Batucada chama a atenção de mulheres

Batucada e cantorias chamaram a atenção no Centro (Fotos: Portal Infonet)
“Salsa, cebola, cebolinha, mulheres não foram feitas só para cozinha…”. A cantoria chamou a atenção de várias pessoas que passaram pelo calçadão da rua de João Pessoa, localizada no Centro da capital, na manhã desta sexta-feira, 18. O ato público que contou com a batucada de mulheres da Marcha Mundial das Mulheres em Sergipe (MMMSE) marcou o encerramento dos trabalhos desenvolvidos em virtude das comemorações pela passagem do Dia Internacional da Mulher [8 de março].

Para a educadora do Centro Feminista 8 de Março, Maria In~es dos Santos Souza, o trabalho desenvolvido neste mês teve resultado positivo. “Nós realizamos debates, apresentação de filmes e estivemos nos municípios de Simão Dias, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Estância, Itabaiana e Propriá. Foi um trabalho muito significativo principalmente pela qualidade dos debates que foram feitos nessas cidades”, comemora.

A educadora salienta que trazer as discussões para as ruas é uma forma de alcançar muitas

Mulheres reunidas pelo fim da violência
mulheres que não procuram o movimento. “Essa é uma estratégia metodológica, porque nas ruas nós atingimos um público que não nos procura e ao passar e observar as mensagens é uma forma de ficar bem informado sobre os direitos”, explica.

Violência

Ao tratar da violência, a educadora menciona que é preciso entender que as relações sociais e machistas muitas vezes contribuem para que os abusos contra as mulheres aconteçam. “Nós ganhamos espaço, mas é preciso trabalhar a vida das mulheres e entender que a violência não é um fato isolado. A sociedade continua com o pensamento machista, onde o homem não está completamente incorporado aos serviços domésticos. Enquanto isso não for resolvido, nós vamos continuar sendo retratadas como heroínas, porque estamos sempre sobrecarregadas”, lembra.

Marcha

O ato público também promoveu a Marcha das Margaridas que ocorrerá nos dias 16 e 17 de agosto em Brasília. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) estará disponibilizando 10 ônibus para as mulheres interessadas em participar da marcha.  

Por Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais