Aedes aegypti: nove cidades em SE estão com alto índice de infestação

O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

(Foto: Freepik)

Nove municípios sergipanos estão com alto índice de infestação, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 22, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) a partir do quarto Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. Outros 44 municípios apresentaram médio risco, 21 com baixo risco e apenas um município que não realizou o levantamento.

O estudo mede a presença do vetor nas localidades pesquisadas que apresenta o índice satisfatório que vai de 0 a 0,9; o de média infestação de 1,0 a 3,9; e o de alto risco acima de 4,0. Os municípios de Cedro de São João (4,0); Barra dos Coqueiros (4,1); Riachão do Dantas (4,3); Malhador (4,6); Santa Luzia do Itanhy (4,8); Itabaiana (5,5); Cumbe (6,1); Simão Dias (6,3) e Nossa Senhora da Glória (6,6) ) apresentaram alto risco de infestação do Aedes aegypti.

De acordo com a gerente de endemias da SES, Sidney Sá, o levantamento é uma ferramenta crucial para identificar a presença do vetor nas localidades. “É observado os potenciais criadouros, locais onde o mosquito se prolifera com maior frequência. A partir desses dados, são desenvolvidas atividades de prevenção como visitas domiciliares, atividades educativas e palestras em escolas. Esse conjunto de ações de prevenção facilita para o gestor o planejamento e a implementação de medidas adequadas”, destacou a gerente.

Combate ao mosquito

O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O vetor utiliza todo tipo de recipiente capaz de acumular água para depositar seus ovos. Por isso, é necessário que as pessoas reforcem as medidas preventivas para o combate eficaz contra o vetor, observando os vasos de plantas com acúmulo de água, reservatórios e pneus.

Outra forma de prevenção é a vacina contra a dengue, que tem como público-alvo crianças de 10 a 14 anos de idade. Ela é aplicada nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios de Aracaju, Laranjeiras, Divina Pastora, Riachuelo, Barra dos Coqueiros, Itaporanga d’Ajuda, São Cristóvão e Santa Rosa de Lima com base em critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). O imunizante é quadrivalente e protege contra os quatro principais sorotipos virais que estão circulando no país e tem como público-alvo crianças de 10 a 14 anos de idade.

Além disso, como medida complementar é disponibilizado o carro fumacê ao enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, em sua fase adulta. Apesar da circulação do carro fumacê, a população deve continuar adotando ações preventivas contra o mosquito.

Sintomas

Os infectados pelo mosquito podem apresentar febre, dor de cabeça e no corpo. Em caso de outros sintomas mais específicos, a pessoa deve procurar a UBS mais próxima de sua residência para uma avaliação médica. A população deve tomar cuidado com a automedicação, pois os anti-inflamatórios e os medicamentos que contêm ácido acetil salicílico são contraindicados em pessoas com dengue, pois podem aumentar o risco de sangramentos e complicações.

Com informações da SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais