Um tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) foi encontrado morto na manhã deste sábado, 2, na Praia do Mosqueiro, no litoral sul de Aracaju. A informação foi confirmada pela Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) por meio das redes sociais.
De acordo com a FMA, a carcaça do animal estava em avançado estado de decomposição e apresentava marcas de interação com atividade pesqueira, além de indícios da prática de finning — o corte das barbatanas, muitas vezes realizado de forma cruel e ilegal. No entanto, ainda não é possível determinar se esse procedimento foi feito antes ou depois da morte do animal.
Há suspeita de que se trate do mesmo tubarão avistado na sexta-feira, 1º, na região da Ilha dos Namorados, conforme registrado em vídeo que circulou nas redes sociais, possivelmente levado pela maré até a Praia do Mosqueiro. A equipe técnica da FMA está em deslocamento para o local a fim de realizar o registro e atendimento da ocorrência.
Segundo a FMA, o tubarão-tigre é uma espécie comum na costa nordeste do Brasil e exerce um papel ecológico importante nos ecossistemas marinhos, sendo considerado um predador de topo na cadeia alimentar. A sua presença é um indicativo de equilíbrio ambiental, e sua morte com possíveis sinais de pesca predatória acende um alerta para a necessidade de maior fiscalização e conscientização sobre a preservação da fauna marinha.
A Fundação Mamíferos Aquáticos reforçou que, em casos de avistamento de mamíferos, tartarugas ou aves marinhas vivos debilitados ou mortos, a população pode entrar em contato com o serviço de resgate pelo número 0800 079 3434 (em horário comercial) ou pelo telefone de plantão: (79) 99130-0016.
Outros casos
O caso do tubarão-tigre se soma a outros registros de animais marinhos encontrados nas praias sergipanas nas últimas semanas. No dia 31 de julho, um pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), espécie originária da Patagônia, foi resgatado debilitado no litoral sergipano, mas não resistiu e acabou morrendo, apesar dos cuidados das equipes da FMA. Já no dia 23 de julho, uma carcaça de baleia-jubarte em avançado estado de decomposição foi encontrada na Praia da Caueira, no município de Itaporanga d’Ajuda, também no litoral sul de Sergipe.
Por Verlane Estácio com informações da FMA