Do “meu líder” e quando a hipocrisia tenta assumir o lugar da verdade

                     Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog bate palmas e republica um texto do jornalista e amigo Anderson Christian que mais uma vez foi certeiro ao analisar as posições de dubiedade do deputado federal Rodrigo Valadares. Aliás, antes do texto de Anderson, é preciso lembrar que Rodrigo, até pouco tempo, fazia postagem chamando Eduardo Bolsonaro de “meu líder”. Agora que ele está nos Estados Unidos, começou a chamar Carlos Bolsonaro de “meu líder”. Pelo jeito ele troca de líder como troca de camisa.

Só para deixar claro: não é problema ser de direita. O problema é ser fascista e golpista e tentar posar de “bom moço”, não aceitando a verdade e atacando quem critica ele como “pseudo-jornalistas vendidos”. É um daqueles casos onde a hipocrisia tenta assumir o lugar da verdade.

O texto:

Insistência de Rodrigo Valadares em responder críticas ou posições com ataques agressivos levará o deputado a um isolamento sem precedentes na política sergipana

Por AndersonsBlog

O voto do deputado federal Rodrigo Valadares (União) foi pela derrubada de vetos do presidente Lula (PT) a itens do Marco Regulatório de Energia Offshore, votação ocorrida há 15 dias, na terça, 17.

Na prática, Rodrigo estava fazendo ‘mais do mesmo’ de seu atual mandato: sendo contra Lula pra poder dizer que ele é do ‘clã bolsonarista’. Acontece que uma entidade que representa grandes consumidores de energia elétrica saiu com um estudo argumentando que a derrubado dos vetos encareceria essa mesma energia em até 3% até o ano de 2050!

Aí foi aquele ‘pega-pra-capá’: mesmo com o voto ‘contrário’ a Lula, então teria Rodrigo votado pelo aumento da conta de energia?

O parlamentar sergipano, no total direito dele, apressou-se em lançar nota pública dizendo que seu voto foi computado errado, que ele não votou no que estava computado na Câmara dos Deputados e que já havia pedido a retificação naquela casa e coisa e tal – o que não vai mudar em nada o resultado final, visto que a votação original, com o voto ‘errado’ de Rodrigo, foi 347 pela derrubada dos votos e apenas 56 votos pela manutenção.

Até aí, tudo bem, tudo certo. Mas a nota à imprensa – que parece ter sido redigida por quem não gosta da imprensa, ora pois! – seguia dizendo que “o que esses pseudo-jornalistas deveriam dizer é quanto eles estão recebendo para tentar prejudicar o futuro candidato de Bolsonaro e Emília ao Senado”.

Bem, Rodrigo, o que esses ‘pseudos-jornalistas’, na suas palavras, recebem para ‘bater’ no seu mandato a casa aqui não sabe. Mas o quanto AnderSonsBlog recebe para criticar o seu ou o mandato de qualquer pessoa, a gente revela agora: nadica de nada!

Sim, a gente ‘bate’ – leia-se critica – de forma totalmente gratuita quando a gente vê ‘barbeiragens’ sendo feitas e elogia de forma gratuita também quando acertos acontecem.

Vamos só de dois exemplos em relação ao próprio Rodrigo: quando ele era deputado estadual pelo PTB e teve sua casa invadida pela Polícia Federal em busca de uma suposta produção de fake news contra o senador Alessandro Vieira (MDB), a casa aqui se posicionou a favor de Rodrigo e da liberdade de opinião.

E quando foi Rodrigo quem partiu pra cima do presidente do seu partido, o União Brasil, André Moura, dizendo que estava sendo ‘impedido’ de se candidatar a prefeito por que André estaria ‘impondo’ a candidatura Yandra Moura, também do União, à prefeita de Aracaju, a casa aqui criticou Rodrigo por ele estar desprezando o partido e a liderança que viabilizou a sua eleição para a Câmara, visto que Yandra teve 131.471 votos para deputada federal, sendo a 1ª colocada e, com isso, obviamente ‘puxando’ Rodrigo para o mandato com seus 49.696 votos.

E quando foi que Rodrigo Valadares ou quem quer que seja se tornou ‘intocável’ a partir do mandato conquistado? Sabe, leitor e leitora, o que se depreende a partir de posturas agressivas contra a imprensa e a política como as tomadas pelo deputado? A de que ele pensa estar acima de tudo e de todos e, por isso mesmo, só aceita o elogio e considera as críticas como sendo coisa de ‘pseudo-jornalistas vendidos’. Isso ele faz com quem faz a imprensa e também faz com relação aos seus pares na política!

Como as Eleições 26 estão chegando, sem querer ser pessimista, este AnderSonsBlog prevê a possibilidade de um isolamento brabo de Rodrigo Valadares da parte da imprensa e também da política. O que é algo muito triste de se ver, afinal se trata de um parlamentar jovem e que, por isso mesmo, deveria entender a crítica como algo que busca elevar a qualidade de seu mandato e não apenas como coisa de ‘pseudo-jornalistas vendidos’, assim como deveria também avaliar decisões político-partidárias como conjunturais e não como ‘imposições’ que buscam ‘persegui-lo’, né verdade? Pois é!

 

Atuação consistente na Alese A deputada Kitty Lima, vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, tem atuado de forma consistente no exercício das atribuições inerentes à essa função. Em praticamente todas as sessões, tem feito uso da tribuna para apresentar posicionamentos em defesa das iniciativas do Poder Executivo, bem como para divulgar ações que considera de interesse público, especialmente aquelas relacionadas à gestão estadual.

Viva Sergipe Despertar a sergipanidade com a implantação de espaços culturais que manifestam o legado histórico estadual. É este o principal objetivo do Programa Integrado de Desenvolvimento Cultural e Turístico de Sergipe, o Viva-SE, com 16 projetos voltados para a cultura e o turismo em diferentes regiões de Sergipe. Nesta terça-feira, 1º, o governador Fábio Mitidieri se reuniu com a equipe do Viva-SE, quando foi discutido o andamento destas obras. Elas são viabilizadas por meio de operação de crédito com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).                             

Yandra Moura vence ação judicial por fake news e transforma indenização em doações A deputada federal Yandra Moura obteve vitória na Justiça em uma ação movida contra a disseminação de uma fake news ocorrida durante o período eleitoral de 2024. A decisão, além de atestar que a parlamentar foi vítima de informações falsas, também teve um desfecho solidário: a indenização foi convertida em cestas básicas doadas à instituição Oratório de Bebé, em Aracaju. 

Contra a desinformação e pela ética na política A ação foi motivada por um vídeo ofensivo que circulou em grupos de WhatsApp em julho de 2024, quando Yandra era pré-candidata à Prefeitura de Aracaju. No processo, ficou comprovado que o conteúdo divulgado tinha caráter difamatório e foi usado com o intuito de manchar a imagem da deputada. “A verdade prevaleceu. Sempre acreditei na justiça e na força do trabalho limpo, feito com responsabilidade e respeito. Essa vitória não é só minha, é de todos que lutam contra a desinformação e pela ética na política”, afirmou Yandra Moura. A decisão judicial caracteriza uma vitória no enfrentamento às fake news, especialmente em contextos eleitorais, onde boatos e ataques infundados aparecem em grande escala com o objetivo de comprometer o processo democrático.

Georgeo ingressa com nova ação judicial cobrando informações à Casa Civil O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) informou na sessão ordinária de ontem, 01, na Assembleia Legislativa de Sergipe, que está ingressando com ação judicial contra o secretário da Casa Civil, Jorge Araújo Filho. Georgeo quer informações sobre o pagamento de emendas não impositivas dos últimos dois anos. A solicitação foi feita duas vezes (via ofício) no primeiro semestre.

Sem resposta “Em fevereiro desse ano encaminhei o Ofício nº 020/2025, junto aos colegas Marcos Oliveira, Linda Brasil e Paulo Júnior, solicitando informações à Casa Civil sobre o pagamento e a destinação dos recursos de emendas não impositivas, referente aos anos de 2023 e 2024. No dia 15 de abril (esse ofício estava sem resposta) foi reiterado mais uma vez pelos quatro parlamentares”, detalhou Passos.

Desprezo Georgeo disse que chegou ao mês de junho sem as informações solicitadas. “Demonstra o quanto o secretário acha que a Assembleia tem que ficar apenas calada. Demonstra também o desprezo que o Poder Executivo tem para com o Poder Legislativo. Então, nossa assessoria jurídica está providenciando o mandado de segurança contra o secretário Jorge Araújo Filho”, informou.

Determinação judicial O deputado acredita que as informações sejam prestadas após determinação judicial. “Os colegas que fizeram suas indicações de emendas não impositivas que foram pagas, não tem nada a esconder. Tenho certeza que todas as emendas foram bem utilizadas. Mas para a oposição, como essas emendas não são pagas, precisamos saber quem foram os destinatários e quanto de recurso foi encaminhado para cada ente ou entidade através de emendas não impositivas em 2023 e 2024”, ponderou.

Nível nacional Ao final, Georgeo ressaltou que o Supremo Tribunal Federal – STF também está discutindo sobre as emendas parlamentares (a nível nacional). “Aconteceu uma audiência pública semana passada onde o ministro ouviu quem é a favor de emendas impositivas, quem é contra as emendas impositivas. Imagine quando o ministro descobrir quem em Sergipe tem as emendas não impositivas pagas pra bancada do governo”, comentou. 

 Iran destaca Carta da Fenafisco em defesa da justiça fiscal com tributação dos super-ricos O vereador Iran Barbosa, do PSOL, destacou, na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju ontem, 01, ), o documento resultante da 232ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), realizada nos dias 26 e 27 de junho na capital sergipana, com representações de todo o país.

Justiça fiscal e equidade tributária A “Carta de Aracaju”, como foi nominada, reafirma o compromisso da entidade com a justiça fiscal e a equidade tributária no Brasil, destacando medidas urgentes para reverter o cenário de desigualdades social e econômica. No documento, os conselheiros da Fenafisco ressaltaram que o Brasil possui um dos sistemas tributários mais regressivos do mundo, onde as classes mais pobres e a classe média pagam proporcionalmente mais tributos do que os mais ricos; e, diante da tramitação, no Congresso Nacional, do Projeto de Lei 1.087/2025, que trata da tributação do imposto de renda sobre as altas rendas, a entidade manifestou apoio integral à tributação dos super-ricos como medida fundamental para a justiça fiscal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Importância do tema Devido a importância do tema e de sua abordagem pelos conselheiros da Fenafisco, o vereador Iran Barbosa solicitou que a íntegra do documento fosse registrada nos anais da casa legislativa. “Diante do debate que está sendo travado nacionalmente, acho importante termos conhecimento da posição da Fenafisco através dessa Carta. É preciso que tenhamos conhecimento do seu conteúdo para que possamos compreender a necessidade de mudarmos a realidade tributária nacional em favor dos mais pobre, evidentemente taxando aqueles que podem pagar mais e não têm contribuído para o bolo tributário em nosso país”, afirmou Iran Barbosa, defendendo, ainda, a taxação das grandes corporações e dos super-ricos como forma de diminuir o peso tributário sobre os trabalhadores, a classe média e os mais pobres. Confira abaixo a íntegra da “Carta de Aracaju no print acima.

Emprego recorde Levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) demonstrou que Sergipe alcançou marco histórico no mês de maio: o estado teve o maior estoque de empregos formais na série histórica do estudo, iniciado em 2005. Foram 346.410 postos de trabalho com carteira assinada. Em maio, o saldo de empregos registrou um crescimento de 149% em relação ao mesmo mês em 2024. O bom momento vivido no estado é reflexo direto de políticas públicas da administração Fábio Mitidieri, que, com a atração de novos negócios, por conta do momento econômico favorável, possibilitam a inserção e incentivam a permanência de sergipanos no mercado de trabalho formal.

 

 

 

 

 

 

 

Alex Melo comemora ação de Doação de Sangue em Aracaju Após o convite do vereador Alex Melo (PRD), mais de 100 pessoas participaram de mais uma ação de doação de sangue no último sábado, 28 de junho, no Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe. “Durante este mês de festejos juninos, cresce a procura por sangue e ao mesmo tempo, as doações despencam. Doar sangue salva vidas. Cada doação pode salvar quatro vidas. Faz bem ao próximo e a si mesmo. É um ato de amor. O estoque está baixo a precisamos unir forças para colaborar. Mais de 100 pessoas doaram sangue e a campanha continua. Todos podem colaborar”, convida o vereador. O Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS) fica localizado na Rua Guilhermino Rezende, 187, no Bairro São José em Aracaju. Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado, estar alimentado e levar documento original com foto recente.

‘Sergipe é aqui’ Nesta quinta-feira, 3, o município de Nossa Senhora do Socorro, na Região Metropolitana, receberá a 51ª edição do programa ‘Sergipe é aqui’. A iniciativa de gestão itinerante do Governo do Estado vai levar mais de 160 serviços aos moradores da cidade, ofertados por diversas secretarias e órgãos parceiros. O intuito é promover atendimento humanizado e mais cidadania à população local.

 

 

 

 

 

Sebrae e Prefeitura de Aracaju inauguram primeira Sala do Empreendedor do município O Sebrae e a Prefeitura de Aracaju inauguraram ontem, 1, a primeira Sala do Empreendedor do município, um marco no fortalecimento da rede de apoio aos micro e pequenos negócios na capital sergipana. O espaço foi nomeado Sala do Empreendedor “Francisco Pimentel Franco”, em homenagem à memória do eterno “Seu Chico”, empresário pioneiro que marcou a história do comércio e da comunicação em Sergipe. A Sala do Empreendedor de Aracaju funcionará como um ponto de atendimento integrado, disponibilizando formalização de MEIs, orientações empresariais, capacitações, consultorias e acesso a crédito, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da cidade.

Atendimento integrado A superintendente do Sebrae Sergipe, Priscila Felizola, ressaltou que “essa inauguração faz parte de um momento histórico. Vamos celebrar a aproximação entre a gestão municipal, Sebrae Sergipe e os empreendedores do comércio local, fazendo com que a economia evolua para um comércio mais forte e atuante e com que avancemos cada vez mais no desenvolvimento do nosso povo”.

Empreendedorismo Para a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, a iniciativa de empreender gera “autonomia na economia das pessoas, com foco no crescimento. Admiro muito os micro e pequenos porque aceitam os desafios, por isso, oferecemos esta sala, com o apoio do Sebrae. Caminhamos assim para garantir o sustento de um povo que vai produzir e gerar muito para município. Aos empreendedores: aproveitem para crescer com este suporte. Que esta base seja uma oportunidade para muitos”, concluiu.

Parceria  A inauguração da Sala do Empreendedor é fruto da parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Aracaju, que compartilham a missão de criar um ambiente mais favorável à formalização e à sustentabilidade dos negócios locais. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na Sede da Fundat – Calçadão da Rua João Pessoa, com uma equipe técnica preparada para orientar empreendedores em todas as etapas do seu negócio, desde a abertura até a gestão e expansão.

Diversidade religiosa A primeira edição do Arrasta Fé, evento do Governo do Estado que reunirá artistas de várias religiões para celebrar a fé e diversidade, tem início nessa sexta-feira, 4. Os shows seguem até o domingo, 6, com as vertentes evangélicas, católicas e de matriz africana. Realizado no mesmo espaço onde ocorreram os grandes shows do Arraiá do Povo, o novo evento da gestão tem como proposta incluir no calendário do período as diversas expressões de fé presentes em Sergipe, respeitando e valorizando os diferentes modos de celebrar o sagrado, de forma democrática.

 

 

 

 

 

 

 

TV Atalaia faz história como âncora do São João é na RECORD e leva Sergipe para todo o Nordeste Com uma transmissão histórica, a TV Atalaia colocou Sergipe no centro das atenções no último sábado, 28, ao sediar pela primeira vez o projeto São João é na RECORD. Foi a primeira vez que a emissora sergipana atuou como âncora da transmissão, liderando e coordenando o especial exibido simultaneamente por dez afiliadas da RECORD TV no Nordeste — um feito inédito que marca a história da comunicação no estado.

 Cobertura de grande porte Direto do Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, o programa especial contou com uma cobertura de grande porte que destacou a força cultural e econômica das festas juninas em Sergipe. Liderando a transmissão, os jornalistas Mariana Sena e Lucas Moura mostraram detalhes do maior São João à beira-mar do país, com shows de nomes consagrados como Banda Magníficos. Além da transmissão principal, houve entradas ao vivo com a repórter Jéssika Cruz no Forró Caju, nos mercados centrais de Aracaju, e com Vitória Costa no Forró Siri, em Nossa Senhora do Socorro.

50 anos A TV Atalaia, que celebra 50 anos em 2025, investiu em estrutura técnica de ponta, com equipes distribuídas em pontos estratégicos da capital e do interior. Nos bastidores, dezenas de profissionais — técnicos, produtores, operadores, cinegrafistas e jornalistas — trabalharam unidos para levar o melhor conteúdo ao público de casa, com imagens aéreas por drone, transmissão via satélite e uma operação complexa que garantiu qualidade e dinamismo.

Orgulho e responsabilidade Grace Franco, diretora executiva da TV Atalaia e coordenadora do projeto, destacou o orgulho e a responsabilidade de comandar essa transmissão inédita. “É de extrema felicidade compartilhar esse momento com todos os sergipanos para todo o Nordeste. Hoje, 10 emissoras conectadas com o único propósito: mostrar essa festa tão genuína, tão fortalecida, para 57 milhões de pessoas,” afirmou.

A programação especial foi transmitida em rede pelas dez afiliadas da RECORD: TV Atalaia (SE), TV Pajuçara (AL), RECORD Bahia e RECORD Bahia Itabuna (BA), TV Cidade Fortaleza (CE), TV Cidade São Luís (MA), TV Correio (PB), TV Guararapes (PE), TV Antena 10 (PI) e TV Tropical (RN). Cada uma trouxe ao vivo seus próprios festejos regionais, reforçando o caráter multicultural do projeto.André Dias, diretor de redes da RECORD TV, ressaltou o valor dessa integração. “Essas festas juninas aproximam muito o público do nosso conteúdo, seja aqui, através da TV Atalaia em Aracaju, como também em todo o Nordeste e em todo o país. As nossas afiliadas estão sempre presentes nesses grandes eventos, mostrando que a RECORD, obrigatoriamente, tem que ter a cara do Brasil,” declarou.

Grandes patrocinadores O projeto também atraiu um time de grandes patrocinadores nacionais que reforçaram a relevância econômica das festas juninas como motor de turismo e negócios. Magalu, BRF, Caixa Econômica Federal, Pampers, Itaipava, Assaí e o Governo de Sergipe estiveram entre os parceiros que assinaram o evento, apostando na força de audiência e no valor cultural do São João. Além de celebrar a cultura popular, a transmissão fortaleceu o relacionamento entre afiliadas, o mercado publicitário e o poder público, consolidando Sergipe como destino estratégico para grandes eventos e gerando visibilidade nacional para o estado. Para quem perdeu ou deseja rever, o conteúdo está disponível na íntegra no canal do YouTube da TV Atalaia e na plataforma de streaming RecordPlus.               

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

 

 

 

 

 

 

 

 

O São Pedro é dos paredões em Capela Sergipe (cidade sem lei)

De um cidadão indignado com o que ocorreu em Capela:

“Se você é morador de Capela sabe bem do que estou falando, basta iniciar as festividades juninas que os paredões de som aparecem, são diversos de veículos equipados com equipamentos sonoros prontos para tirar a paz e o sossego alheio.

 Eles são ligados no volume máximo ao amanhecer do dia e somente são desligados a noite, e todas as músicas tocadas contêm temas explícitos, com muita pornografia. Algumas faixas mencionam explicitamente a prática do sexo ou a pornografia em suas letras, e isso é transmitido abertamente e em volume máximo a todos os moradores da cidade (incluindo crianças).

 O volume é tão alto que é impossível realizar atividades básicas do cotidiano, conversar, dormir, assistir um filme etc.

 Incomodados com essa situação, moradores da cidade são obrigados a se retirarem neste período de caos e desordem, dignos de uma cidade sem lei e a beira a anarquia total.

 Já os moradores da cidade que resolvem ficar são obrigados a conviver com essa bagunça total. E não adianta ligar para a polícia, pois, os policiais vão até o local e nada acontece.

 Muitos moradores suportam essa tortura calados com medo de sofrerem represarias.

 A quem interessa os paredões em Capela e a disseminação de pornografia transmitidas abertamente por eles? Desde quando os paredões ingressaram na cultura sergipana e passaram a fazer parte das festividades do São Pedro?

 Capela que era conhecida nacionalmente pelo seu São Pedro de paz, com a incomparável festa do mastro, agora é conhecida como uma cidade sem lei entregue aos donos de paredões.

 No próximo ano teremos mais um São Pedro em Capela, e lá estarão os donos dos paredões, livres para aumentarem os volumes dos seus sons potentes ao máximo, cometendo contravenção penal sem sofrerem nenhuma reprimenda do estado.”

         

PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br 

Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no Twitter

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

 

Frase do Dia

“Se está em paz, está em Deus! Se não estás em paz é porque não estás em Deus!”. Mestrre Eckhart.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais