
O Centro de Cultura de Aracaju recebe, a partir do dia 28 de agosto, às 19h, a exposição Atravessar e Transver – Sertões 2025, resultado da residência artística que reuniu quatro artistas em uma imersão pelo sertão sergipano, com vivências em locais como a Rota do Cangaço, o Rio São Francisco, o Assentamento Barra da Onça e a Serra da Guia.
Selecionados por chamamento público, os artistas Aline Viana, D.L., Karine Varjão e Rafael Carvalho foram convidados a transformar as experiências em obras que dialogam com memória, resistência, identidade e poesia. A proposta da residência não se concentrou no aprimoramento técnico, mas na troca de saberes e no mergulho no território como espaço de criação.
Na abertura da exposição, o público também poderá assistir a um documentário de 13 minutos dirigido pelo jovem cineasta Rafael Brasis, que registra toda a travessia realizada pelos artistas no sertão. A mostra conta ainda com a participação do artista convidado Maury DC, que acompanhou e dialogou com a proposta da residência. Quem for ao Centro Cultural, também poderá apreciar os trabalhos de dois artistas de Poço Redondense, Matheus Cordeiro e Fael Rocha.
A Residência Artística Atravessar e Transver -Sertões 2025, foi realizada pela plataforma ÇIRIJI – Olhar para Sergipe e Criar Pontes, com incentivo da Lei Complementar Federal n. 1952022 Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura, por meio do edital n. 6.2023 Tarcísio Duarte, executado pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe Funcap\SE e conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Aracaju (Secult Aju).
Fonte: PMA