Infonet Pixels

Justiça prorroga inscrições no Sisu

Após dois dias tumultuados, as inscrições no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) que usa a nota do Exame Nacional de Ensino Médico (Enem) para distribuir vagas em instituições federais e estaduais, foram prorrogadas por ordem judicial. Os alunos terão até amanha, às 23h59, para tentar uma das 83 mil vagas disponíveis em 83 instituições. As matriculas passaram para 27 a 31 de janeiro. Mais duas chamadas serão abertas, nos dias 4 e 13 de fevereiro. Por conta da determinação judicial de adiar o prazo final do Sisu, o Ministério da Educação optou por adiar o início das inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) para a próxima sexta-feira. Apesar de ser um sistema separado, o ProUni também usa os resultados do exame e poderia aumentar a sobrecarga dos computadores do MEC. Desde o primeiro dia de inscrições, o Sisu tem apresentado problemas. Há dificuldades de reconhecimento de senhas e bloqueios ao acesso. O MEC informa que a capacidade de acesso foi dobrada do ano passado para cá, de 150 por minuto para 300. Em 2010, apesar de os números serem bem menores, o sistema também travou por dias.

 

OAB quer cassar aposentadorias de ex-governadores

A Ordem dos Advogados do Brasil vai contestar no STF a constitucionalidade das aposentadorias vitalícias concedidas a ex-governadores. O benefício “fere o principio da moralidade e quebra a isonomia entre os cidadãos brasileiros”, disse o presidente da OAB, Ophir Cavalcanti. Desde dezembro, três ex-governadores obtiveram a aposentadoria: Roberto Requião, do PMDB do Paraná; Ana Julia Carepa, do PT do Pará e Leonel Pavan, do PSDB de Santa Catarina. A tucana Yeda Crusius, do Rio Grande do Sul e o peemedebista Orlando Pessuti, que governou o Paraná por apenas dez meses, já solicitaram o benefício. Aqui em Sergipe, todos os ex-governadores ainda vivos – Seixas Dória, Lourival Batista, Paulo Barreto de Menezes, João Alves Filho e Albano Franco  – tem direito a aposentadorias.

 

Pré-Caju muda horários dos cinemas do Riomar

Então, preparado? O Pré-Caju, no seu 20º ano de existência, começa amanhã e, naturalmente, vai atrair uma multidão incalculável para a Avenida Beira Mar, a partir do Iate Clube de Aracaju. A festa mesmo só começa a andar a partir das 20h, de 5ª a domingo, mas usar a Avenida só vai ser permitido até as 14 horas. O Shopping Riomar, que é o mais prejudicado – o desfile do Pré-Caju fecha o acesso de quem vem pela Beira Mar – terá horários especiais de funcionamento. Nos três primeiras dias ele abre normalmente pela manhã, por volta das 10h, mas encerra as atividades as 16h. No domingo, todas as lojas estarão fechadas mas a praça de alimentação abre normalmente. Os cinemas do Riomar vão funcionar em horário especial, a partir de quinta-feira. A última sessão será as 18h, As sessões programadas a partir daí, na 6ª, no sábado e no domingo não serão realizadas. Nos Jardins, os cinemas funcionarão normalmente em todos os dias do Pré-Caju, inclusive com sessões após às 23h.

 

Empresários demonstram preocupação

Com a sua peculiar iscrição, empresários e lideranças do setor demonstram apreensão com a mudança na Sedetec, que passa a ser comandada por um político. Nada contra os políticos, mas eles esperavam que a escolha recaísse em um empresário ou um técnico. Do lado do turismo, alguns empresários e lideranças de entidades do trade foram além, explicitando no twitter sua frustração com a saída de José Roberto Lima do comando da Emsetur. Técnico gabaritado com doutorado em turismo, Zé Roberto vinha realizando um bom trabalho e tinha trânsito livre no Ministério do Turismo, além de contatos próximos com operadoras e companhias aéreas. Diferentemente do primeiro mandato, neste segundo Sua Excelência, o dr. Deda, parece ter precisado sacrificar parte da sua cota pessoal em favor dos aliados, expondo seu governo a riscos de retrocessos em áreas estratégicas.

 

*** Câmara e Senado deveriam pensar num modo de acabar com essa história de suplentes de deputados e senadores assumirem mandatos por 30 dias, provocando um gasto desnecessário.

 

*** No Senado pelo menos 5 suplentes assumiram a partir de 1º de janeiro para um mandato que termina no dia 21 de janeiro. Não podem fazer: como não há sessão não podem discursar, nem participar de sessões de comissões técnicas.

 

*** Mesmo por tão curto período, estes parlamentares fazem jus até ao auxilio-moradia. É mole ou quer mais?

 

Por Ivan Valença

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais