
O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE inaugurou no estado de Sergipe dois novos polos de capacitação de aprendizagem nas cidades de Estância e Itabaiana, reforçando a expansão do programa de aprendizagem no estado. A expectativa é que, ainda em 2025, Lagarto e Nossa Senhora da Glória também recebam unidades, oferecendo mais oportunidades para jovens do interior.
Os polos de capacitação são locais onde os aprendizes participam da capacitação teórica semanal, que faz parte do contrato de aprendizagem; no qual o jovem realiza suas atividades quatros dias na empresa um dia na capacitação teórica do CIEE. Para conquistar uma oportunidade como aprendiz do CIEE, o jovem deve se cadastrar no site do CIEE, na seção de “Jovem Aprendiz” ou “Processos Seletivos Públicos”. Depois de completar o cadastro e ser selecionado para uma oportunidade de Jovem Aprendiz, a formação teórica será oferecida em um dos polos do CIEE.
Em Sergipe, segundo dados do CIEE, o estado contou com 1.788 aprendizes ativos somente no mês de agosto de 2025, reforçando a importância da Lei da Aprendizagem como política pública eficaz no combate à evasão escolar e ao trabalho infantil. Pela legislação, jovens entre 14 e 24 anos incompletos podem atuar como aprendizes desde que estejam matriculados e frequentando a escola, ou que já tenham concluído o Ensino Médio.
“Com a chegada desses polos, conseguimos levar a capacitação de forma mais acessível aos jovens sergipanos, permitindo que estejam preparados para o mundo do trabalho, mas sem abrir mão da formação educacional. A Lei da Aprendizagem é fundamental nesse processo, pois garante inclusão social, formação profissional e proteção contra a informalidade”, destaca Franklim Nunes, supervisor do CIEE em Sergipe.
O funcionamento dos polos de capacitação será de acordo com a formação de turmas. Inicialmente, cada cidade terá uma turma, e os aprendizes contratados deverão comparecer ao espaço uma vez por semana, acompanhados por um instrutor de aprendizagem.
Quem pode ser aprendiz
Para participar da aprendizagem profissional, é necessário ter entre 14 e 24 anos, estar matriculado e frequentando a escola, além de estar inscrito em um curso de formação técnico-profissional. A jornada de trabalho é reduzida e deve ser compatível com os horários de estudo. No caso de pessoas com deficiência não existe limite de idade para participar do programa.
O aprendiz tem garantidos diversos direitos trabalhistas, como registro em carteira, salário mínimo-hora, 13º salário, férias (preferencialmente durante o período escolar), vale-transporte e depósito do FGTS com alíquota reduzida de 2%.
Quem deve contratar
A contratação de aprendizes é obrigatória para empresas de médio e grande porte que tenham, no mínimo, sete empregados em funções que demandam formação profissional. A cota legal varia entre 5% e 15% do total desses cargos.
Endereços dos polos de capacitação:
● Estância – Campus da UNIT – Universidade Tiradentes
Travessa Tenente Elói, S/N – Bairro Alagoas, Estância – SE, 49200-000
● Itabaiana – Campus da UNIT – Universidade Tiradentes
Rua José Paulo Santana, 1254 – Sítio Porto, Itabaiana – SE, 49509-875
Fonte: Assessoria de comunicação