|
A avenida Gasoduto foi fechada pelos manifestantes (Fotos: André Teixeira/Portal Infonet) |
Na manhã desta terça-feira, 24, desabrigados que foram retirados de invasões localizadas em áreas de risco do Santa Maria obstruíram avenidas da capital. Revoltadas algumas pessoas alegam que com as chuvas os abrigos não possuem estrutura para comportar as famílias.
Cerca de 100 pessoas que estão alojadas em um galpão no Orlando Dantas fecharam uma das principais avenidas do bairro. Os moradores alegam que foram retirados da invasão da Prainha, e foram colocados no galpão sem nenhuma estrutura. “Não sabemos o que fazer, tem muita criança aqui e muitas estão doentes porque com a chuva molhou tudo dentro do galpão”, fala Maria da Paixão dos Santos.
Maria que é mãe de três filhos menores de idade, conta que foi cadastrada pela prefeitura, mas que não possui renda para pagar a entrada do auxílio aluguel. “A maioria das pessoas aqui não tem como pagar a entrada do
|
Indignado, André diz que os filhos estão doentes no galpão |
auxílio moradia, nós trabalhamos com reciclagem catando papel e não temos como arrumar de uma hora para a outra dinheiro para alugar uma casa”, ressalta.
Pai de dois meninos de dois anos e outro de sete meses, André dos Santos Santana lamenta ver os filhos doentes e relata que desde que foi levado para o galpão não conseguiu trabalhar. “Meu trabalho é de carroceiro, nós fomos tirados da Prainha e trazidos para cá. Não tenho dinheiro para nada. Não sei como posso fazer para alugar uma casa sem ter renda nenhuma, a prefeitura só paga o auxílio depois”, diz.
Com pedaços de pau, móveis velhos e galões, os moradores do galpão fecharam a avenida Gasoduto. Alguns motoristas tentaram furar o bloqueio mais foram impedidos. As pessoas reivindicam que sejam colocadas em um local seguro e que o auxílio seja pago diretamente ao dono do imóvel.
Insatisfeitos, moradores da Prainha obstruíram a avenida Alexsandro Alcindo. A informação é as ruas estão completamente alagadas e muitos moradores perderam os móveis. A informação é que policiais foram acionados para tentar desobstruir a via.
Invasões
De acordo com informações da assessoria de comunicação da prefeitura, já são mais de 500 famílias retiradas de áreas degradantes somente neste mês de maio e mais de 500 auxílios-moradia concedidos nas últimas semanas. No valor de até R$ 300, o benefício permite que as famílias morem em casas de aluguel, que são pagas com recursos próprios.
Por Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B