Lombadas ficam instaladas em vias de muito movimento de pedestres (Foto: Arquivo Infonet)
Os 100 equipamentos para aferição de velocidade instalados em toda a capital sergipana só devem começar a funcionar em fevereiro, confirmou nesta segunda-feira, 17, com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
O adiamento do prazo, anteriormente previsto para o dia 30 de janeiro, ocorreu por um atraso no cronograma de execução das atividades das equipes do órgão e do Inmetro, que fará a aferição das lombadas, radares e fotosensores.
Até o momento 70 desses aparelhos já foram instalados, mas apenas 45% deles foram aferidos. Até o fim do mês os 30 restantes devem passar pelo mesmo processo. O número de radares aumentou este ano de 65 para 100 equipamentos (20 lombadas, 40 radares e 40 fotosensores). Além de registrar a velocidade, eles darão uma radiografia total do veículo, informando, inclusive, se há alguma pendência em qualquer parte do país.
Radares flagram o abuso em vias de maior velocidade (Foto: Seinfra/Arquivo Infonet)
Veja aqui um infográfico com a localização dos equipamentos nas vias
A instalação desses aparelhos é justificada, em algumas vias, pelo número expressivo de acidentes de trânsito. Por isto, antes do funcionamento completo a SMTT fará uma campanha de conscientização dos motoristas quanto à necessidade de se respeitar os limites de velocidade.
Diferenças
Cada tipo de equipamento, apesar de ter como principal função flagrar o condutor que desrespeitar as leis de trânsito tem uma ação específica. As lombadas, que limitam a velocidade em até 40 km/h, visam proteger principalmente os pedestres e ciclistas – tanto que elas são instaladas sempre em áreas próximas a faixas de pedestres -, além de ajudar a evitar colisões entre veículos.
Os radares e fotosensores são equipamentos menores que as lombadas e são instalados em vias com melhores condições de tráfego e que, naturalmente, permitem maiores velocidades, a exemplo das avenidas Beira Mar e Tancredo Neves. Eles limitam a velocidade em 60 km/h. Os radares ficam instalados ao longo da via e fotografam o veículo que ultrapassa o limite. Fotosensores flagram o condutor que desrespeita o sinal vermelho (Foto: Arquivo Infonet)
Os fotosensores ficam instalados junto aos semáforos e flagram o condutor que avançar o sinal vermelho. Por uma questão de segurança, pois muitos condutores evitam parar durante a madrugada para evitar assaltos, a SMTT, estuda a definição de horários diferenciados para o funcionamento dos fotosensores.
Por Diógenes de Souza
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