Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
D
Direto para o governador Fábio Mitidieri: Não basta anunciar que apoiará à reeleição do presidente Lula. Se quer mostrar que é de centro-esquerda e que não aceita o retrocesso que a extrema-direita está querendo impor ao país neste momento é preciso ação e não omissão.
Não dá para assumir a reeleição de Lula e ficar agradando representantes da extrema-direita que estão contra as decisões do ministro do STF, Moraes, que defendem anistia e acham que a tentativa de golpe não existiu. Governador o senhor sabe que os senadores Alessandro Vieira e Laércio Oliveira assinaram o pedido de impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes? Não dá para “agradar” dois senhores, ou melhor, neste caso três senhores.
Não dá para apoiar Lula e ficar “de casamento” marcando com o senador Alessandro Vieira e o discípulo de Bolsonaro mais ardoroso em Sergipe, o senador Laércio Oliveira que foi chacota na imprensa nacional quando ficou na carroceria de uma caminhonete abraçando o golpista pela cintura pelas ruas de Aracaju numa cena patética de subserviência nunca vista na história política de Sergipe
Então governador decida-se, até porque está claro que a polarização política do país vai interferir nas eleições estaduais. É preciso escolher: ser protagonista das eleições 2026 em Sergipe ou ser um mero coadjuvante. A decisão está em suas mãos. Só não pode querer servir aos dois lados, o eleitorado não é bobo e a história não perdoa!
SMTT/AJU! O público e o privado se entrelaçam! É desse jeito, Nelson Felipe? Qual penalidade os responsáveis sofrerão? No último sábado foi postado nas redes sociais deste espaço – https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/ e https://x.com/BlogClaudioNun com foto e vídeo uma senhora saindo de uma caminhonete da SMTT – placa RRC5H34 – às 11h20, na Avenida Murilo Dantas – da Unit no Bairro Farolândia. A foto e o vídeo viralizaram. E os leitores perguntaram: quantos se utilizam desse expediente na autarquia? Qual penalidade os responsáveis sofrerão? A SMTT se orgulha desse tipo de atitude? O povo pergunta e pede, pede não, exige uma resposta da SMTT.
“Hoje em dia nada é feito sem deixar rastro”. Telefonemas que deixaram rastros e “desnudarão” uso de instituição por um diretor para prejudicar um candidato Em Sergipe, como diz o ex-governador Albano Franco, todo mundo se conhece e, principalmente ninguém faz “malfeito” sem ser descoberto. Pois bem o blog foi informado por um funcionário de uma importante e histórica instituição de Sergipe, que um dos seus principais diretores passou a manhã da última sexta-feira, 8, na sede da entidade, ligando para vários membros, usando a instituição para tentar convencê-los a não votarem em um determinado candidato a um importante cargo público. A pergunta é: será que este desesperado diretor esqueceu que a histórica instituição é de todos os seus membros atuando na defesa da ética? O funcionário, que inclusive gravou uma pequena parte, está decidindo se repassar o áudio para este blog. Sua divulgação pública será um furdunço, algo fora da ordem em Sergipe del Rey…

CMais Feirante O governador Fábio Mitidieri, juntamente com a primeira-dama Érica Mitidieri, estiveram em Itabaiana no último sábado, 9, para o lançamento do CMais Feirante, política inédita de apoio a feirantes e ambulantes. A ida reforça a estratégia do governo de manter presença ativa no Agreste, região que vem recebendo investimentos robustos em saúde, educação e infraestrutura, sem distinção política entre os gestores locais.
CMais Feirante II “São 60 mil famílias que recebem cartões CMais e cartão Mão Amiga. Mas nós queremos avançar, e é por isso que a gente tem ações como o Prato do Povo, e agora o CMais Feirante e do Ambulante. Mas nós também fazemos programas de qualificação, são mais de 30 mil sergipanos sendo qualificados. Inclusive aqui no Sest Senat, nós temos curso de operador de máquina agrícola. Tudo isso para que você tenha oportunidade de emprego, de trabalho, não dependa mais do seu cartão de transferência”, afirmou o governador.
AJU! Em escola municipal do Bairro Lamarão comunidade, professores e servidores revoltados porque querem trocar as cores vermelha e preta da banda. Cores tradicionais da escola usadas desde o início, inclusive nas formaturas O blog recebeu uma denúncia da comunidade, professores e servidores da Escola Municipal Sérgio Francisco da Silva, no Bairro Lamarão, de que a direção pretende trocar as cores vermelha e preta da banda marcial, que na verdade são as cores tradicionais e histórica não só da banda, mas da escola. O blog conhece a atual secretária, Edna Amorim e, prefere acreditar que ela não tem conhecimento deste lamentável fato. Qual o motivo para mudar as cores? A direção está querendo agradar a quem tirando o vermelho? Não seria melhor focar na qualidade da educação do que querer mudar duas cores? Não é um ato de quem não tem o que fazer? Ou de puxa-saquismo mesmo? História e tradição transcende qualquer ideologia política…
Mais infraestrutura O prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, autorizou na quinta-feira, 7, a pavimentação granítica da estrada Zé Vitório, no povoado Jenipapo. A obra, aguardada há décadas pela população, representa um avanço importante para a comunidade e foi assegurada a partir de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Reis. “Essa é uma conquista do povo. Estamos aqui para cumprir compromissos, com responsabilidade e trabalho sério”, afirmou o prefeito. A solenidade de assinatura da ordem de serviço reuniu lideranças políticas e moradores da comunidade, que celebraram o início das obras, a exemplo do vereador Genisson de Tonho de Totonho.
Compromisso cumprido Com investimento total de R$ 1.317.596,31, o projeto contempla mais de 6 mil metros quadrados de pavimentação e também beneficia os povoados João Martins e Brasília. Durante o evento, Sérgio Reis destacou a relevância da intervenção para o dia a dia dos moradores e adiantou novos investimentos para a região. “A zona rural precisa de estrada, precisa de infraestrutura. E é isso que estamos entregando, dignidade para quem produz e vive no campo”, afirmou. O deputado Fábio Reis também reforçou a parceria com a gestão municipal e o compromisso com o desenvolvimento de Lagarto. “A gente, que faz política com seriedade, com compromisso, tem que dar exemplo. Nós não fazemos marketing, a gente entrega trabalho. E isso aqui é trabalho de verdade”, reiterou.
Obras por Lagarto Comandada pelo prefeito Sérgio Reis, a atual gestão tem reforçado seu compromisso com o desenvolvimento das comunidades rurais de Lagarto. Com o apoio direto do deputado federal Fábio Reis, a Prefeitura vem concretizando obras que estavam esquecidas há anos. Nas últimas semanas, o gestor inaugurou a pavimentação da Pista do Pau Grande, no povoado Colônia 13, fruto de emenda parlamentar. No mesmo dia, foi assinada a ordem de serviço para a pavimentação do povoado Sobrado, dentro de um contrato de R$ 3,2 milhões que contempla ainda os povoados Gameleiro e Santo Antônio. “Essa é uma gestão que chega onde ninguém chegava. Estamos levando dignidade e mobilidade para todos os cantos de Lagarto”, destacou Sérgio Reis.
Diálogo com o governo federal A última sexta-feira, 8, foi marcada pela presença de dois ministros do Governo Federal em Aracaju: Márcia Lopes, ministra das Mulheres, e Márcio Macêdo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência. O governador Fábio Mitidieri recepcionou os ministros com um café da manhã antes da abertura da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. O encontro evidenciou prestígio político, articulação institucional e a aproximação com nomes do primeiro escalão do governo Lula.
193 O telefone 193, antes exclusivo para o Corpo de Bombeiros, também já pode ser usado para solicitar os serviços da Polícia Militar em Sergipe. A mudança, anunciada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) na última sexta-feira, visa ampliar os canais de atendimento e garantir maior rapidez no atendimento das demandas de segurança pública.
UFS lança curso de Doutorado em Comunicação durante II Seminário de Pesquisa – SEMPESCOM O lançamento oficial do curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFS (PPGCOM/UFS) ocorrerá durante o II Seminário de Pesquisa em Comunicação (SEMPESCOM), que será realizado nos dias 14 e 15 de agosto. A solenidade de lançamento do Doutorado em Comunicação, aberta à comunidade acadêmica e demais interessados, acontecerá na tarde do dia 14 no auditório da Bicen, com a presença de coordenadores, docentes e discentes do programa. O SEMPESCOM consolida o programa como centro de excelência na formação de pesquisadores em estudos comunicacionais em Sergipe e região.
Nomes Dois respeitados nomes da pesquisa em Comunicação no Brasil marcam presença no evento. Eliezer Pires da Silva, professor do Departamento de Arquivologia da UNIRIO, realiza a palestra de abertura “Avaliação da pós-graduação em Comunicação, Informação e Museologia na CAPES: balanço e perspectivas”, oferecendo um panorama estratégico sobre os rumos da área. Simone Pereira de Sá, professora titular da Universidade Federal Fluminense, encerra o seminário com a palestra “As guerras culturais do pop: fanativismo, tretas e cancelamentos”.
Bate-papo Um dos destaques do seminário é o bate-papo com a comissão de seleção do PPGCOM-UFS para o esclarecimento de dúvidas sobre os editais do mestrado e, principalmente, do novo doutorado para o ano letivo de 2026. Esta é a primeira oportunidade para interessados conhecerem os critérios e diretrizes do programa que marca a consolidação da pós-graduação em Comunicação na UFS.
Programação diversificada O SEMPESCOM oferece uma programação diversificada que combina formação teórica e prática, com foco em impacto social e inclusão. Entre os destaques estão os minicursos “Referenciais epistemológicos de raça na pesquisa em Comunicação”, ministrado por Alice Andrade, nova professora do programa; “Digitopia: Afrofuturismo e Tecnologias Digitais”, conduzido por Kênia Freitas, professora do curso de Cinema e Audiovisual da UFS; e “Jornalismos contra-hegemônicos: mediações, narrativas e disputas na comunicação sindical e no jornalismo independente”, com o egresso do programa Thiago Leão. As oficinas práticas incluem “Narrativas imagéticas insurgentes”, pelas artistas visuais Isla Gristelli e Sônia Mellone, e “Fotografia e Bordado”, com as jornalistas e egressas do programa Dayanne Carvalho e Clara Dias.
Minicursos A programação contempla ainda minicursos sobre temas contemporâneos como “Jornalismo de subjetividade: uma perspectiva interseccional”, com as egressas e discente Laila Oliveira e Kamilla Abely, e “Saúde Mental e Desigualdades: evidências a partir do Projeto Alteridades na Pós-Graduação em Comunicação”, ministrado por Eloy Santos Vieira, pesquisador no PPGCOM/UFS. No período da tarde, acontecerão as apresentações de trabalhos de discentes, com a relatoria de docentes e egressos, proporcionando um rico intercâmbio acadêmico e integração.O II SEMPESCOM celebra o lançamento do doutorado, assim como consolida o PPGCOM/UFS como polo de formação e pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento na área de Comunicação em Sergipe. Mais informações: https://doity.com.br/ii-seminario-de-pesquisa-em-comunicao-2025 e https://www.instagram.com/ppgcom.ufs/
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
Débito Emsurb servidores De um servidor: “Trabalhamos no Natal iluminado, novembro e dezembro no Parque da Sementeira e até agora não recebemos. Entramos em contato com a Emsurb e informam que não tem previsão. A quem recorrer? Será que a prefeita sabe desta dívida?”
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no Twitter
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“Importante não é ver o que nunca ninguém viu, mas sim pensar o que nunca ninguém pensou sobre o que todo mundo vê.” Arthur Schopenhauer.
“Continuar a rezar para que se ponha um fim às guerras”: em seus apelos após rezar o Angelus, o Papa Leão XIV mencionou inicialmente o aniversário das explosões atômicas em Hiroshima e Nagasaki, afirmando que este despertou em todo o mundo a “a necessária rejeição da guerra como caminho para a resolução dos conflitos”:
O 80º aniversário dos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki reacendeu em todo o mundo a necessária rejeição da guerra como meio de resolução de conflitos. Que aqueles que tomam as decisões tenham sempre presente sua responsabilidade pelas consequências de suas escolhas sobre as populações. Não devem ignorar as necessidades dos mais vulneráveis e o desejo universal de paz. Aqui: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-08/papa-leao-xiv-angelus-paz-hiroshima-nagasaki-armenia-azerbaijao.html