Governo lança projeto ‘Sanfoneiras de Sergipe’ com aulas para mulheres

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas a partir da quarta-feira, dia 24.

O projeto terá duração de seis meses e oferecerá aulas práticas e teóricas divididas em duas turmas de 10 alunas cada, com idades entre 18 e 65 anos. (Foto: Ascom SPM)

Aliando cultura, formação musical e empoderamento feminino, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), idealizou o projeto “Sanfoneiras de Sergipe”, uma iniciativa inédita no estado que ofertará aulas de sanfona para 20 mulheres. As inscrições começam na quarta-feira, 24, por meio do preenchimento do formulário. Clique aqui para acessar o formulário e fazer a inscrição.

O projeto terá duração de seis meses e oferecerá aulas práticas e teóricas divididas em duas turmas de 10 alunas cada, com idades entre 18 e 65 anos. Além de possibilitar a iniciação musical, o curso também prevê módulos intermediário e avançado em caráter continuado, com potencial para se consolidar como uma política pública de cultura de alta relevância para Sergipe.

O “Sanfoneiras de Sergipe” desempenha, também, um importante papel na salvaguarda do patrimônio imaterial brasileiro, já que o forró foi reconhecido, em 2021, como Patrimônio Imaterial Nacional pelo Iphan. Ao transmitir os saberes da tradição sanfoneira, o projeto fortalece a cultura popular e contribui para o fortalecimento de práticas que fazem parte da identidade nordestina.

Mais do que ensinar música, o projeto busca fomentar a autoestima, inspirar e desenvolver a formação de mulheres, promovendo equidade, inclusão social e novas oportunidades, como destacou a secretária da SPM, Danielle Garcia. “A sanfona, historicamente associada ao universo masculino, passa a ser símbolo de transformação social e cultural por meio do protagonismo feminino. Será instrumento de empoderamento, cidadania e representatividade para mulheres que desejam transformar sua realidade e inspirar novas gerações”, afirmou.

O presidente da Funcap, Gustavo Paixão, ressaltou que a iniciativa inédita e transformadora integra cultura, formação musical e empoderamento feminino. “Ao oferecer aulas práticas e teóricas de sanfona exclusivamente para mulheres, ampliamos oportunidades, valorizamos talentos e fortalecemos nossa identidade cultural. A sanfona — um dos símbolos mais marcantes do forró — passa, agora, a representar, também, inclusão, cidadania e protagonismo feminino. Investir em ações como esta é, ao mesmo tempo, preservar um patrimônio imaterial essencial para o Brasil e formar novas gerações, consolidando um Sergipe mais diverso, inclusivo e culturalmente forte”, salientou.

As vagas são limitadas e, após preenchimento de formulário, as candidatas passarão por entrevista com o professor e técnicos auxiliares. A lista com as candidatas selecionadas será divulgada no dia 17 de outubro nos canais oficiais da SPM e Funcap.

Fonte: Governo de Sergipe

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais