As estatísticas de atendimento do SAMU Aracaju no Projeto Verão 2011 apontam que a festa foi tranquila, sem violência. Mesmo nas noites mais concorridas, como a dos shows de Kid Abelha e Revelação, o número de atendimentos e remoções foi baixo. Na Praia de Atalaia, a equipe fez uma única remoção por noite e a maior parte dos atendimentos foi motivada por excesso de ingestão de álcool.
O posto fixo do SAMU Aracaju no evento contou com o suporte de duas viaturas, uma de Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Foram mobilizados diariamente 23 profissionais. “Este ano, a população se divertiu com muita tranquilidade. Mesmo no dia Kid Abelha e Revelação (sexta), que reuniu uma multidão, realizamos 23 atendimentos e uma só remoção”, registra a coordenadora do SAMU Aracaju, Waneska Souza.
Ainda de acordo com ela, no dia 10 (sábado) foram realizados no posto fixo do SAMU Aracaju 13 atendimentos. “Onze foram casos clínicos sem grandes problemas, seis por ingestão de bebida alcoólica. Foram registrados um trauma e uma remoção para o Hospital Renascença. Nesse dia, 67% do atendimento foi com adolescentes”, conta.
No dia 11, foram registrados 11 atendimentos, dos quais oito casos clínicos, quatro deles por ingestão de bebida alcoólica. Houve nesse dia uma remoção para o Hospital Municipal Fernando Franco (Zona Sul), por intoxicação alcoólica. No dia de maior volume de pessoas, dia 12, foram atendidas 23 pessoas.
Dos 14 casos clínicos, nove foram por ingestão de bebida alcoólica e houve uma remoção para o Hospital Municipal Fernando Franco, também por ingestão alcoólica. Já no dia 13, foram atendidas pelo SAMU Aracaju 13 pessoas, sendo 10 casos clínicos, dos quais oito por ingestão de bebida alcoólica. Um paciente vítima de agressão física foi encaminhado para o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).
Resolutividade
Segundo Waneska Souza, as famílias e os jovens sabem que o atendimento do SAMU Aracaju é qualificado. “Havendo necessidade, a remoção é garantida com segurança para unidade de referência, de acordo com a avaliação do médico-regulado. No posto fixo, para pequenos cortes, os profissionais fazem suturas, pacientes clínicos são medicados no local e em pequenos ferimentos são feitos curativos”, detalha.
Já os pacientes que beberam em excesso têm acesso a medicações apropriadas e são liberados para casa sem precisarem ser removidos para hospitais. “Em casos mais graves, o paciente tem atendimento de urgência, é estabilizado por uma equipe qualificada e é encaminhado com segurança para hospitais da região, caso necessite”, explica a coordenadora.
Fonte: PMA
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B