
Poucas horas após a liberação para o pleno retorno do fornecimento de água tratada à Estação de Tratamento João Ednaldo, em Nossa Senhora do Socorro, um novo rompimento foi registrado na mesma linha da Adutora do São Francisco, no município de Capela. A informação foi confirmada neste domingo, 16, pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).
De acordo com a companhia, as equipes continuarão no local, trabalhando incessantemente, sem interrupção, até que o problema seja solucionado em definitivo, no mais curto espaço de tempo. O problema foi identificado na última sexta-feira, 12, e desde então, Aracaju, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro estão com o fornecimento de água prejudicado.
Comitê de Crise
Diante da situação, um Comitê de Crise foi acionado. O grupo reúne representantes do Gabinete do governador, das secretarias estaduais do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) e da Comunicação (Secom), além da própria Deso, da concessionária Iguá Sergipe, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. O comitê tem acompanhado de perto as medidas adotadas para restabelecer o sistema.
Abastecimento
O novo rompimento deve impactar novamente o fornecimento de água em Aracaju, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro. A Deso não informou prazo para a normalização, mas reforçou o compromisso de atuar para garantir a continuidade e a eficiência dos serviços.
Cobrança
Mais cedo, a Prefeitura de Aracaju solicitou à concessionária Iguá Saneamento informações detalhadas sobre as providências adotadas e as medidas preventivas para evitar novos incidentes. A PMA também cobrou um plano emergencial, com cronograma de execução e alternativas de atendimento, como carros-pipa e pontos de distribuição, com prioridade para unidades de saúde, abrigos e serviços essenciais.
Por Verlane Estácio com informações da Deso