
Na manhã desta terça-feira, 1º, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (FICCO/SE) deflagrou a ‘Operação Sortilegium’ com o objetivo de desmantelar um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no município de Itabaiana. Ao todo, foram cumpridos seis mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Itabaiana.

A operação foi realizada de forma simultânea nos municípios de Itabaiana, Aracaju, Estância (SE), Olho d’Água do Casado (AL) e Campinas (SP). Segundo as investigações, o grupo criminoso atuava principalmente na distribuição de crack e maconha em Itabaiana, além de adotar estratégias para ocultar e dissimular valores ilícitos, como o uso de contas bancárias de terceiros e a realização de depósitos fracionados em casas lotéricas.
Os suspeitos foram localizados em suas respectivas residências e conduzidos à Superintendência Regional da Polícia Federal em Aracaju, onde os mandados foram formalmente cumpridos. A investigação revelou que o grupo movimentou cerca de R$ 32 milhões entre os anos de 2021 e 2025.
A Operação Sortilegium — termo em latim que significa “tirar a sorte” — foi assim nomeada em referência à tática do grupo, que contava com a sorte para burlar fiscalizações ao realizar movimentações financeiras fracionadas.
A ação foi realizada de forma integrada com o Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc/PC/SE), o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope/PM/SE), o Grupo Tático Operacional da Polícia Penal (GTOP) e o Batalhão de Caatinga (BPCaatinga).
por João Paulo Schneider
Com informações da PF