Moradores da invasão do Maria do Carmo estão submersos

Maria do Carmo: barracos submersos (Fotos: Portal Infonet)

Na madrugada desta quarta-feira, 25, os moradores da invasão do Maria do Carmo, no município de São Cristovão, foram surpreendidos pelo avanço das águas de um rio que transbordou. Muitos barracos encontram-se submersos e os moradores não sabem o que fazer.

O morador Geraldo Ferreira da Silva, que vive há cinco anos com a esposa e cinco filhos na invasão, por exemplo, alega que só teve tempo de sair com a esposa e os filhos. “Fiquei aterrorizado, não deu para salvar nada. A água é muito suja, pensei na saúde dos meus filhos. O resto, deixo nas mãos de Deus”, relata Geraldo, emocionado.

Além da água, os moradores têm que conviver com insetos, ratos, cobras e com o constante perigo de contrair doenças. A moradora Ana Paula Cavalcante Santos diz ter encontrado uma cobra em cima da cama dela, enquanto seus filhos brincavam no chão do quarto.

Famílias resistem alojamento em Escola

O líder comunitário José Edinaldo dos Santos diz que os moradores estão desesperados e pedem para a prefeitura olhar para a situação em que se encontram. Segundo Edinaldo, a prefeitura quer levar as pessoas para uma escola próxima, mas os desabrigados resistem. “A escola já está cheia e só tem um banheiro. Não tem como ficar lá”, justifica Edinaldo.

Além do pequeno espaço, os moradores não querem abandonar os bens porque temem perdê-los ou que sejam roubados. “Se não for oferecido nada melhor, iremos fazer um manifesto”, avisa o líder comunitário.
A Prefeitura de São Cristovão informa que não tem outra alternativa para amparar as famílias que resistem ao alojamento na Escola. De acordo com o diretor administrativo da Secretaria de Inclusão Social do Município, Márcio Siqueira Guimarães, ainda não há levantamento completo a respeito do número de famílias afetadas pelas chuvas, mas acredita que pelo menos 200 famílias estão desalojadas no município, especialmente no Eduardo Gomes e na sede do município.

Ele informa que a Prefeitura de São Cristovão tem projetos para acabar com a invasão do Maria do Carmo e que a administração municipal está aguardando recursos para executar projetos habitacionais a partir do Programa Minha Casa Minha Vida. “Este projeto não depende só do município. Mas, neste momento, estamos tentando conseguir colchão, cobertores e cestas básicas para amparar todas estas famílias”, garante o diretor.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais