 de julho as inscrições para a segunda turma do programa Espaço Empreendedor Pra Frente Aracaju, iniciativa do Instituto de Inovação de Sergipe (Inovase) que oferece formação gratuita em Gestão de Negócios e Empreendedorismo para mulheres sergipanas. O projeto é voltado, prioritariamente, para mulheres em situação de vulnerabilidade social e artesãs residentes no estado.

Fomento  A formação será realizada no Caju Hub, espaço localizado na capital sergipana, e tem como objetivo fomentar a inclusão produtiva e fortalecer a autonomia econômica das participantes, por meio de uma metodologia prática, acessível e conectada à realidade do empreendedorismo feminino local.

Transformação social Segundo a gestora de Inovação do Instituto, Gabriela Rezende, o programa representa um passo importante para a transformação social por meio do empreendedorismo. “Acreditamos que investir na formação de mulheres é uma das formas mais potentes de gerar impacto positivo em comunidades inteiras. O Espaço Empreendedor Pra Frente Aracaju oferece ferramentas práticas e rede de apoio para que essas mulheres possam transformar suas ideias em negócios sustentáveis e com propósito”, afirma Gabriela.

 Articulação várias instituições O programa é fruto de uma articulação entre diferentes instituições. Além do Inovase, participam da realização a Fundação Dom Cabral, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Movimento Bem Maior. A iniciativa conta ainda com o apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio das secretarias municipais do Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde) e da Assistência Social, e do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site www.espacoprafrente.com.br.

 

No Sergipe rural deste sábado, 5,  agricultores voltam a unidade experimental para ver os resultados do uso do hidrogel; produtores do projeto Califórnia investem na variedade de repolho; em Aquidabā uso de técnicas de baixo custo e planejamento forrageiro garantindo resultados na produção leiteira, Além da Embrapa celebrando 50 anos de contribuição para a agricultura sustentável. Sábado 7 horas e reprises aos domingos e quarta às 8 horas na Aperipêêê TV.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De um leitor: Atenção Emsurb: necessidade de podagem de árvore na Avenida Paulo Silva, ao lado do restaurante Parmegiano. A árvore está prejudicando a visibilidade dos motoristas no retorno.

Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no Twitter

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

 Frase do Dia

“O amor é a única força capaz de transformar um inimigo num amigo”. Martin Luther King.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“A tragédia persistente da fome e da má nutrição, que ainda afeta muitos países atualmente, é ainda mais triste e vergonhosa quando nos damos conta de que, embora a Terra tenha capacidade para produzir alimentos suficientes para todos os seres humanos, tantos pobres no mundo continuam sem o pão nosso de cada dia.”

Foi com estas palavras que o Papa Leão XIV se dirigiu, pela primeira vez desde o início de seu pontificado, aos participantes da 44ª Sessão da Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que celebra este ano seu 80º aniversário. Aqui:https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-06/mensagem-papa-leao-xiv-fao-30-06-25.html

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais