Morre aos 86 anos o ex-jogador e técnico Aylton Rocha em Aracaju

Ele estava internado em um hospital particular desde o dia 16 de setembro e não resistiu a complicações respiratórias, segundo informou a família,

Morre aos 86 anos o ex-jogador e técnico Aylton Rocha em Aracaju (Foto: reprodução/ redes sociais)

Morreu nesta segunda-feira, 22, em Aracaju, o ex-jogador e treinador Aylton Rocha de Souza, aos 86 anos. Ele estava internado em um hospital particular desde o dia 16 de setembro e não resistiu a complicações respiratórias, segundo informou a família.

O velório acontece nesta terça-feira, 23, na sede da Osaf, localizada na Rua Itaporanga, em Aracaju. O sepultamento está previsto para as 11h30, no Cemitério Santa Isabel, na zona norte da capital.

Em respeito à memória de Aylton Rocha, a Federação Sergipana de Futebol (FSF) decretou três dias de luto oficial e determinou a realização de um minuto de silêncio antes das partidas dos Campeonatos Sergipanos das Séries A2 e A3 desta semana.

A Federação Sergipana de Futebol, por meio do presidente Milton Dantas e de seus funcionários, manifestou pesar pelo falecimento e se solidarizou com os familiares e amigos de Aylton Rocha.

Em 2004, Aylton foi treinador do Confiança durante o Campeonato Brasileiro. Na época, Milton Dantas, atual presidente da FSF, era diretor de futebol do clube. Ele relembrou a convivência com o técnico em uma longa viagem de ônibus até o Mato Grosso para uma partida da competição.

“Tive o prazer de conviver e viajar com seu Aylton quando ele foi treinador do Confiança e eu era diretor de futebol. Em 2004, fizemos uma viagem de ônibus até o Mato Grosso. Saímos numa segunda-feira e só chegamos na quarta de manhã, após 44 horas de viagem terrestre. Mesmo assim, vencemos o jogo naquela noite. É em situações como essa que você realmente conhece uma pessoa. E tive a sorte de conhecer um homem íntegro, cheio de histórias e sabedoria. Ele marcou gerações de atletas e deixou um legado no futebol sergipano”, declarou Milton Dantas.

Trajetória

Natural de Abreu e Lima (PE), Aylton atuou como volante e teve carreira de destaque em diversos clubes do Nordeste nas décadas de 1960 e 1970. Defendeu equipes como América-PE, Sport, Santa Cruz, CSA, Bahia e Sergipe. No CSA, conquistou o título alagoano. No Bahia, foi campeão baiano em 1967, atuando como capitão da equipe. Em Sergipe, marcou época no Club Sportivo Sergipe, onde formou um trio memorável com Zé Pequeno e Naninho e conquistou o tricampeonato estadual (1970-1972).

Após encerrar a carreira de jogador, tornou-se um dos treinadores mais atuantes do futebol sergipano, comandando clubes como Lagartense, Confiança, Itabaiana, Sergipe, Guarany, Neópolis e Cotinguiba. Também foi pioneiro como supervisor de futebol e preparador de goleiros remunerado em Sergipe, contribuindo para a profissionalização do esporte no estado.

Em reconhecimento à sua trajetória, a FSF homenageou Aylton Rocha em 2021, dando seu nome ao troféu de campeão da Série A2 do Campeonato Sergipano daquele ano.

por João Paulo Schneider 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais