![]() |
Novo matadouro da cidade (Foto: Mário Sousa/Ascom Seinfra) |
O município de Cedro de São João, distante 106 km de Aracaju, ganha a partir desta sexta-feira, 6, um espaço em condições técnicas e higiênicas para o abate de animais. É que o Governo do Estado vai inaugurar às 17h, a reforma do Matadouro Público da cidade. Na obra realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) por intermédio da Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop), foram investidos R$ 942.188,65.
Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o matadouro tem grande importância para a região por conta da tradição pecuarista. “Essa é mais uma obra que o Governo entrega. Era uma demanda muito antiga da população e que agora torna realidade. Cedro de São João é uma cidade que tem a cultura da carne do sol muito forte. Está localizada numa região tradicionalmente pecuarista”, relembra.
Reforma
A reforma teve intervenções nas duas salgadeiras, casa de ossos, na Administração, guarita, curral e no prédio central. Ao todo, somam-se mais de 1.300 m2 entre áreas construídas e reformadas.
Foram feitas revisões gerais no telhado, esquadrias e na pintura do prédio. Instalações elétricas, hidro-sanitárias e dos equipamentos eletro-mecânicos, também foram revistas bem como o revestimento cerâmico de todos os ambientes, que ganharam cobertura em forro de PVC.
Para as instalações sanitárias, foi construído um moderno sistema de tratamento de efluentes com sedimentadores primários e secundários, leito de secagem, esterqueira, estação de pré-tratamento e três reatores biológicos, que vão minimizar os efeitos desses resíduos no meio ambiente.
Valmor destacou o meio ambiente como sendo a grande preocupação do Governo para essa obra. “Tivemos a preocupação de realizar uma obra que atendesse a todas as exigências de legislações no âmbito federal, estadual, municipal, incluindo a parte ambiental, o que é importantíssimo. Essa é uma obra que tem uma especificidade interessante por conta da eficácia no tratamento de todos os resíduos envolvidos no processo de abate do animal”.
Aprovação
Antônio Lisboa, de 72 anos, admitiu que a confiança das pessoas irá aumentar ao comprar a carne do matadouro reformado. “A qualidade da carne vai melhorar muito. Antes a matança era feita no meio do mato. Com o novo matadouro, as pessoas vão passar a comprar sem receio de doenças”, afirma.
Seu José Jesus, agricultor, também comemora e diz que o novo matadouro trará benefícios para região. “Reformado vai ser bom para toda a população que consome carne, já que vai aumentar cada vez mais a venda do produto na região”, finaliza.
Fonte: ASN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B