
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 3, a ‘Operação Panoptes II’ com o objetivo de combater crimes relacionados ao abuso sexual infantil e sua disseminação na internet. A ação ocorreu no município de Pacatuba, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão.
Durante a operação, os agentes apreenderam um celular e outros equipamentos eletrônicos pertencentes ao investigado. Todo o material será encaminhado para perícia, que buscará confirmar a prática dos crimes.
A investigação teve início a partir de informações de inteligência que indicaram a suspeita de que o homem investigado teria compartilhado arquivos com conteúdo de abuso sexual infantil em um grupo de mensagens de alcance internacional, além de armazenar esse tipo de material em nuvem.
Caso as suspeitas sejam confirmadas, o investigado poderá responder pelos crimes de compartilhamento e armazenamento de material de abuso sexual infantil, cujas penas somadas podem chegar a 10 anos de prisão.
O nome da operação, “Panoptes II”, faz referência ao personagem mitológico grego Argos Panoptes — um gigante com cem olhos, símbolo de vigilância constante, mesmo durante o descanso de alguns de seus olhos. A PF destaca que ações como essa integram os esforços contínuos para combater crimes cibernéticos envolvendo crianças e adolescentes.
por João Paulo Schneider
Com informações da PF