Grávida morre durante trabalho de parto em maternidade de Aracaju

O Hospital Santa Isabel classificou o caso como “raro e imprevisível”.

O Hospital Santa Isabel classificou o caso como “raro e imprevisível”.(Foto: Reprodução)

 

Uma grávida de 32 anos morreu no dia 22 de agosto durante o trabalho de parto na Maternidade do Hospital Santa Isabel, em Aracaju. A paciente, que esperava sua segunda filha, sofreu complicações enquanto aguardava o procedimento e não resistiu. O caso levantou questionamentos da família sobre possível negligência médica, já que a paciente, segundo familiares, não apresentou nenhuma intercorrência durante o pré-natal nem ao longo da gestação.

Em nota divulgada nesta quinta-feira, 28, o Hospital Santa Isabel confirmou o óbito e lamentou a morte da paciente, mas negou que houve falhas. Segundo a unidade hospitalar, “toda a assistência à parturiente foi realizada dentro dos protocolos obstétricos preconizados” e a equipe médica conseguiu salvar o bebê, que nasceu sem sequelas após um parto cesáreo de emergência realizado enquanto a mãe já estava em parada cardiorrespiratória.

“A equipe, altamente qualificada, conseguiu impedir o óbito do feto, agindo de forma rápida na garantia de sua vitalidade”, diz um trecho da nota. O hospital afirma que o caso será avaliado pelo Comitê Municipal e Estadual de Mortalidade Materno-Infantil, como previsto para eventos graves do tipo, considerados “raros e imprevisíveis”.

Ainda de acordo com o hospital, a família foi informada sobre as causas do óbito no dia do ocorrido, e uma nova tentativa de diálogo ocorreu em 26 de agosto, quando o companheiro da vítima esteve na unidade, mas preferiu não receber mais esclarecimentos naquele momento.

A nota também informa que, por questões de sigilo profissional, detalhes do prontuário médico não podem ser divulgados publicamente, sendo acessíveis apenas a familiares ou mediante ordem judicial.

Por Nicolle Santana e João Paulo Schneider

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais