Prefeitura produz o próprio asfalto usado em obras

Usinas possuem 18 funcionários e podem funcionar 24h por dia (Fotos: Ascom/Emurb)

Para obter maior economia e agilidade nas obras executadas em Aracaju, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) mantêm duas usinas de produção de asfalto, ambas instaladas pela Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emurb) no Km 4 da Rodovia João Bebe Água, no município de São Cristóvão. São produzidas de 70 a 100 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) por dia, de segunda a sábado, de acordo com a necessidade.

As usinas possuem 18 funcionários e podem operar 24h por dia. O material é suficiente para atender 100% da demanda gerada pelas obras de recapeamento, tapa-buraco e pavimentação asfáltica realizadas pela administração municipal. A usina principal, em operação há pouco mais de um ano, tem capacidade de produzir até 120 toneladas de material betuminoso por hora. Já a menor, em operação há quase 30 anos, produz até 80 toneladas por hora.

Prefeitura utiliza 50 toneladas do material por dia; usina também vende asfalto

"O material que usamos, o CBUQ, tem que ser aplicado quente para que tenha a qualidade recomendada. Por isso produzimos somente aquilo que vamos utilizar no dia. Fazemos a manutenção preventiva frequentemente. Mesmo sendo antiga, a usina menor continua operando muito bem", afirma o coordenador de operações da Emurb, engenheiro Alberto Nascimento.

Contratos

A unidade de produção de asfalto, além de atender a PMA, que utiliza por dia em média 50 toneladas do material, também presta serviços a outras empresas e prefeituras. O lucro obtido nos contratos é revertido para obras executadas pela administração municipal.

"Temos contratos com algumas empresas, como a Deso e as prefeituras de Socorro e São Cristóvão. Prestamos serviço de recapeamento e também comercializamos asfalto para algumas obras", conta Alberto Nascimento.

Qualidade

O Concreto Betuminoso Usinado à Quente é o material é o material mais utilizado nas vias brasileiras, sendo considerado um dos melhores pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Para manter a qualidade, a Emurb mantém um laboratório que realiza testes e acompanhamentos diários.

"Todo dia são feitos ensaios com o material, que é o mesmo usado nas BRs. Temos uma das melhores usinas do Brasil e fazemos tudo para manter a qualidade" conta o coordenador de operações.

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais