Aracaju tem nove ecopontos para descarte de recicláveis, móveis e entulho

Os espaços são mantidos pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Aracaju tem nove ecopontos para descarte de recicláveis, móveis e entulho (Foto: Plácido Noberto/Ascom Emsurb)

A cidade de Aracaju conta atualmente com nove ecopontos ativos, localizados em diferentes bairros da capital, para o descarte gratuito e regular de materiais recicláveis, móveis em desuso, restos de construção civil e resíduos eletrônicos. Os espaços são mantidos pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Segundo a prefeitura, os ecopontos têm o objetivo de reduzir o descarte irregular em vias públicas, canais e terrenos baldios, contribuindo para a destinação correta dos resíduos sólidos urbanos.

Os recicláveis recebidos são encaminhados às cooperativas Coores (Santa Maria), Care (Aracaju) e Cooperativa de Reciclagem União. Já os resíduos da construção civil são enviados para uma unidade de tratamento, onde são processados e transformados em materiais reutilizáveis, como brita reciclada e pó de brita.

Além de recicláveis e restos de obras, os ecopontos também recebem materiais volumosos (como podas de plantas, gesso e móveis usados) e resíduos eletrônicos (incluindo pilhas e lâmpadas, desde que acondicionados corretamente e limitados a 1m³ por descarte).

Não são aceitos lixo orgânico nem lixo domiciliar comum, que devem ser destinados à coleta regular realizada pela prefeitura.

Locais dos ecopontos:

– 17 de Março – Rua Vereador Manoel Nunes Resende, S/N

– Coroa do Meio – Rua Jornalista João B. de Santanna, 2618

– Inácio Barbosa – Rua Júpiter, S/N

– Ponto Novo – Rua Massaranduba, S/N

– Jabotiana – Rua Projetada, S/N

– 18 do Forte – Rua Jansen Melo, S/N

– Industrial – Avenida Confiança, 131

– Jardim Centenário – Rua Radialista José da Silva Lima, 331

– Santos Dumont – Rua Jane Bonfim, S/N

A Emsurb orienta a população a utilizar os ecopontos conforme as regras estabelecidas, garantindo o descarte ambientalmente adequado dos resíduos.

por João Paulo Schneider 

Com informações da PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais