Seinfra explica duplicação da BR-101

Duplicação dará fluidez ao trânsito (Foto: Mário Sousa)
“A intenção da duplicação é dar fluidez ao trânsito. Não faríamos uma obra que no futuro pudesse causar grandes transtornos, pois quando uma rodovia passa por dentro da cidade é preciso a instalação de redutores de velocidade como quebra molas e semáforos em todos os cruzamentos”.

A afirmação foi feita pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira, 25, por conta da polêmica em torno da duplicação da BR-101 nos municípios de Umbaúba e Cristinápolis. O projeto está orçado em R$ 246 milhões numa parceria com o Governo Federal.

Valmor Barbosa durante coletiva na sede da Seinfra (Foto: Portal Infonet)
O desvio do atual eixo rodoviário do perímetro urbano vem sendo alvo de críticas entre os prefeitos de Umbaúba, Anderson Farias e de Cristinápolis, Padre Raimundo Leal, além da preocupação de moradores dos dois municípios. Isso porque temem entre outras coisas, prejuízos para o comércio local. Os prefeitos defendem antes do início das obras, que a Secretaria de Infraestrutura realize audiências públicas visando debater amplamente o assunto.

“Mesmo que a rodovia passe por dentro da cidade, nem todos serão favorecidos, tendo em vista que um dos lados da atual pista teria que ser desapropriado” destaca Walmor Barbosa acrescentando que as audiências irão acontecer após a

Anderson Farias, prefeito de Umbaúba
conclusão do projeto básico.

Desapropriações

O secretário explicou que, caso os 53 quilômetros que serão executados pela Seinfra tenham que passar por dentro das duas cidades haverá um custo adicional na obra em cerca de R$ 40 milhões com desapropriações.

Indagado pela reportagem do Portal Infonet, como os técnicos chegaram a esse valor, Valmor Barbosa disse: “é um valor estimado, pode ser mais ou menos”. Ele falou ainda sobre a distância que terá o desvio da duplicação para as cidades.

“Em Estância a rotatória da BR-101 vai ficar a 900 metros, já em Cristinápolis esse desvio não passa de um quilômetro. E outro detalhe, os motoristas terão a opção de seguirem viagem pelo trecho antigo, uma vez que eles serão transformados em grandes avenidas com urbanização e iluminação, a exemplo do que o Dnit vai fazer em Estância”, explica o titular da Seinfra.

Valmor Barbosa lembrou que duplicação de maneira semelhante foi realizada no município de Vitória da Conquista, na Bahia, cujas obras foram executadas contornando a cidade.  “Em Vitória da Conquista aconteceu uma organização ordenada; essa é a oportunidade que as cidades sergipanas têm de se organizar de maneira adequada”, acredita.

Projeto

Na ocasião, o secretário fez questão de informar que o projeto básico ainda está em fase de produção, devendo ser concluído em cerca de 90 dias, sendo acompanhado por técnicos do Departamento de Estrada de Rodagem (DER) e do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit).

Quanto à discussão do projeto com os prefeitos, Valmor Barbosa garantiu que conversou com o prefeito de Umbaúba e mostrou o projeto, destacando que não haverá qualquer prejuízo. “Até porque o percurso antigo será mantido”.

Prazo

Esta semana, o prefeito Anderson Farias reuniu a população de Umbaúba e decidiu dar um prazo até 1º de abril para que o Governo do Estado pudesse se pronunciar sobre o assunto. “A Seinfra  está preocupada com a indenização de agora, mas tenho certeza que o prejuízo maior será no futuro com o enfraquecimento do comércio local, que ocasionará na perda de empregos e o fechamento de pontos comerciais”, entende.

Por Aldaci de Souza

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