Eleitores reclamam da demora no atendimento nos postos do TRE

Atendimento ocorre apenas em três postos até o momento, segundo TRE (Fotos: Portal Infonet)

Nos postos de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os eleitores que buscam o órgão para participar do recadastramento biométrico, iniciado na capital em 24 de maio e no interior em 13 de junho, chegam a esperar mais de oito horas para serem atendidos. A distribuição de senhas – que em algumas ocasiões são limitadas a 100 – também é vista com desagrado, pois muitas vezes elas acabam por volta das 7h, obrigando aos interessados no processo a chegarem muito cedo aos postos.

Na tarde desta terça-feira, 28, uma equipe do Portal Infonet esteve na unidade do TRE implantada no Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC) do Shopping Riomar e flagrou uma daquelas situações. Por volta das 14h40, o painel chamava a senha de número 114, mas a técnica em laboratório Normélia Dias Santos, que chegou ao local por volta das 6h30, ainda não havia sido atendida. Ela estava com a senha de número 130.

Normélia achou melhor ir em casa almoçar e depois voltar ao CEAC

“Isso é errado. Deveriam colocar mais postos. Esperamos aqui e ninguém explica nada, nem mesmo pra dizer o porquê da demora no atendimento”, lamentou Normélia. Ela disse que ainda pela manhã chegou a esperar pelo atendimento, mas como percebeu a demora, voltou para casa, almoçou e às 13h30 já estava de volta ao CEAC, quando o painel ainda chamava o número 98.

Além da técnica em laboratório, o aposentado Lairton do Nascimento também havia procurado o posto do TRE para o recadastramento pela primeira vez desde o início do processo. Ele reclamou da desorganização da fila que se formou na entrada do shopping por volta das 5h. “Os guardas do shopping é que nos orientaram”, disse. Segundo ele, inicialmente seriam distribuídas 80 senhas, mas após a reclamação dos usuários o número aumentou para 150. “Ontem [segunda-feira, 27] não houve atendimento, por isso reclamamos”, completou. Hoje ele estava com a senha 131.

Lairton Nascimento reclamou da desorganização das filas

Já o estudante João Marcos Neves estava no local pela segunda vez. Na primeira tentativa ele chegou ao shopping às 7h, mas todas as senhas já haviam sido distribuídas. Ele também se queixou das filas. “Nas duas vezes em que vim havia desorganização. Muita gente ‘fura’ a fila, prejudicando quem chegou mais cedo. Deveriam colocar mais gente para trabalhar no recadastramento e abrir mais postos”, analisou. O jovem também havia almoçado em casa e aguardava a senha de número 114 ser chamada.

Licitação

A diretora-geral do TRE, Conceição Vasconcelos, reconheceu os problemas e disse que até o final do próximo mês o número de postos deve chegar a onze – atualmente são três (CEACs Shopping Riomar e Rodoviária Nova e no cartório do TRE na Rua Itabaiana). Ela explicou que a demora nessa ampliação do atendimento ocorre por causa de uma licitação ainda em andamento. “Não conseguimos encontrar antes as empresas de telefonia que fornecerão o ‘link’ [conexão de internet específica para o trabalho do TRE], por isso ainda não temos como promover a descentralização”, disse.

João Marcos só conseguiu pegar uma senha na segunda vez em que foi ao CEAC

Conceição acrescentou que o início dos trabalhos ainda com essas limitações atendeu a uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como medida para não atrasar o processo. “Onde foi possível, nós reforçamos o atendimento. O problema é que nos CEACs o espaço é limitado, então concentramos essa ampliação no cartório da Rua Itabaiana”, explicou.

Segundo ela, o TSE disponibilizou 281 kits do leitor biométrico para o recadastramento em todo o Estado. A recomendação do TRE, de acordo com Conceição, é de que ao receber a senha o eleitor verifique junto aos atendentes qual a expectativa de horário para o atendimento, dispensando, assim, a necessidade de esperar no posto de atendimento por várias horas. Cada atendimento dura cerca de 15 minutos.

TRE vai disponiblizar em breve o agendamento pela internet (Foto: Arquivo Infonet)

Outra alternativa é agendar o atendimento, o que pode ser feito pessoalmente no cartório da Rua Itabaiana. O eleitor se dirige à guarita e escolhe a data e o horário em que fará o recadastramento dentro dos próximos 15 dias. O órgão está finalizando os ajustes no sistema que permite o agendamento pela internet.

A grande procura é vista de forma positiva diante da fama do brasileiro de deixar tudo para a última hora. “É excelente que as pessoas já estejam comparecendo. Estamos fazendo tudo o que é possível para minimizar esses problemas até que o atendimento seja ampliado”, declarou Conceição Vasconcelos.

Clique aqui e veja na página do TRE maiores informações sobre o recadastramento biométrico.

Por Diógenes de Souza

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais