
Morreu nesta segunda-feira, 22, em Aracaju, o ex-jogador e treinador Aylton Rocha de Souza, aos 86 anos. Ele estava internado em um hospital particular desde o dia 16 de setembro e não resistiu a complicações respiratórias, segundo informou a família.
O velório acontece nesta terça-feira, 23, na sede da Osaf, localizada na Rua Itaporanga, em Aracaju. O sepultamento está previsto para as 11h30, no Cemitério Santa Isabel, na zona norte da capital.
Em respeito à memória de Aylton Rocha, a Federação Sergipana de Futebol (FSF) decretou três dias de luto oficial e determinou a realização de um minuto de silêncio antes das partidas dos Campeonatos Sergipanos das Séries A2 e A3 desta semana.
A Federação Sergipana de Futebol, por meio do presidente Milton Dantas e de seus funcionários, manifestou pesar pelo falecimento e se solidarizou com os familiares e amigos de Aylton Rocha.
Em 2004, Aylton foi treinador do Confiança durante o Campeonato Brasileiro. Na época, Milton Dantas, atual presidente da FSF, era diretor de futebol do clube. Ele relembrou a convivência com o técnico em uma longa viagem de ônibus até o Mato Grosso para uma partida da competição.
“Tive o prazer de conviver e viajar com seu Aylton quando ele foi treinador do Confiança e eu era diretor de futebol. Em 2004, fizemos uma viagem de ônibus até o Mato Grosso. Saímos numa segunda-feira e só chegamos na quarta de manhã, após 44 horas de viagem terrestre. Mesmo assim, vencemos o jogo naquela noite. É em situações como essa que você realmente conhece uma pessoa. E tive a sorte de conhecer um homem íntegro, cheio de histórias e sabedoria. Ele marcou gerações de atletas e deixou um legado no futebol sergipano”, declarou Milton Dantas.
Trajetória
Natural de Abreu e Lima (PE), Aylton atuou como volante e teve carreira de destaque em diversos clubes do Nordeste nas décadas de 1960 e 1970. Defendeu equipes como América-PE, Sport, Santa Cruz, CSA, Bahia e Sergipe. No CSA, conquistou o título alagoano. No Bahia, foi campeão baiano em 1967, atuando como capitão da equipe. Em Sergipe, marcou época no Club Sportivo Sergipe, onde formou um trio memorável com Zé Pequeno e Naninho e conquistou o tricampeonato estadual (1970-1972).
Após encerrar a carreira de jogador, tornou-se um dos treinadores mais atuantes do futebol sergipano, comandando clubes como Lagartense, Confiança, Itabaiana, Sergipe, Guarany, Neópolis e Cotinguiba. Também foi pioneiro como supervisor de futebol e preparador de goleiros remunerado em Sergipe, contribuindo para a profissionalização do esporte no estado.
Em reconhecimento à sua trajetória, a FSF homenageou Aylton Rocha em 2021, dando seu nome ao troféu de campeão da Série A2 do Campeonato Sergipano daquele ano.
por João Paulo Schneider