
A capital Aracaju será palco, nos dias 29 e 30 de agosto de 2025, de um curso inédito sobre “Geriatria Territorial e Cuidados Paliativos: A Experiência Italiana”. O evento acontece no Instituto Mariano de Estudos e Inovação (IMEI Academy) e será conduzido pelo renomado geriatra italiano Dr. Andrea Fabbo, referência mundial no tema. A inscrição pode ser feita aqui.
A iniciativa terá dois encontros presenciais na sexta-feira (18h30 às 22h) e no sábado (8h às 12h). O público-alvo são médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, gestores de saúde e profissionais que atuam diretamente com a terceira idade.
Experiência italiana de referência mundial
A Itália é considerada modelo internacional em geriatria territorial, especialmente a região da Emilia-Romagna, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa expertise será compartilhada com o público sergipano pelo Dr. Andrea Fabbo, que participou ativamente do Plano Nacional de Demência e de políticas públicas de integração em saúde na Itália.
Além de oferecer uma visão global sobre os desafios do envelhecimento, o curso apresentará modelos integrados de cuidado, protocolos testados internacionalmente e metodologias práticas que poderão ser aplicadas ao contexto brasileiro.
Benefícios para os participantes
O curso é uma oportunidade única para os profissionais da área que buscam aprimorar sua prática clínica. Considerando o aumento da população idosa no Brasil, em especial em Sergipe, de acordo com os dados do IBGE (2022), o curso “Geriatria Territorial e Cuidados Paliativos: A Experiência Italiana” trará o modelo italiano de cuidado aos idosos, referência pela OMS, pela primeira vez ao Nordeste.
O curso aborda os fundamentos e práticas da geriatria territorial e dos cuidados paliativos, tomando como base a experiência de excelência desenvolvida na Emilia-Romagna, Itália.
Sob a condução do renomado geriatra italiano Dr. Andrea Fabbo, serão discutidos modelos integrados de cuidado, estratégias de integração e boas práticas em saúde do idoso, sempre com foco na humanização, autonomia e dignidade.
Os participantes terão acesso a:
-Aprendizado direto com o renomado geriatra italiano Dr. Andrea Fabbo;
-Os pilares para um bom envelhecimento;
-Certificação emitido pelo IMEI;
-Network exclusivo com profissionais da saúde que buscam atualização de alto nível;
-Soluções práticas para a gestão da complexidade geriátrica;
-Abordagem inovadora sobre cuidados paliativos especializados para idosos, área em alta demanda no Brasil.
-Um especialista com trajetória internacional
O Dr. Andrea Fabbo é diretor da UOC de Geriatria – Distúrbios Cognitivos e Demência da AUSL de Asti (Piemonte, Itália). Com mais de duas décadas de atuação, ele se destacou na organização de serviços para idosos, na integração entre cuidados hospitalares e territoriais e na implementação de programas de atenção à demência.
Sua experiência inclui atuação na AUSL de Modena, coordenação de equipes multidisciplinares e colaboração com sociedades científicas renomadas, como a SIGG (Sociedade Italiana de Gerontologia e Geriatria) e a INTERDEM, associação europeia dedicada a pesquisas sobre intervenções psicossociais.
Programação
-29/8 (sexta-feira à noite): abertura e início das aulas presenciais no IMEI;
-30/8 (sábado pela manhã): continuidade do curso com atividades práticas e estudos de caso.
Fonte: Assessoria de Imprensa do IMEI Academy