Moradores são esquecidos no Rosa do Oeste

Entrada do loteamento (Fotos: Portal Infonet)

Na entrada do Loteamento Rosa do Oeste, localizado no município de São Cristóvão, o ‘cartão de visitas’ já denuncia o que será encontrado pela frente: ruas sem pavimentação, matagal e lixeiras fazem parte do cenário. E, para completar o visual,  caçambas despejaram cascalhos interditando algumas ruas há mais de dez dias, o que vem causando transtornos, principalmente às crianças, a exemplo do que vem sendo registrado na rua R2. Na Secretaria Municipal de Obras, a informação é de que o calçamento das ruas está dependendo de verbas federais.

“O que nós, moradores, não conseguimos entender é como um prefeito, que deveria dar exemplo, prefere atrapalhar a vida da comunidade. Os agentes da dengue passam  e cobram auxílio dos moradores. Como? Se a própria prefeitura da cidade não pavimenta as ruas, permite a formação de lagoas e a proliferação de mosquitos. O exemplo deveria vir da prefeitura”, entende o morador da rua R2, Deraldo Santos.

Cascalhos foram despejados na rua R2

“Chegou uma caçamba aqui, despejou os cascalhos há mais de dez dias, interditou a rua e foi embora. Agora só passa cavalo, nem carroça passa mais. E as crianças que brincavam com dificuldade, agora não podem sair de casa para não se cortar nos cascalhos. É um absurdo", diz Raimunda dos Santos.

Caramujos

“Eu moro aqui há quatro anos e nunca houve uma melhoria. Tem mais de dez dias que colocaram os cascalhos no meio da rua alegando que iam ajeitar a rua, mas esqueceram aí impedindo a passagem de carros. Nós sofremos muito com esse abandono da Prefeitura de São Cristóvão. Aqui na rua R2 tem mosquitos demais e agora deu para aparecer muitos caramujos”, lamenta d. Marielze dos Santos.

Inversão

Lagoas se formam na rua M

Uma prática que vem sendo registrada constantemente no Loteamento Rosa do Oeste é a inversão das responsabilidades. Com a falta de sensibilidade por parte dos gestores, a própria comunidade afirma estar ‘fazendo das tripas coração’, para pagar R$ 70 pela caçamba de areia visando aterrar as lagoas formadas nas ruas.

“A Prefeitura de São Cristóvão não faz nada aqui. Os povoados de todo Estado de Sergipe têm asfalto ou calçamento, mas aqui, no Rosa do Oeste, um loteamento tão pequeno como esse não existe qualquer infraestrutura, saneamento básico. Pode crer no que vou lhe dizer: o prefeito Alex Rocha nem por aqui passa. Ele nunca esteve aqui nesta rua ou mesmo no Rosa do Oeste”, reclama a moradora da rua M1, Josimary Paula Santos, acrescentando que os moradores gastam dinheiro, colocam aterro e, poucos dias depois, as ruas estão esburacadas.

Ruas intransitáveis

Assim como os moradores das ruas R2 e M1, aqueles que residem nas demais ruas do Loteamento Rosa do Oeste afirmam estar cansados de esperar pelas obras por meio da prefeitura. “Eu já cansei de esperar, não dá para acreditar. O exemplo é a prefeitura mandar colocar cascalhos, interditar uma rua, causar transtornos, prometer calçar as ruas e não enviar um assessor sequer, pelo menos para dar uma satisfação aos moradores”, destaca Maria Auxiliadora Barros.

Contraponto

Na Prefeitura de São Cristóvão, o secretário de Comunicação, Pedro Rocha, atribuiu as críticas à disputa eleitoral. “Em São Cristóvão existem 15 candidatos a prefeito e o clima de eleições já está no ar em todo o município. Com isso, o prefeito Alex Rocha vem sendo criticado e tudo que fazem de errado atribuem à prefeitura e ao prefeito. Para se ter uma idéia, um morador pegou um sofá de dois lugares, colocou na calçada e queimou, deixando na rua, mas colocaram a culpa na prefeitura”, lamenta o assessor de Comunicação.

Verbas federais

Marielze Santos: "Até caramujo já tem"

Deraldo: "A prefeitura não dá exemplo"

Já o secretário de obras, Marcos Souza, preferiu deixar a política de lado e se voltar para a situação relatada. “Existe sim um projeto para o calçamento das ruas, mas a Prefeitura de São Cristóvão está dependendo da liberação de verbas oriundas do Governo Federal para colocar o projeto em prática”, ressalta o secretário Marcos Souza.

O secretário enviou equipes ao local para espalhar os cascalhos e não houve a confirmação de que o material foi despejado por caçambas da prefeitura. “Independente de quem tenha colocado os cascalhos, uma equipe foi ao Rosa do Oeste e realizou os serviços”, diz.

A denúncia sobre a situação do Loteamento Rosa do Oeste foi enviada por um internauta. Faça como ele e nos envie sugestões pelo e-mail do Jornalimo do Portal Infonet.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais