Lançado projeto de preservação de florestas em Sergipe

(Fotos: Portal Infonet)

Sergipe atualmente é coberto por menos de 10% de áreas de floresta, preocupada com essa situação na manhã desta sexta-feira, 13, uma Organização Não Governamental (ONG) de Sergipe lançou o projeto “Frutos da Floresta”, que tem como proposta desenvolver ações e práticas de conservação, proteção e manejo nos principais ecossistemas de Sergipe.

O projeto ambiental orienta sergipanos sobre como utilizar sustentavelmente as riquezas das florestas. O lançamento aconteceu no auditório do hotel Quality.

O Projeto já está em execução e nesse primeiro momento 250 famílias de 11 municípios serão beneficiadas. “Mas nossa meta é beneficiar 500 famílias. Buscamos formar uma cultura de conservação e uso sustentável que possam ser multiplicadas respeitando a realidade regional do meio rural”, diz Ronaldo Fernandes, coordenador do ICODERUS que é a ONG responsável pelo projeto.

Ronaldo Fernandes

Para Ronaldo, o pequeno produtor é fundamental no processo de plantar para recuperar à floresta, já que dessa forma ele poderá utilizar a terra com fins econômicos de maneira ele não venha a retirar a madeira da mata.
O projeto tem o patrocínio da Petrobras através do programa Petrobras Ambiental e foi selecionado junto com outros 43 projetos em um universo de 938 trabalhos. Além disso o “Furtos da Floresta” tem apoio da Codevasf e Sebrae, além de 11 comunidades com associações comunitárias envolvidas.

“Nós temos uma vertente de créditos de carbono que iremos trabalhar daqui a dois anos. Ele visa recuperar as frutas nativas perdidas como umbu, cajá, araticum, então o projeto visa transformar essas frutas em polpas, sorvetes e frutas cristalizadas para agregar valor ao produto e gerara renda para os produtores”, ressalta Ronaldo.

Várias cidades de Sergipe já estão participando entre elas toda a região do alto sertão e várias cidades do baixo São Francisco, além Santo Amaro das Brotas, Estância, Umbaúda. Existem projetos também para a Barra dos Coqueiros e possivelmente Itaporanga. Ao todo através da iniciativa já existe 11 hectares de florestas garantidos para preservação com 300 famílias participando do projeto e 20% delas já cederam tarefas para recuperação de florestas.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais