SSP emite Carteira de Identidade Nacional para mulheres

Para a ação que acontece nesta terça-feira, o Instituto de Identificação disponibilizou 300 senhas para atendimento às mulheres e seus filhos, entre zero e seis anos.

O atendimento acontece das 8h às 17h nesta terça-feira, 26. (Foto: SSP/SE)

Em ação integrada ao Agosto Lilás e à Operação Shamar, voltada ao enfrentamento à violência contra a mulher e à promoção de uma sociedade mais justa, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe (SSP), por meio do Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel Gonzaga (IIWSG), está realizando o atendimento para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) às mulheres que compareceram à sede da instituição, localizada na rua Porto da Filha, nº 345, no bairro Getúlio Vargas, na região central de Aracaju.

O atendimento, que acontece das 8h às 17h nesta terça-feira, 26, também foi estendido aos filhos, entre zero e seis anos, que compareceram ao IIWSG acompanhados das mães. Para esta ação, o Instituto de Identificação disponibilizou 300 senhas, destinadas às mulheres e crianças. Caso a procura ultrapasse o número de senhas previsto, as mulheres que não forem contempladas para esta terça-feira receberão uma senha para atendimento no dia seguinte, quarta-feira, 27 de agosto, também na sede do Instituto de Identificação.

De acordo com a coordenadora da Operação Shamar em Sergipe, delegada Nalile Castro, a ação é fundamental para ampliar a participação da mulher na sociedade. “Então, nesta terça-feira, a SSP, por meio do Instituto de Identificação, realiza esta ação em prol das mulheres, com a facilitação do acesso à emissão da CIN. Desse modo, transformamos esta data em um dia especial, visando garantir o direito da mulher à cidadania”, enfatizou.

Esta ação também dialoga com a perspectiva de ir além da ação repressiva da Operação Shamar, abrangendo a prevenção e o empoderamento da mulher, conforme evidenciou a diretora do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), delegada Mariana Diniz. “A ação visa fortalecer a autonomia e a segurança das vítimas de violência, já que há agressores que retêm documentos como forma de isolá-las, impedindo que elas tenham acesso ao sistema de justiça, a empregos e benefícios sociais. Então, hoje estamos devolvendo a autonomia às mulheres”, evidenciou.

Agosto Lilás e Operação Shamar

O Agosto Lilás tem por objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Além disso, a campanha também promove a dignidade feminina, estimulando a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e segura para todas as mulheres. Aliado ao Agosto Lilás, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realiza junto aos estados a Operação Shamar. No âmbito da operação, está sendo realizada uma força-tarefa para intensificar o atendimento às mulheres, o cumprimento de medidas protetivas de urgência e de mandados de prisão.

Fonte: SSP/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais