Seed abrirá inscrições para Educação de Jovens e Adultos

Estudantes jovens e adultos poderão retomar os estudos ou se qualificar profissionalmente com oportunidades no segundo semestre

Estão sendo disponibilizadas mais de 3 mil vagas para a EJA (Foto: SEED)

As inscrições para as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do segundo semestre estarão abertas a partir de segunda-feira, dia 7, para as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino.

Estão sendo disponibilizadas mais de 3 mil vagas para a EJA, nas modalidades Ensino Fundamental e Ensino Médio. Já para as turmas de Educação Profissional, serão ofertadas 1.500 vagas para a modalidade subsequente, ou seja, aquelas destinadas aos estudantes que já concluíram o Ensino Médio, em 41 cursos.

A matrícula para a Educação de Jovens e Adultos seguirá um calendário que define de 7 a 9 de julho para a renovação interna da matrícula; de 10 a 11 de julho a transferência interna para aqueles alunos que desejam transferir para outra escola da rede, e a última fase, que acontecerá de 14 a 16 de julho, para os novos estudantes.

As mais de 3 mil vagas para a Educação de Jovens e Adultos serão distribuídas para o Ensino Fundamental (Ejaef) e Ensino Médio (Ejaem). Na rede estadual, a EJA está presente em 29 escolas de Ensino Fundamental e em 115 de Ensino Médio.

Segundo o diretor do Serviço de Educação de Jovens e Adultos, Gleyson Santos, a EJA é mais que uma forma de concluir os estudos, é uma oportunidade de transformação pessoal para esses alunos. “Sabemos que a vida adulta traz desafios, e muitos não tiveram a chance de finalizar sua educação básica no tempo convencional. É por isso que a EJA existe, para ser a ponte para novas oportunidades, seja para conseguir um emprego melhor, para ingressar no ensino superior ou, simplesmente, para realizar o sonho de aprender”, destaca.

Educação Profissional e Tecnológica

Já para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), os interessados deverão se inscrever no período de 7 a 16 de julho. As inscrições devem ser feitas por meio do Portal da Matrícula, disponível no site da Seed. Vale ressaltar que a matrícula só será validada com a apresentação da documentação exigida até o dia 21 de julho.

Para o segundo semestre, serão disponibilizadas vagas somente na modalidade subsequente, uma vez que são alunos portadores de certificado do Ensino Médio já egressos da rede ou de outras instituições ou até de outro curso técnico.

Para os cursos técnicos na forma subsequente, serão ofertadas 1.500 vagas distribuídas em 59 escolas estaduais, 14 das quais são Centros de Excelência em Educação Profissional. Os 41 cursos ofertados são distribuídos em 14 eixos tecnológicos. Os principais são os de Enfermagem, Nutrição e Dietética, Segurança do Trabalho, Informática e Redes, Administração e Automação Industrial. Também estão sendo ofertados os cursos de Petróleo e Gás, Saúde Bucal, Cuidador de Idosos, Modelagem do Vestuário, Gerência em Saúde, Energias Renováveis, Agroecologia, entre outros.

A coordenadora do Serviço de Educação Profissional do Departamento da Educação (DED), Ione Moreira, ressalta que é importante que os estudantes interessados fiquem atentos ao prazo de validação da inscrição. “Às vezes, essas pessoas interessadas acham que a inscrição já é a matrícula, mas é necessário que o estudante vá até a unidade de ensino em que se inscreveu com o comprovante de inscrição e os documentos exigidos para poder validar essa inscrição e só assim ser matriculado”, enfatiza.

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais