|
Petroleiros reivindicam melhores condições de trabalho (Fotos: Arquivo Infonet) |
Os funcionários da Petrobras realizam nessa quinta-feira, 7, paralisação nacional em protesto às decisões da empresa petrolífera. Entre as reivindicações estão a recusa em aceitar o repasse de 14% do valor dos lucros destinado aos acionistas para os trabalhadores e melhoria das condições de trabalho.
O diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo no Estado de Sergipe (Sindipetro-SE), Alealdo Hilário dos Santos, afirma que o movimento busca visibilidade do conselho de acionistas da empresa para a pauta de reivindicações da classe.
“Nossas condições de trabalho são péssimas. Por isso a FNP [Federação Nacional dos Petroleiros] resolveu pela paralisação. Buscamos apoio na luta por garantia de vida no local de trabalho, contra as demissões de funcionários que a empresa está promovendo e as constantes suspensões de lideranças sindicais. Só aqui em Sergipe, foram suspensos dois diretores do Sindipetro na semana passada”, desabafa Alealdo dos Santos.
O diretor ressalta o alto índice de acidentes de trabalho. “Trabalhamos na maior empresa de petróleo da América Latina, mas só na bacia de Campos, tivemos 700 acidentes ano passado”.
|
Alealdo dos Santos, diretor do Sindipetro, fala sobre o aumento da participação nos lucros da empresa para funcionários |
Para o Sindipetro a empresa não está cumprindo o determinado em lei, no que diz respeito ao repasse dos lucros da companhia. “O correto é que nós trabalhadores, deveríamos receber 25% do valor total pago aos acionistas pelos lucros da companhia, mas estamos recebendo apenas 14%. O que queremos é ser respeitados, ao invés de fazer manifestações. Trabalhamos pelo crescimento da empresa”, finaliza Alealdo dos Santos.
Greve
A paralisação é o primeiro ato organizado pela categoria no dia de hoje. Após assembléia, os petroleiros definirão se haverá greve nacional e qual a duração do protesto.
A equipe do Portal infonet procurou a assessoria de comunicação da Petrobras, mas não obteve êxito. Está aberto o espaço para a empresa se pronunciar.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B