Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Em diferentes pontos de Aracaju, a paisagem urbana vem sendo lentamente deformada por um fenômeno que combina abandono, descuido e omissão: veículos largados por tempo indeterminado em vias públicas e carros deixados em calçadas e ruas por oficinas mecânicas, ocupando irregularmente o espaço que pertence a todos.
Na Rua Gervásio Araújo de Souza, na Coroa do Meio, mas também em trechos da Zona Norte, da Zona de Expansão e de bairros centrais, moradores relatam que convivem diariamente com calçadas obstruídas, vias parcialmente interditadas e até com carcaças enferrujadas que permanecem meses sem qualquer providência. Caminhões de lixo e ambulâncias têm dificuldade de trafegar, e motoristas se arriscam em manobras perigosas para contornar os obstáculos.
Segundo informações obtidas pelo blog, o Ministério Público instaurou procedimento para apurar essas situações, inclusive a informação dada por representantes da Prefeitura de Aracaju a moradores de algumas localidades de que a administração municipal não poderia remover os veículos abandonados por “falta de caminhões” adequados. A alegação, que parece mais uma confissão de inércia, expõe o descaso do poder público com a manutenção da ordem e da segurança no trânsito urbano.
O problema não é apenas funcional. A presença constante de veículos sucateados, empoeirados e corroídos pela ferrugem provoca também severa poluição visual, desvaloriza imóveis, deteriora a estética da cidade e transmite à população a sensação de abandono. É como se pequenos bolsões de degradação fossem se multiplicando em silêncio, sem fiscalização nem respostas efetivas.
A Prefeitura precisa rever prioridades, fortalecer a fiscalização e estruturar de forma permanente o serviço de remoção de veículos abandonados, além de disciplinar de forma rigorosa o uso do espaço público por oficinas mecânicas. Mais do que resolver um problema logístico, trata-se de preservar a cidade, garantir a segurança viária e respeitar o direito de ir e vir da coletividade.
A atual gestão municipal, que já começa a enfrentar a impaciência crescente da população, precisa sobretudo melhorar a qualidade e o tempo de resposta às demandas que recebe. Quando as queixas se acumulam e as soluções não vêm, instala-se o descrédito, e com ele, a perigosa ideia de que Aracaju pode se acostumar ao abandono.
Linda Brasil denuncia precariedade das novas instalações do Restaurante Popular Padre Pedro Na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe de ontem, 11, a deputada estadual Linda Brasil expôs problemas constatados durante fiscalização nas novas instalações do Restaurante Popular Padre Pedro. A visita foi realizada na manhã da quarta-feira (10), após denúncias de condições precárias de atendimento e risco à segurança da população. O equipamento público destinado à distribuição de refeições, em especial para a população em situação de vulnerabilidade, tem funcionado no Espaço Zé Peixe, no Centro da capital, desde o dia 27 de agosto. De acordo com a parlamentar, o novo espaço não oferece a estrutura necessária à promoção da dignidade alimentar.
Longas filas, trânsito intenso e risco de acidentes “Distribuição de quentinha não é política alimentar. O governo tentou pintar um quadro de que estava tudo perfeito, mas a realidade que encontrei mostra exatamente o contrário. Há longas filas, além do trânsito intenso no local, que gera risco de acidentes. Vimos pessoas se alimentando na rua, em locais inapropriados. Não há local adequado de acolhimento para as pessoas se alimentarem com dignidade”, enfatizou.
Demanda não atendida Além dos aspectos estruturais, Linda Brasil mostrou evidências de que o quantitativo de alimentação distribuída não atende à demanda. “Uma das coisas que mais me deixou surpresa foi que a entrega das quentinhas teve início às 10h30 e, às 11h15, já não havia mais refeições. Mais de cem pessoas que aguardavam desde as 9h ou 10h não conseguiram receber, pois há limite de 1.500 quentinhas nesse horário. Então, por que não se faz um estudo para oferecer o quantitativo adequado?”, questionou.
Reunião A parlamentar reforçou que protocolou a indicação 262/2025, com solicitação à Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (SEASIC) para a criação da Cozinha Solidária Padre Pedro. “Vou solicitar uma nova reunião com a secretária da SEASIC, para que a situação seja regularizada e possamos dialogar sobre alternativas. A Cozinha Solidária é uma proposta que pode possibilitar o atendimento à demanda com dignidade e segurança, promovendo uma real política de segurança alimentar para a população”, pontuou.
Descaso com o Espaço Cultural Zé Peixe Linda Brasil também demonstrou preocupação com as condições do Museu Zé Peixe. “Os materiais do Museu Zé Peixe ficaram lá, no antigo restaurante. Deixaram um espaço tão importante, que enaltecia a figura de Zé Peixe, em um local totalmente inapropriado. Como é absurdo manter o museu de uma referência histórica em um espaço sem estrutura nenhuma. Isso mostra desrespeito com a história de Zé Peixe e com a nossa cultura”, declarou.
Descaso patrimônio público Há vários anos o blog vem cobrando, mas as autoridades sergipanas têm memoria fraca para respeitar a história. Lamentável situação do Palácio Inácio Barbosa, antigo prédio-sede da Prefeitura de Aracaju, bem no coração da cidade. Abandonado desde 2003, o prédio está em ruínas e certamente será preciso gastar muito dinheiro para recuperá-lo. O prédio foi construído e inaugurado na década de 1920. Ao lado também um prédio antigo, que antes de fechar servia como anexo da PMA, como sede da pasta da assistência social.
Abono do Fundef O Governo de Sergipe sanciona nesta sexta-feira, 12, às 9h, a lei que garante o pagamento de abono indenizatório a mais de 18 mil professores da rede estadual. O valor, superior a R$ 136 milhões, refere-se a recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef), obtidos por decisão do STF, após ação movida pela Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe – PGE-SE.
Valorização A medida, proposta pelo próprio Estado e aprovada pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) na última semana, reafirma o compromisso com a valorização dos profissionais da Educação e prevê que 60% do montante seja destinado aos docentes que atuaram na educação básica entre 1998 e 2004, com exceção do ano de 2002.
Construindo pontes E chamou a atenção na imprensa do Rio de Janeiro, um encontro da bancada do bom senso da Asssembleia Legislativa com o secretário de Governo André Moura, seguido de almoço com o governador Cláudio Castro, na última quarta-feira, 10 de setembro, começou a pavimentar a ponte do diálogo entre o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, com o governador Cláudio Castro. É por isso que o trabalho do ex-deputado André Moura é referendado nacionalmente, principalmente junto ao Congresso Nacional.
Governo do Estado acata requerimento do vereador Artur Oliveira e inclui catadoras de mangaba no Programa Mão Amiga Após anos de luta e articulação política, o Governo do Estado de Sergipe finalmente atendeu ao requerimento apresentado pelo vereador Artur Oliveira Nascimento (PT), aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Estância em 2018, que solicita a inclusão das catadoras de mangaba no Programa Mão Amiga.
Histórico do requerimento O requerimento foi inicialmente entregue ao então governador Jackson Barreto, ainda em 2018. Com a transição de governo, uma nova cópia foi encaminhada ao seu sucessor, Belivaldo Chagas. No entanto, ambos os governos não atenderam à solicitação. Persistente em sua defesa das trabalhadoras extrativistas, o vereador Artur Oliveira voltou a protocolar o documento, desta vez junto ao atual governador Fábio Mitidieri, que acatou a proposta. Com isso, as catadoras de mangaba passam a ser oficialmente contempladas pelo Programa Mão Amiga.
Vitória histórica Criado em 2009, durante o primeiro mandato do ex-governador Marcelo Déda Chagas (2007–2013), o Mão Amiga visa garantir auxílio financeiro durante o período de entressafra para trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar e extrativistas, promovendo segurança alimentar e dignidade. A inclusão das catadoras de mangaba no programa representa uma vitória histórica para esse segmento tradicional e majoritariamente feminino da economia extrativista.
Em Brasília O Diretor de Empreendedorismo Jurídico da OAB/SE, Dr. Cândido Dortas, a Secretária-Geral do Conselho Federal da OAB, Drª Roseline Morais, e o Presidente da Comissão Nacional do Direito Imigratório, Dr. Alex Barreto, estiveram em Brasília para prestigiar a cerimônia de premiação do 2º Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário, que contou com a presença do Ministro Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. A temática abordou o papel da Justiça brasileira em questões como direitos humanos e tecnologia.
Justiça condena blogueira “Vivizão” por calúnia e injúria contra o prefeito de Lagarto Sérgio Reis A 2ª Vara Criminal de Lagarto condenou, na quarta-feira, 10, a blogueira Viviane Fontes Ribeiro, conhecida nas redes sociais como “Vivizão”, pelos crimes de calúnia e injúria contra o prefeito de Lagarto Sérgio Reis. O caso analisado diz respeito a uma postagem feita por ela em agosto do ano passado, quando insinuou que o gestor havia desviado recursos públicos durante sua passagem pela Secretaria de Estado da Agricultura.
Serviços comunitários A decisão é assinada pela juíza Patrícia Cunha Paz dos Anjos, que determinou pena de 1 ano e nove meses de detenção, inicialmente em regime aberto, substituída por restrições de direitos (realização de serviço comunitário e prestação pecuniária no valor de 1.518 reais), e ainda o pagamento de indenização por danos morais à vítima no valor de 3.036 reais.
Restabelecimento da verdade “O veredito é uma vitória importante porque contribui para restabelecer a verdade e ao sinalizar que esse tipo de prática delituosa não será tolerada pela Justiça sergipana. A condenação mostra ainda que as redes sociais não são ‘terra de ninguém’, e não devem, assim, ser usadas como plataformas para desinformação e ataques à reputação e dignidade dos cidadãos”, aponta o advogado Pedro Alex Conceição, defensor do prefeito Sérgio Reis no caso. Os autos evidenciam que “Vivizão”, conhecida na cidade pelo seu alinhamento com rivais políticos de Sérgio Reis, usou sua conta no Instagram para difundir informações falsas e tecer comentários maldosos, imputando a prática de crime ao gestor. Na sentença, a magistrada chama atenção para o fato da acusada não apenas compartilhar o conteúdo, mas acrescentar comentários próprios com forte teor ofensivo, de forma que a conduta ultrapassou os limites da crítica política e configurou crime.
Desinformação O processo teve início após publicações feitas por “Vivizão” em sua conta no Instagram, em agosto de 2024, ou seja, em contexto de campanha eleitoral. Na ocasião, durante o Dia do Agricultor, ela publicou um vídeo acusando Sérgio Reis de desviar recursos públicos em sua passagem pela Secretaria de Estado da Agricultura, associando-o a supostas irregularidades na construção de cisternas. As acusações, entretanto, são infundadas: o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já havia absolvido Sérgio Reis em processo relacionado ao tema quando os comentários foram feitos.
Desinformação II Durante os depoimentos, a ré admitiu não ter conferido o teor completo da notícia, tampouco ter checado sua veracidade antes de compartilhar e tecer as suas considerações. Essa conduta é agravada pela atuação da mesma na internet, uma vez que ela se autointitula responsável por um portal de notícias, embora não possua registro profissional como comunicadora. Além disso, suas publicações são marcadas por ataques pessoais e acusações sem provas, prestando um verdadeiro desserviço à população lagartense e criando um contexto de desinformação e hostilidade que não condizem com os valores democráticos e de cidadania política.
No DF O governador em exercício de Sergipe, Zezinho Sobral, participou ontem, 11, em Brasília de um encontro nacional sobre educação. Na condição de presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), ele ressaltou o papel estratégico das secretarias estaduais na implementação das políticas educacionais e a importância da cooperação entre os entes federativos.
Hospital do Câncer O Hospital do Câncer de Sergipe, localizado em Aracaju, já alcançou 96% das obras físicas concluídas. Com o investimento de mais de R$ 170 milhões, o início das atividades do novo equipamento de saúde está previsto para o final de 2025 e irá oferecer assistência no diagnóstico e tratamento de câncer no estado. “Nesse início, será implantado o serviço ambulatorial de quimioterapia adulta, que será transferido do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) para cá. Essa mudança representa um avanço importante, pois traz para Sergipe uma estrutura moderna e organizada, essencial para garantir qualidade no acompanhamento dos pacientes”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri.
Presidente da Rede Primavera participa do ‘Almoço com Negócios’ da Acese A Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) realizou no dia 10 de setembro, no Del Mar Hotel, a 4ª edição do Almoço com Negócios, com a presença de associados, empresários e convidados. O evento tem como proposta estimular o networking e compartilhar histórias de sucesso que inspiram a sociedade.
Trajetória Desta vez, o convidado foi o fundador da Rede Primavera, Dr. Wagner Bravo. Durante cerca de uma hora, ele falou sobre sua trajetória de vida pessoal, dos ensinamentos deixados pelos pais, Edinaldo Gomes (rizicultor) e Janice Bravo, da vida profissional desde a escolha pelo curso de medicina na Universidade Federal de Sergipe, e focou no tema “Empresas que inspiram: Um olhar diferenciado cuidando da saúde dos sergipanos”.
Trajetória II “Há 40 anos, demos início a Rede Primavera com a inauguração da Clínica Diagnose Campos. A partir daí, começamos um trabalho que continua até hoje com um crescimento constante fundamentado na evolução da saúde de Sergipe, com dois hospitais, e sete clínicas. Atuamos de forma centrada em pessoas, buscando excelência no atendimento, no melhor desfecho clínico e eficiência operacional, indo além do cuidado. Quero aproveitar a oportunidade e agradecer o convite e a presença de todos, para contar um pouco da minha história e dos meus projetos focados em uma Rede que é reconhecida pelo cuidado, eficiência, inovação e qualidade”, ressaltou Dr. Wagner.
Relevância O presidente da Acese, Maurício Vasconcelos, reafirmou que a escolha do tema reforça a relevância do setor da saúde e o impacto de trajetórias empreendedoras de destaque. “Parabenizo o renomado empresário, Dr. Wagner Bravo, pela história de vida e o compromisso demonstrado em oferecer o que há de melhor para a população do nosso estado”, concluiu.
Campanha “Setembro Dourado” chama atenção da população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico inicial do câncer infantojuvenil A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO – se soma à mais uma edição da campanha “Setembro Dourado”, que tem como objetivo principal alertar e conscientizar a população em geral sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, fator que eleva significativamente as chances de cura. A campanha engloba ações como orientação educativa, distribuição e uso de laços dourados e divulgação de conteúdos informativos.
Estimativas De acordo com as mais recentes estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 7.930 novos casos de câncer em crianças e adolescentes somente em 2025, com 4.230 casos novos em meninos e 3.700 em meninas, o que corresponde a um risco estimado de 135 para cada 1 milhão de crianças e adolescentes. Estima-se também a incidência global de aproximadamente 430 mil casos novos de câncer entre crianças e adolescentes até o final deste ano.
Alterações celulares Diferentemente dos tumores em adultos, que muitas vezes estão associados a fatores de risco ligados ao estilo de vida, o câncer na infância e na adolescência geralmente não tem causas conhecidas e se origina de alterações celulares que ocorrem ainda no período embrionário. Os tipos de câncer mais comuns nessa faixa etária (0 a 19 anos) são as leucemias (28% do total de casos), seguidos pelos tumores do sistema nervoso central (26%) e os linfomas (8%).
Sinais e sintomas Um dos maiores desafios para a detecção precoce do câncer infantojuvenil é que muitos de seus sintomas podem ser confundidos com os de doenças comuns na infância, por isso, a persistência e a atenção a sinais incomuns são fundamentais. Os pais e responsáveis devem estar atentos a sintomas como palidez, hematomas ou sangramentos inexplicáveis, dores ósseas ou nas articulações, caroços ou inchaços indolores, febre prolongada e sem causa aparente, dores de cabeça persistentes e vômitos, perda de peso inexplicada, fadiga constante, dificuldade de engolir alimentos e alterações oculares (aumento dos olhos, reflexo esbranquiçado no olho – olho de gato).
Importância do diagnóstico precoce
Diagnóstico precoce O surgimento rápido e a natureza agressiva de muitos desses tumores tornam o diagnóstico precoce uma ferramenta ainda mais crucial para o sucesso do tratamento. Quando diagnosticado em seus estágios iniciais, o câncer infantojuvenil tem altas taxas de cura, como apontam dados do INCA, em que cerca de 80% dos casos no Brasil podem ser curados se a doença for detectada precocemente e tratada em centros especializados. O tratamento geralmente envolve quimioterapia, radioterapia e, em alguns casos, cirurgia ou transplante de medula óssea.
Equipe multidisciplinar A atuação de equipe multidisciplinar e de redes de apoio é muito importante para o combate do câncer infantojuvenil. Essa equipe é composta por oncologista pediátrico, hematologista pediátrico, cirurgião oncológico pediátrico, radioterapeuta, médicos consultores, enfermeiro, odontólogo, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social e nutricionista. As instituições sociais com suas casas de apoio – como a AMO – atuam como redes de suporte e desempenham também papel fundamental na luta contra o câncer.
Contribua você também Mais de 600 pessoas vão perder a luta contra o câncer hoje no Brasil. Contribua com quanto puder, sua doação vai ajudar quem luta todos os dias pela vida. Doe de coração, doe agora acessando o site www.amigosdaoncologia.org.br/quero-doar.
24º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia em São Paulo teve palestrantes sergipanos Os otorrinolaringologistas Prof. Dr. Jeferson d’Avila, presidente do Grupo Otocenter, e Dr. Daniel d’Avila, diretor clínico da instituição, participaram como palestrantes do 24º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia, levando a experiência sergipana para um dos maiores encontros da América Latina, da especialidade.
Apresentação Dr. Jeferson d’Avila fez uma apresentação sobre “Layngeal Hemangioma – Case Report and Therapeutic Update”. Pesquisa publicada no “Annals of Otolaryngology and Rhinology”, revista americana de elevado conceito científico. Já Dr. Daniel d’Avila fez a moderação da mesa redonda sobre “Nódulos, Cistos e Pólipos de pregas vocais: quando operar e quando não operar”.
Relevância científica Realizado em São Paulo, o congresso é considerado o principal evento científico do setor, reunindo médicos otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e profissionais de áreas correlatas em um ambiente de troca de conhecimento e inovação em práticas clínicas. A presença dos médicos sergipanos na programação reforça a relevância científica do estado no cenário nacional e marca a contribuição da Otocenter para o fortalecimento da prática médica em todo o país,.
Alerta O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) voltou a reforçar o alerta sobre os riscos de banho na área das pedras, no bairro Coroa do Meio, em razão da profundidade na região e a força da correnteza que envolve o encontro entre o Rio Sergipe e o mar. A corporação tem atuado de forma preventiva com orientações e também reforçou o monitoramento da área, evitando a ocorrência de afogamentos, que podem ser fatais. Na região, há um canal profundo que chega a 20 metros, com correnteza muito forte.
Covid-19 Foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde a circulação da nova variante da Covid-19 no estado. A variante tem mutações que podem dificultar levemente a ação dos anticorpos. Os resultados positivos foram registrados em três amostras de Aracaju e uma do município de Socorro. A Saúde informou que a variante já era esperada no estado e reforçou que a confirmação não é motivo para pânico, até porque a Organização Mundial da Saúde (OMS) garante que não há sinais de que ela cause casos mais graves ou afete a eficácia das vacinas e medicamentos.
Alerta II “O Corpo de Bombeiros já vem alertando há anos que não é um local adequado para banho. Dependendo da vazante, a vítima pode ser levada para alto-mar ou arremessada contra as pedras. Por isso, orientamos que banhistas, turistas e a própria população evitem entrar nessa área”, evidenciou o tenente Diogo Matos Acrux.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no Twitter
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
‘Mal feito para o bem continua sendo mal’, ‘8 de janeiro não foi acontecimento banal’, ‘ficamos 2 mil anos caladas’, Cármen Lúcia ontem, 11, ao proferir seu voto pela condenação dos golpistas.