![]() |
Boneco é queimado na frente de revendedora (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet) |
Um ato público contra a morosidade em serviços de saneamento e pavimentação no Conjunto Padre Pedro, no Santa Maria, realizado na manhã desta quinta-feira, 26, causou preocupação. Manifestantes queimaram pneus e atearam fogo em boneco de pano em local próximo a uma revendedora de gás, deixando toda a comunidade em pânico. “Estou bastante preocupado, coloquei os botijões lá pra trás e já chamei a polícia e os bombeiros”, comentou o comerciante Manoel Bala, dono do estabelecimento, sem esconder o temor.
Uma das lideranças do movimento, Edir Alves Sobrinho, presidente do Conselho de Segurança do bairro, usou o microfone para pedir desculpas à população e ao comerciante pelos riscos que a manifestação estava causando. Mas continuou o ato. Ele mesmo, depois de pedir desculpas, derramou álcool sobre um boneco de pano, que na manifestação simbolizava o prefeito Edvaldo Nogueira. E logo, o boneco foi queimado, aumentando ainda mais os riscos na localidade. “Vamos pedir a Deus para chover para que não haja mais riscos”, disse, ao final, reconhecendo o erro. “Por falta de experiência, o pessoal escolheu o local errado”, justificou.
Até crianças foram mobilizadas para segurar faixas com frase de protesto exibidas nas proximidades de ambas as fogueiras formada com pneus e madeira e com o boneco, expondo-as a sérios riscos.
![]() |
Mesmo sabendo dos risco, Edir Sobrinho joga álcool para queimar boneco em frente à revenderoa de gás |
A queima de pneus libera substância tóxica, conforme advertem especialistas. Em São Paulo, por exemplo, há lei proibindo a queima de pneus sem a utilização de sistemas de filtragem eficazes. Ao propor o projeto de lei, em 2009, o então deputado estadual paulista Reinaldo Alguz (PV/SE) apresentou justificativa alertando que a “queima de pneus libera produtos químicos tóxicos e metais pesados capazes de produzir efeitos adversos para a saúde como, por exemplo, perda de memória, deficiência no aprendizado, supressão do sistema imunológico, danos nos rins e fígado”.
A manifestação interrompeu o tráfego de veículos na avenida Jacira Gomes de Carvalho, a principal artéria do bairro. “Estamos pedindo a atenção e ajuda das autoridades para estes problemas, que já acontecem há vários anos, sejam solucionados”, considerou a atriz Audaleia Bezerra, também membro do Conselho de Segurança do bairro.
Já quando a manifestação estava para ser encerrada, o Corpo de Bombeiros chegou ao local e combateu as chamas utilizando areia, para alívio de Manoel Bala e dos moradores vizinhos.
![]() |
Mais adiante, botijões estavam sendo transportados em motocicleta |
A manifestação traduz a insatisfação das lideranças comunitárias quanto à morosidade do poder público para realizar as obras de pavimentação naquela região. O presidente do Conselho de Segurança denuncia que a pavimentação está sendo executada sem os serviços de esgotamento sanitário, mas a Prefeitura de Aracaju e a própria Companhia de Saneamento (Deso) garantem que há uma sintonia entre os órgãos e que a pavimentação só está sendo realizada nos trechos onde a Deso concluiu as obras de saneamento básico e esgotamento sanitário.
Por Cássia Santana