![]() |
Espaço arejado: adolescentes têm medo (Foto: Cássia Santana/Portal Infonet) |
Na Casa do Menor São Miguel do Arcanjo, um adolescente de 14 anos foi agredido e teria sofrido violência sexual dentro da própria instituição, atos praticados por outros três adolescentes, também internos, com idade entre 16 e 17 anos. O fato foi denunciado em Boletim de Ocorrência na Delegacia Plantonista, mas a coordenadora da instituição, Renata Ferreira, prefere o silêncio.
O Portal Infonet tentou falar com a coordenadora. Ela não nega a ocorrência, diz que as providências já foram adotadas, mas não prestou esclarecimentos sobre o episódio. Ela disse que não poderia falar sobre os fatos. De acordo com os primeiros levantamentos feitos pela Polícia Civil, o garoto teria sido violentado durante a noite da sexta-feira, 06, depois que os internos se recolheram.
Passava das 22h, quando um dos internos, com 17 anos, saiu do quarto onde está alojado e se juntou com outros dois, um com 17 anos e o outro com 16, e obrigaram o adolescente de 14 anos a ser submetido às perversidades. No primeiro momento, eles teriam raspado a sobrancelha do garoto e furado a orelha e um dos três cometeu o ato de abuso sexual.
Entre os demais internos, o clima foi de pavor e medo, segundo levantamento da Polícia. Eles observaram a movimentação nas dependências do internato, ouviram os gritos do adolescente violentado, mas nada denunciaram porque teriam ficado com medo.
Missão da Casa do Menor
A Casa do Menor São Miguel do Arcanjo foi inaugurada no dia 09 de outubro de 2010 com a missão de acolher crianças, adolescentes e jovens em situação de risco pessoal com o objetivo de promover a reintegração familiar. Há informações que, no momento, há seis adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social que recebem atendimento naquele espaço.
A Casa do Menor está instalada em amplo imóvel na cidade de Aracaju. A reportagem do Portal Infonet tentou contato por telefone, mas a coordenadora não se dispôs a falar. A equipe do Portal se dirigiu ao local e a coordenadora sequer autorizou que funcionários abrissem os portões. Apenas mandou um jovem informar que ela não dispunha de tempo para atender jornalistas.
O Portal Infonet permanece à disposição da instituição para prestar os esclarecimentos necessários.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B