
A produção de grãos no estado de Sergipe na safra 2024/25, somadas as culturas de milho, arroz e feijão, está estimada em cerca de 1,2 milhão de toneladas. O volume representa uma alta de 17,7% se comparado com a safra de 2023/24. Esse aumento é influenciado pela melhora na produtividade média das lavouras no estado, saindo de 5.106 quilos por hectare na temporada passada para 5.989 kg/ha no atual ciclo, uma vez que a área cultivada pelos produtores sergipanos apresenta estabilidade, estimada em 199 mil hectares. Os dados estão no 12º Levantamento, divulgado na quinta-feira (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Principal cultura cultivada pelos agricultores sergipanos, o milho tem o início da colheita prevista para o final deste mês, com uma expectativa de aumento na produção em 17,85% na safra atual. Com isso, a projeção é que os produtores sergipanos colham 1,14 milhão de toneladas, o que representa 41,78% da produção do 3º ciclo de cultivo do cereal semeado no país. Esse aumento é influenciado pela melhora na perspectiva de produtividade média das lavouras no estado, saindo de 5.078 quilos por hectare na temporada passada para 5.985 kg/ha no atual ciclo, uma vez que a área cultivada pelos produtores sergipanos apresenta estabilidade, estimada em 190,4 mil hectares. Além dos investimentos em tecnologias e no manejo adequado por parte dos agricultores, as condições climáticas mais favoráveis registradas neste ano em comparação com 2024 contribuem para o bom resultado.
“Em algumas regiões, a situação se mostrou inicialmente preocupante, pois a falta de chuvas em julho causou perdas localizadas. No entanto, a boa ocorrência de chuvas no mês de agosto foi decisiva para compensar os efeitos negativos da estiagem verificada em julho, garantindo bom desenvolvimento e possibilidade de resultado final satisfatório para a maioria das lavouras”, pondera o superintendente da Companhia no estado, Janderson Maués.
Neste levantamento, a Companhia ajustou a área de plantio de milho da safra 2023/24 para 190,4 mil hectares. Esse número foi alcançado mediante mapeamento com o uso de sensoriamento remoto das áreas de cultivo, trabalho este realizado pela Superintendência Regional de Sergipe, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe.
Mais informações sobre o cultivo de grãos em Sergipe e nos demais estados podem ser obtidas no 12º Levantamento da Safra de Grãos, publicado no site da Conab.
Fonte: Assessoria de comunicação