Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Deu no AndersonsBlog
Rodrigo Valadares falando em “malabarismo jornalístico”? Ora, se ele falasse em ‘malabarismo político’, algo que ele deve realmente entender, aí poderia ser levado a sério!
Na Band News, em entrevista à jornalista Paula Valdez, o deputado federal Rodrigo Valadares (União) fez vergonha a Sergipe em rede nacional. É que a jornalista lia análise de Felipe Nunes, da Quaest, quando foi interrompida por Rodrigo com uma frase desrespeitosa: “parabéns pelo malabarismo jornalístico”. Ora, pra quem usou boné do MST nas Eleições 18, seria melhor explicar o ‘malabarismo político’ de deixar tão rápido de fazer o ‘L’ pra aceitar ‘Deus no céu e Bolsonaro na terra’, né não? Aí, das duas, uma: ou Rodrigo é muito mal assessorado, ou vive só tentando lacrar mesmo! E o vídeo em questão a gente não reposta porque, assim como aquele vídeo daquele idiota que ofendeu o povo sergipano, a casa aqui não topa dar palco pra atitudes desse tipo por que isso é osso, viu?
Diálogon O governador Fábio Mitidieri foi bem-recebido pelos professores da escola José Rollemberg Leite, no bairro José Conrado de Araújo, durante entrega de reforma da unidade reformada. Em um diálogo respeitoso e produtivo, eles conversaram sobre os avanços promovidos na educação pública estadual. O compromisso com a valorização da categoria segue firme: no próximo dia 22, o governador receberá representantes do Sintese para dar continuidade ao diálogo com a classe trabalhadora da educação.
Infraestrutura e avanço A modernização do Centro de Excelência José Rollemberg Leite, entregue pelo governador Fábio Mitidieri na quarta-feira, 17, deve impactar diretamente na qualidade do ensino na unidade, segundo a diretora Andreza Cristina Andrade. A escola recebeu melhorias em todos os espaços, com destaque para a climatização das salas e novos espaços de lazer e estudo. O vice-governador e secretário da Educação, Zezinho Sobral, destacou que investimentos em estrutura já vêm contribuindo para o avanço dos índices educacionais em Sergipe, que hoje é um dos estados com maior crescimento na alfabetização infantil.
Governo itinerante em Aquidabã Nesta sexta-feira, 18, o município de Aquidabã, no médio sertão sergipano, recebe a 52ª edição do programa ‘Sergipe é aqui’. A iniciativa de gestão itinerante do Governo do Estado, que já beneficiou mais de 230 mil pessoas desde 2023, levará mais de 160 serviços aos moradores da cidade, ofertados por diversas secretarias e órgãos parceiros. O intuito é promover atendimento humanizado e mais cidadania à população local. Os serviços podem ser acessados na estrutura que será montada no entorno da Escola Estadual Francisco Figueiredo e do Centro de Excelência de Educação em Tempo Integral Nações Unidas.
PL do Licenciamento ambiental: saiba como votaram os deputados de SE Infonet/por João Paulo Schneider: Na madrugada da quinta-feira, 17, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2159/21, que flexibiliza as regras do licenciamento ambiental no Brasil. Conhecido como “PL da Devastação” por entidades ambientais, o texto passou com 267 votos favoráveis e 116 contrários. Entre os oito deputados federais por Sergipe, quatro votaram a favor da proposta: Rodrigo Valadares (União), Ícaro de Valmir (PL), Nitinho (PSD) e Delegada Katarina (PSD). Apenas João Daniel (PT) votou contra. Yandra Moura (União), Tiago de Joaldo (PP) e Gustinho Ribeiro (Republicanos) não registraram voto por estarem ausentes.
Reação A aprovação do projeto gerou forte reação de ambientalistas e do governo federal. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que o texto “fere de morte” o licenciamento ambiental brasileiro e representa um grave retrocesso para o país, sem trazer ganhos de eficiência. Ela destacou ainda que o governo seguirá trabalhando para garantir uma legislação alinhada à proteção ambiental e à segurança jurídica. “A sociedade deve se manter mobilizada e o governo vai continuar trabalhando porque precisamos consolidar um marco legal do licenciamento ambiental que esteja à altura de nossas imensas riquezas naturais, da tradição jurídica brasileira, tanto em defesa do meio ambiente, quanto na segurança e previsibilidade para os empreendimentos a serem licenciados, e alinhado com os princípios da sustentabilidade e da proteção ambiental”, destacou a ministra.
Retrocesso O Observatório do Clima classificou a aprovação como o “maior retrocesso legislativo desde a ditadura militar” e alertou que o projeto estimula o desmatamento e agrava a crise climática. Para a entidade, o PL desmonta décadas de avanços na legislação ambiental e abre caminho para insegurança jurídica e danos socioambientais. “Em vez de aperfeiçoar as regras do licenciamento e a avaliação de impactos ambientais, o Congresso optou por consolidar a lei da não-licença e o autolicenciamento. Um apertar de botão, sem apresentação prévia de qualquer estudo ambiental, será o procedimento padrão que gerará a maior parte das licenças no país, na modalidade por Adesão e Compromisso. Já a chamada Licença Ambiental Especial, criada para facilitar grandes empreendimentos, é oficialmente guiada por interesses políticos. Terras indígenas não homologadas e territórios quilombolas não titulados serão ignorados nos processos, afastando-se direitos fundamentais assegurados pela Constituição. É uma tragédia para nossa política ambiental, um dia que lembraremos para sempre: a marca do descontrole ambiental no país”, afirma Suely Araújo, coordenadora de Políticas Públicas do Observatório do Clima. Agora, o texto segue para análise do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo. Organizações da sociedade civil, cientistas e lideranças religiosas já pressionam pelo veto integral do projeto.
Principais pontos criticados do PL 2159/21–Licenciamento por Adesão e Compromisso: Cria um modelo de licenciamento automático, no qual o empreendedor apenas declara cumprir requisitos ambientais, sem necessidade de estudo ou análise prévia; Licença Ambiental Única (LAU): Possibilita que um único documento englobe todas as fases do empreendimento, inclusive grandes projetos; Dispensa de licenciamento: Atividades e empreendimentos classificados como de “baixo impacto” podem ser dispensados do licenciamento, a critério de órgãos estaduais ou municipais; Supressão da consulta a comunidades indígenas e quilombolas não homologadas ou tituladas: O texto libera empreendimentos sem necessidade de consulta a povos tradicionais cujos territórios não tenham sido formalmente reconhecidos; Flexibilização da exigência de Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima): O EIA-Rima passa a ser exigido apenas para casos considerados de significativo impacto, conforme critérios estaduais. Licenciamento político: O texto cria a figura do “interesse político” para definir casos de simplificação ou dispensa de licenciamento em projetos considerados estratégicos.
Breno Garibalde: “O PL da devastação foi aprovado com aval da maioria da bancada sergipana” Em pronunciamento durante a sessão plenária desta quinta-feira, 17, na Câmara de Aracaju, o vereador Breno Garibalde demonstrou tamanho descontentamento pela aprovação do Projeto de Lei 2159/2021, aprovado na madrugada da última quarta-feira, no Congresso Nacional. Conhecido como o “PL da Devastação”, o projeto altera as regras do licenciamento ambiental representando um dos maiores retrocessos ambientais da história do Brasil. “Hoje é um dia de muita tristeza, pois foi aprovada nessa madrugada um grande atrocidade com o meio ambiente do nosso país. Aprovada pelo pior Congresso da história do nosso país, que não respeita as leis, que não respeita o meio ambiente.”, declarou Breno, visivelmente indignado.
Responsabilidade O parlamentar criticou duramente o novo modelo de licenciamento autodeclaratório previsto no projeto, que transfere às empresas a responsabilidade de se autodeclararem aptas à execução de empreendimentos com impacto ambiental. “Já falei isso aqui diversas vezes. Isso não é bandeira política, é uma questão de futuro. Que país nós vamos deixar para nossos filhos e netos?”, questionou o vereador. Ainda em sua fala, o vereador fez duras crítica bancada federal sergipana. “A bancada sergipana do Congresso Nacional é uma vergonha. Apenas o deputado João Daniel votou contra esse projeto. Foi o maior retrocesso ambiental da história do Brasil, assinado justamente no Dia das Florestas. Era para estarmos celebrando avanços na preservação ambiental, mas estamos presenciando um verdadeiro desastre. O licenciamento autodeclaratório é um cheque em branco para o agronegócio e para a devastação”, alertou. Por fim, o vereador convocou a população a lembrar, nas eleições de 2026, dos nomes dos deputados que votaram a favor do PL 2159. “Sou contra a devastação ambiental e vou continuar lutando por um Brasil melhor. Para que nossos filhos e netos possam viver em um país mais justo, mais verde, mais responsável”, finalizou.
Jeferson Andrade defende que recursos aprovados irão garantir investimentos em infraestrutura e modernização da gestão pública Ontem,17, os deputados do Poder Legislativo de Sergipe se reuniram em Comissões e em Plenário para votar importantes projetos — de autoria do Executivo, Judiciário e dos Parlamentares, totalizando 37 projetos presenciados. Entre as proposituras, destaca-se a aprovação de recursos que serão aplicados em iniciativas destinadas a tornar o Estado de Sergipe mais atrativo para investidores e, também, a melhorar os serviços ofertados à população.Ao todo, quatro Projetos de Lei que autorizam o Governo do Estado a contratar operações de crédito junto a instituições financeiras nacionais e internacionais foram apreciados e aprovados pela Casa Legislativa. Dois dos projetos, o Progestão e o Profisco, têm como foco a transformação da máquina pública.
Progestão-SE O Progestão-SE, no valor de até US$ 41,8 milhões (cerca de R$ 232 milhões), financiado pelo Banco Mundial (BIRD), visa modernizar a gestão financeira, fiscal e patrimonial do Estado. A proposta inclui a implantação de sistemas inteligentes para o controle de pessoal ativo e inativo, compras públicas, previdência, planejamento e orçamento, além da racionalização dos gastos nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Profisco III-SE Já o Profisco III-SE, no valor de até US$ 60 milhões (aproximadamente R$ 334 milhões), patrocinado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem como foco o fortalecimento da administração tributária e da gestão fiscal. O projeto busca preparar Sergipe para os desafios da nova Reforma Tributária, com investimentos em digitalização, interoperabilidade de sistemas, aumento da arrecadação própria e mais transparência na gestão pública. O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Jeferson Andrade (PSD), destacou que os recursos serão direcionados para melhorar a qualidade dos serviços, auxiliando o Governo a otimizar os investimentos e impulsionar o desenvolvimento do estado. Ele adiantou que os valores ainda passarão por trâmites, inclusive pelo Senado, e só retornarão ao Poder Executivo após cerca de mais de um ano e meio de tramitação.
Liberação “Com a autorização para as contratações das operações de crédito, o Governo dará continuidade aos trâmites e negociações com os outros órgãos e bancos envolvidos, buscando efetivar a liberação dos recursos. Os pedidos são incorporados à carteira de projetos da União e encaminhados para a aprovação do Senado. Depois dessa aprovação, o Estado poderá finalmente assinar os contratos com os bancos internacionais. Cumpridas todas as etapas, a previsão é que os recursos sejam liberados no prazo de até 18 meses após a aprovação feita pela Alese”, explicou Jeferson Andrade.
Critérios técnicos e legais O presidente também defendeu que a contratação dos financiamentos seguirá critérios técnicos e legais, respeitando a capacidade de endividamento e o espaço fiscal do Estado. “A situação do nível de endividamento de Sergipe é confortável e histórica. Atualmente, é de 4,54%, o que coloca o estado como o nono entre os estados menos endividados do país. O Senado estabelece o limite de 200% da Receita Corrente Líquida (RCL) para esse indicador”, asseverou. Sobre esse cenário, a dívida líquida — que representa o saldo entre a dívida total do Estado e a disponibilidade de caixa — atingiu R$ 722 milhões no primeiro quadrimestre deste ano, o que representa uma queda de cerca de R$ 1 bilhão em relação ao quadrimestre anterior. Mais dados aqui.
Reforma da barragem em Lagarto Durante entrevista à rádio 102.7 FM, o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, voltou a cobrar publicamente o envio de recursos federais prometidos pelo deputado Gustinho Ribeiro para a obra da barragem no município. “A Prefeitura está pronta para autorizar a execução da obra, seja pela Codevasf, pelo Governo do Estado ou qualquer órgão competente. O que falta é o recurso. O ofício divulgado nas redes sociais do deputado Gustinho Ribeiro era vazio, sem protocolo, sem verba empenhada. Lagarto não pode ser enganada”, afirmou o prefeito. Segundo Sérgio Reis, a atual gestão tem atuado com responsabilidade, colocando o desenvolvimento de Lagarto acima de disputas políticas. “Não quero saber quem é o pai da obra. Quero é que a obra chegue. A cidade precisa de mais de R$ 200 milhões em investimentos em infraestrutura, e cada centavo vindo de fora será bem-vindo. Mas, até agora, o deputado Gustinho Ribeiro não enviou um real para Lagarto”, disse.
“Coloque o dinheiro, a prefeitura autoriza”, cobra Sérgio O prefeito Sérgio Reis desafiou o deputado federal Gustinho Ribeiro a sair do discurso e efetivar os investimentos que Lagarto precisa. Durante entrevista, ele reforçou que a prefeitura está aberta a parcerias e disposta a autorizar imediatamente qualquer obra de infraestrutura, inclusive a barragem, desde que os recursos sejam oficialmente destinados. “Já encaminhei ofício à assessoria do deputado deixando claro que mande o dinheiro e a prefeitura autoriza. Não temos vaidade, temos responsabilidade”, declarou. Sérgio ainda destacou que, ao contrário do deputado de oposição, outros parlamentares têm investido em Lagarto. “Fábio Reis, Rogério Carvalho, Alessandro Vieira, Katarina Feitosa e Tiago de Joaldo já garantiram recursos reais para nossa cidade. Gustinho, até agora, só promessa e nenhum centavo. O povo não se engana mais com ofício sem verba. A verdade está nos portais da transparência”, disse o prefeito, reforçando que o município continuará cobrando e trabalhando para garantir o progresso.
Monte Alegre de Sergipe: 8º aniversário do Sarau no Coreto Neste sábado, a partir das 16h, a população monte-alegrense e os visitantes estarão celebrando o 8º aniversário do Sarau no Coreto — um projeto idealizado pela sociedade civil com o objetivo de preservar, divulgar e fortalecer as manifestações culturais existentes no município. Para marcar esta data especial, haverá recitação de poemas, exposição de artesanato, lançamento de livro e apresentações musicais com Yudi e Yuri – os Vaqueirinhos, Johny Fiel e Roberta Cajueiro. O Sarau no Coreto é reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial de Monte Alegre de Sergipe. Mais informações aqui: https://www.instagram.com/saraunocoreto1/
Estágio As inscrições para o processo seletivo de estagiários dos cursos de Administração, Ciências Sociais, Direito, Engenharia de Produção, Estatística, Geografia, História, Psicologia e Técnico de Informática foram prorrogadas, segundo informou a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). O edital foi divulgado nesta quinta-feira, 17, pela Seteem. Os interessados têm até o dia 30 para enviar a inscrição para o e-mail estagio.selecao@seteem.se.gov.br . Ao todo são dez vagas, nove para ampla concorrência e uma para PcD. O estágio terá duração de 12 meses, prorrogável por igual período, bolsa de R$ 600,00 e auxílio-transporte diário de R$ 10,00.
Medalha Mérito Contábil O vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) foi homenageado com a Medalha Mérito Contábil José Amado Nascimento, a maior honraria concedida pela classe contábil em Sergipe, durante a III Convenção Sergipana de Contabilidade, realizada em Aracaju ontem, 17.
Empenho A comenda reconhece o empenho do parlamentar no fortalecimento da profissão contábil no âmbito legislativo municipal, a exemplo da autoria de proposituras para a criação de leis voltadas à valorização da classe contábil, dentre elas, a que institui o Dia do Profissional de Contabilidade no calendário oficial de Aracaju, e a lei que garante prioridade de atendimento a esses profissionais em órgãos públicos municipais, como secretarias e autarquias.
Papel estratégico Durante seu discurso, o vereador ressaltou o papel estratégico dos profissionais da contabilidade no desenvolvimento do setor público e do terceiro setor, não só em Aracaju, mas como em todo o estado. “É por meio do trabalho do contador que muitas instituições conseguem captar e gerir recursos públicos, inclusive por meio de tributos, como acontece com o projeto Destina Sergipe, que permite direcionar parte do imposto de renda a projetos sociais no estado. Aproveito a ocasião para agradecer toda a receptividade do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, pois, a cada diálogo, construímos juntos todas essas conquistas”, destacou Byron.
Vereador Ítalo Dias vota contra projeto para construção de 100 casas populares em Riachuelo A Câmara Municipal de Riachuelo aprovou, por maioria, um projeto de lei de grande importância social: a desapropriação de um terreno no bairro Divinéia para a construção de cerca de 100 casas populares em parceria com o Governo Federal. A proposta, enviada pelo Poder Executivo, tem como objetivo reduzir o déficit habitacional do município e oferecer moradia digna a famílias que aguardam por essa oportunidade.
Demanda urgente Dos nove vereadores da Casa, oito votaram a favor da medida. Apenas um voto foi contrário: o do vereador Ítalo Dias, do Partido dos Trabalhadores (PT). A decisão do parlamentar causou surpresa entre moradores e lideranças locais, já que o projeto atende a uma demanda urgente da população — o acesso à moradia. A expectativa é que as novas unidades habitacionais tragam melhorias concretas para a vida de quem mais precisa, especialmente em uma região que enfrenta desafios históricos de infraestrutura. A aprovação do projeto é vista como um passo importante da gestão municipal no avanço das políticas públicas de habitação. Já o voto contrário do vereador Ítalo Dias, embora legítimo no processo democrático, levanta questionamentos sobre os motivos que o levaram a se posicionar contra uma proposta que busca beneficiar diretamente a população que o elegeu.
Reforço O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) a partir desta quinta-feira, 17, conta com novos ventiladores pulmonares, que auxiliarão na condução de pacientes críticos. A aquisição, segundo a gestão estadual, é para modernizar o parque tecnológico da unidade, que recentemente recebeu tomógrafos e de ressonância magnética. Numa breve explicação, o secretário de Saúde Cláudio Mitidieri disse que os aparelhos visam fornecer suporte ventilatório invasivo e não invasivo, atendendo pacientes em condições clínicas de maior gravidade, como é o caso dos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Doação Sergipe registrou aumento do número de doação de órgãos. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), nos primeiros meses do ano até o último dia 3 de julho foram registradas 28 doações, um aumento de mais de 20% em 2025, se comparado com o mesmo período do ano passado, sendo três doadores de coração. Os dados são acompanhados de perto pela Organização de Procura de Órgãos (OPO), unidade hospitalar responsável por identificar e avaliar potenciais doadores de órgãos e tecidos para transplante, além de coordenar a captação e o envio dos órgãos para a Central de Transplantes.
Primeiro dia da Feira Viva Sergipe tem celebração da cultura local, inovação e valorização dos pequenos negócios A abertura oficial da Feira Viva Sergipe, promovida pelo Sebrae, aconteceu na terça-feira, 16, com uma programação que celebrou a cultura sergipana, fomentou o empreendedorismo e destacou temas atuais como inovação e inteligência artificial. O evento, realizado no AM Malls, em Aracaju, segue até o dia 20 de julho com estandes de micro e pequenos empreendedores, capacitações, praça de alimentação com produtos da terra e atrações culturais.
Apresentações O primeiro dia contou com a apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros de Sergipe, com clássicos do cancioneiro sergipano, do grupo Cultural Parafusos e apresentação de Jeanny Lins e Forró Sonho Real. Estiveram presentes autoridades como o vice-governador de Sergipe, Zezinho Sobral, o secretário da Casa Civil, Jorge Araújo Filho, o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Ricardo Vasconcelos, o presidente da CDL Sergipe, Elisson Bomfim, além de secretários municipais, representantes de instituições parceiras e empresários locais.
Capacitação e geração de negócios A superintendente do Sebrae Sergipe, Priscila Felizola, acompanhou a programação e destacou a importância da feira como vitrine para os pequenos negócios e espaço de fortalecimento da economia local. “Abrimos oficialmente a Viva Sergipe 2025, essa que é uma feira que veio para resgatar a sergipanidade trazendo turismo, gastronomia, artesanato, agro e indústria, mas também muita capacitação e geração de negócios porque essa é a razão de existir do Sebrae Sergipe. Todos os participantes aproveitarão essa grande experiência durante os cinco dias, além da presença dos nossos artistas sergipanos que farão apresentações mostrando todo o potencial do nosso estado”, contou.
IA Um dos momentos mais aguardados da programação do primeiro dia foi a palestra com o jornalista Ben-Hur Corrêa, que abordou o tema “Como a IA pode ajudar a desenvolver a pequena empresa”. O especialista apresentou reflexões sobre o impacto das tecnologias no mercado e a necessidade de adaptação dos pequenos negócios às transformações digitais. “O objetivo é mostrar ao microempresário como utilizar essas ferramentas para expandir a sua capacidade de negócio, aplicar isso de forma prática. Explicar o que é esse tipo de ferramenta, como funciona a inteligência artificial e como encará-la de forma crítica também, com reflexão. Estou muito surpreso com a grandiosidade desta feira, ela está carregando todo o espírito sergipano, que é acolhedor e trabalhador. É muito bonito ver essa organização.”
Compromisso O diretor técnico do Sebrae Sergipe, Brenno Barreto, e o diretor administrativo-financeiro, Raymundo Almeida, também participaram da abertura e reforçaram o compromisso da instituição com o desenvolvimento dos pequenos negócios sergipanos.Para Brenno, “a feira representa a missão, o conceito e a essência do Sebrae. Este ano fortalecemos os equipamentos turísticos de Sergipe, como as cachoeiras – ainda pouco exploradas – e o Parque dos Falcões, com um ambiente especial para as aves serem contempladas. Nossa intenção é fazer um elo entre o público, o Sebrae e os empreendedores, trazendo oportunidades de negócios e vendas”.
Negócio e entreternimento Da mesma maneira, Raymundo Almeida demonstrou seu apoio ao evento e destacou a questão ambiental: “Ela virou uma grande oportunidade voltada para o micro e pequeno negócio e um entretenimento para a sociedade sergipana. Além disso, é um evento com medição de emissão de gás carbônico, para que seja depois compensado. A preocupação com o meio ambiente deve ser de todos e é do Sebrae”, acrescentou
Carbono neutro Durante toda a realização do Viva Sergipe, estão sendo calculadas as emissões de gases de efeito estufa (GEE) associadas ao evento — como deslocamentos, consumo de energia, combustíveis, uso de materiais e resíduos. Ao final, todo esse impacto será compensado por meio de apoio a projetos ambientais certificados, que contribuem para a redução global das emissões e promovem benefícios sociais e ambientais.A neutralização das emissões faz parte de uma estratégia que visa ampliar o impacto positivo do Viva Sergipe e engajar o público em práticas mais sustentáveis, alinhadas às metas climáticas e ao compromisso com o futuro do planeta.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no Twitter
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“A maioria de nós prefere olhar para fora e não para dentro de si mesmo.” Albert Einstein.