![]() |
José Firmo, presidente do Fórum em Defesa da Grande Aracaju (Foto: Arquivo Infonet) |
Após a Câmara de Vereadores de Aracaju escolher os relatores do Plano Diretor e dos códigos de obras, de uso e parcelamento, de postura e de meio ambiente, o Fórum em Defesa da Grande Aracaju realiza reunião na noite desta quinta-feira, 5, para avaliar as relatorias e traçar novas ações.
O fato de se ter escolhido um relator para cada projeto foi visto por integrantes do fórum como um ponto positivo, visto que pairava no ar a impressão de que seria escolhido apenas um relator para todos os projetos, do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável (PDDUS) e para os quatro códigos.
Quanto aos nomes indicados para relatar os projetos, o fórum entende que não dêva haver restrições a qualquer dos relatores, mas somente após a reunião que farão na noite dessa quinta-feira poderão emitir uma opinião mais apurada.
Os militantes do Fórum em Defesa da Grande Aracaju estavam preocupados com a quantidade de relatores, mas, dizem que com os nomes não há qualquer preocupação. “Primeiro que não percebemos qualquer sinal de irresponsabilidade dos vereadores em aprovar um plano diretor ruim para a cidade, depois quem vota e aprova são todos os vereadores, não apenas os relatores”, diz José Firmo, da Coordenação do Fórum, que acompanhou toda a sessão na galeria da Câmara Municipal.
Firmo informa que o Fórum desempenhará o papel de agregar a Sociedade aracajuana para interferir positivamente na votação do PDDUS. Ele informa que o fórum já dispõe de um acúmulo de estudos técnicos sobre o que está bom, e, portanto deve ser mantido, do que pode ser melhorado e do que pode ser acrescido.
Sobre o ritmo dos trabalhos da Câmara Municipal, os integrantes do fórum já firmaram posição de que não deve ser apressado. “Os trabalhos e a tramitação devem obedecer a um cronograma capaz de dar vazão às demandas de toda cidade, sem o risco de se aprovar uma verdadeira colcha de retalhos”, informa Firmo.
José Firmo citou exemplo de situação ocorrida no plenário da própria Câmara Municipal para mostrar o quanto, em sua opinião, um plano votado apressadamente poderia ser ruim para o povo: o vereador Dr. Emerson (PT), fez uma analogia entre a revogação da lei dos ciclomotores, por ter sido aprovada sem maior discussão com a Sociedade e com o que poderia ser o PDDUS, se também fosse aprovado com muita pressa e sem debate com a população.
Os relatores escolhidos na sessão desta quarta-feira foram: Mirian Ribeiro (PSDB) e Juvêncio Oliveira (DEM), respectivamente relatora e sub-relator do PDDUS; Evando Franca (PTB), Código de Obras; Robson Viana (PT), Código de Uso e Parcelamento do Solo; Valdir Santos (PT do B), Código de Postura e Pastor Jony Marcos (PRB), Código Ambiental.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B